QUEREMOS LHE CONHECER ARRETADA, CONTE SUA HISTÓRIA!

As trajetórias de vida mais inspiradoras são aquelas que geram maior empatia; com as quais é possível se relacionar. Com a Comunidade Empreendedoras do Vale, buscamos desde o princípio mostrar que os exemplos de sucesso não precisam ser intangíveis para as sertanejas. 

No Vale do São Francisco, há um número expressivo de mulheres corajosas, que resolveram apostar alto em seus sonhos e, hoje, são referência em seus segmentos de atuação profissional. 

Através do nosso perfil no Instagram, convidamo-as a escreverem suas histórias pessoais. Ganhamos relatos emocionantes, repletos de exemplos de força e dedicação; que mostram ser possível vencer em meio às diversidades tão comuns no meio feminino.

Convidamos você a navegar por essas narrativas e a se inspirar. Quem sabe, sua história não será contada aqui também?

  • Cristiane Batista

    Olá Arretadas e Arretados,

    Meu nome é Cristiane de Jesus Batista, @ateliecrismaistres, mas todos me chamam de Cris.

    Nasci na cidade de São Paulo, mas voltei para o Nordeste com seis meses de nascida e fui acolhida por meus pais do coração, D. Milu e S. Antônio Paulino, ganhei seis irmãos mais velhos e a melhor família que Deus poderia me dar, e desde então Juazeiro-BA é a minha cidade. 

    Sou mãe de três crianças, Ana Cecília, 11 anos, Arthur, 9 anos e Maria Carolina, 7 anos. Cursei Direito na Universidade Estadual da Bahia e paralelamente, ingressei no curso de Letras na Universidade Estadual de Pernambuco. Após a conclusão do curso de Direito advoguei de forma voluntária, enquanto estudava para concurso. 

    Em meados de 2010, comecei a trabalhar em um escritório de advogados em Petrolina.

    No início de 2011 fui nomeada para o serviço público no estado da Bahia. 

    No serviço público tive oportunidade de participar de diversos cursos de aperfeiçoamento profissional, dos quais destaco Formação de Mediadores, certificado pelo CNJ e Formação de Instrutor Interno do Tribunal de Justiça da Bahia.  Desde criança gostava de literatura e trabalhos manuais. 

    Em 2019, comecei a fazer cursos de artesanato e em abril de 2020, nasceu o Ateliê Cris mais Três, uma casa virtual para expor e divulgar nosso artesanato. 

    Por influência da minha mãe, D. Milu, sempre gostei de cozinhar e servir. Com ela também aprendi a paixão pelas toalhas bordadas e os ítens que vão à mesa. Aprendi, o mais importante, que à mesa construímos memórias afetivas e que a mesa é lugar de respeito, transmissão de valores e tradição. 

    Movida por essa paixão, tornei-me consultora em mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social. Enfim sou Arretada, Apaixonada e Amostrada, com muito orgulho.

  • Angela Sá

    Olá Arretadas e Arretados.

    Meu nome é Ângela de Sá, meu negócio é a @chicchic.art.https://www.instagram.com/chicchic.art/?hl=pt-br

    Sou dona de casa, mãe, esposa, avó, funcionária pública aposentada e agora artesã.

    Sempre gostei de trabalhos manuais como crochê, costura, hardanger, ponto de cruz, entre outros, mas estava sem tempo de fazê-los diante de tantas atividades em casa e no trabalho.

    Aprendi todas essas artes durante minha adolescência quando estudava na escola, com minha mãe e principalmente com minhas avós. Quando me aposentei no ano passado, retomei minhas atividades de artesanato, pois eu sempre estou em busca de mais conhecimento para oferecer o melhor de mim para meus clientes.

    Quando conheci a mesa posta, me encantei, porque para eu reunir a família e amigos ao redor da mesa é muito prazeroso e produzir itens para tais momentos é ainda mais gratificante.

    Foi aí que surgiu a CHIC CHIC ART. Para escolher o nome me inspirei na planta sertaneja, o Xique-xique, já que moro há 36 anos no Sertão Pernambucano, Petrolina-PE, com muito orgulho e sempre observei a natureza com amor.

    Recentemente passei a fazer parte da Casa das Arretadas, que é um projeto de empreendedorismo feminino do Vale do São Francisco, que reúne diversas empreendedoras de várias áreas de atuação para compartilhar em um espaço físico seus trabalhos e ter seus produtos expostos em um só lugar.

    Quer ter uma casa chique com artefatos lindos, feitos com muito carinho?

    Vem simbora ser CHIC CHIC.

  • Polyanna Alexandre

    Olá Arretadas!!!
    Sou Polyanna Alexandre Bezerra, @dra.polyannaalexandre, médica , clínica geral e pós graduada em psiquiatria clínica com muito orgulho!

    Mulher arretada, mãe de 2 filhos maravilhosos ( um de 4 patas) Lucas Alexandre e Logan. Sou amiga, companheira, teimosa (para mim , uma qualidade), muito intensa e feliz onde não me limito a estereótipos, pois mudo constantemente. Não sou estática . Tenho o meu amor próprio e respeito o meu “EU”, a minha vida, respeito os meus amigos e todos que me amam. Faço tudo por mim, pelo o meu bem estar, por minha alma e coração, sem agredir ninguém. Super, mega, hiper intensa. Não nego o fogo, não fujo do problema e também não deixo de viver pelo o perigo.

    Vou com fé, otimista. Sou pura emoção.
    Amo o simples, o que é real, verdadeiro e o que posso sentir e tocar.
    Amo o que faço, porque me realiza, o que me dedico, a mulher e profissional que eu me tornei após chegar várias vezes ao fundo do poço .

    Amo a minha vida e com muita convicção posso afirmar que sou a menininha dos olhos de Deus.
    Acredito que a minha missão é o norte que vai me guiar em uma rotina plena, envolvida em satisfação e gratidão.
    Acredito também que o meu propósito de vida é a minha força intensa, necessária para seguir me motivando para a realização dos meus sonhos pessoais, profissionais e missões .
    Me sinto leve e grata quando realizo o desejo do meu coração, quando consigo confortar e amenizar as dores e angústias da alma de cada paciente, por isso, me dedico intensamente a essa minha caminhada tornando-me um pouquinho de esperança na vida das pessoas que precisam ser acolhidas.

    “Gostaria que as pessoas quando pensassem em mim, soubessem que eu sou GENTE.
    Falasse do que eu penso,
    Lembrasse do que eu falo,
    Pensasse no que eu faço
    Soubesse por que me calo!
    Porque eu não sou o que visto.
    Eu sou do jeito que estou!
    Não sou também o que eu tenho.
    Eu sou mesmo quem eu sou! “
    ( a mãe do meu Lucas Alexandre – meu equilíbrio e felicidade diária).

  • Andréia Henriques

    Olá Arretadas!!!!!

    Me chamo Andréia Henriques, @delideiaconfeitaria.

    Uma paraibana arretada que escolheu Petrolina como casa e foi aqui que  formei minha família e tenho grandes amigos, posso dizer que sou filha dessa cidade, pois meu coração e vida estão aqui.

    Após anos me dedicando a minha família e com os filhos mais crescidos, resolvi apostar num negócio meu e recebi todo apoio deles, foi então que respirei fundo e dei o primeiro passo, fui em busca de qualificação profissional para fazer diferente, para fazer de fato a diferença!

    Aliás, este é meu lema: o cliente tem que encontrar o que ele conheceu. Tudo sempre com muita qualidade, sabor e um visual que ele se identifica, tudo de acordo com o que ele buscou.  

    Hoje, o carro chefe da @delideiaconfeitaria, são os bolos em chantininho  e o nosso famoso e queridinho bolo de rolo. E tenho aqui um convite a quem ainda não conhece, venha! Com certeza vai amar tudo! Porque aqui na delideia fazemos de tudo para que a sua vida se torne mais doce!

    Após alguns cursos  de aperfeiçoamento e aprendizado de várias novidades do ramo da confeitaria, dei meu segundo passo, iniciar a produção para venda! E dei o play à propaganda entre os meus tão queridos familiares  e amigos que já conheciam os meus bolos e daí surgiu a primeira encomenda, e  de uma forma natural foi crescendo, abri uma página no Instagram, a @delideiaconfeitariahttps://www.instagram.com/delideiaconfeitaria/, onde exponho meu trabalho. Acredito que a parte comercial da minha empresa veio do “boca a boca” entre os clientes e a rede social, aliados também com a qualidade dos produtos, que faço questão de manter.

  • Lú Freitas

    Olá Arretadas!!!!!

    Eu sou Lú Freitas Carritilha, mãe criadora da marca lú vaqueira oficial , sou formada em biologia, psicanálise clínica, medicina tradicional chinesa, reiki, terapias orientais e dança.
    A minha maior paixão é mentorar mulheres multipotenciais.
    Natural de Petrolina PE
    Sempre vivi aqui.
    Trabalhei Concursada na Embrapa, prefeitura municipal de Petrolina e polícia rodoviária federal. Criei a marca Lú Vaqueira oficial ( programação de AM e também criei a Web rádio Vaquejada Voltados para a cultura do Vaqueiro Nordestino . )
    Banda musical Lu Vaqueira oficial cantando forró pé de serra, aboios e toadas.
    Sou contemplada com a medalha Dom Malan. A maior honraria da cidade por reconhecimento e dedicação a cultura nordestina e sertanejo especialmente a classe Vaqueira.https://www.instagram.com/luvaqueira_oficial/?hl=pt-br

  • Fabiane Alves

    Olá arretadas,

    Eu sou Bia Alves, @benditobrechopnz,https://www.instagram.com/benditobrechopnz/?hl=pt-br natural de MACEIÓ-AL e moro em Petrolina há 6 anos. 

    A vinda para cá se deu pela oportunidade de emprego de meu pai, na época e por um desejo grande do meu coração de empreender que meu pai apostou e me ajudou. Cheguei em 2015 trazendo uma franquia de Açaí e acabei me apaixonando por Petrolina.

    Após um tempo, abrimos também uma franquia de moda praia. 

    Mas meu desejo de empreender não começou aqui, desde muito cedo descobri o amor por vender, me conectar com pessoas e aprender cada vez mais e assim poder proporcionar uma experiência incrível a quem chega para adquirir algo comigo. 

    Os tempos mudaram, fechei as empresas, trabalhei para outras empresas, ajudei pessoas e levei a filosofia delas mais longe, mesmo que por pouco tempo, mas o que eu amo mesmo é empreender, e por ser alguém que não desiste e está sempre se reinventando, com a ajuda e incentivo de minha cunhada, surgiu o Bendito Brechó, um negócio que ainda está se desenhando, mas que surpreendentemente já é tão sólido, tão verdadeiro eu já sou apaixonada, pois com pouco tempo de existência, já vem trazendo uma alegria enorme pro meu coração e das nossas fornecedoras e clientes e isso é tão bom!

    Um conceito de brechó on-line, com peças delicadamente escolhidas para as clientes mais arretadas do Vale do São Francisco e mais que isso, um local onde cada uma pode praticar o desapego e renovar o guarda roupa ou encher o cofrinho de dinheiro. Não é sensacional?

    Vem com a gente. Você vai amar.

    E como tudo que é do bem se conecta na hora exata, o Bendito Brechó e eu, fazemos parte da Casa das Arretadas e do grupo de empreendedoras mais AAA do mundo. 

    Gratidão à Lua @luatrindade.oficial,https://www.instagram.com/luatrindade.oficial/?hl=pt-br pelo nosso reencontro, pelo amor com que você faz tudo acontecer.  Tâmara @tamaracastro.empreendedora,https://www.instagram.com/tamaracastro.empreendedora/?hl=pt-br por tanta entrega e cuidado com tudo e cada um de nós, Aninha @ana.carolyna.nascimento,https://www.instagram.com/ana.carolyna.nascimento/?hl=pt-br pelo amor e carinho com que cuida de tudo na COLAB.

    E a todas as pessoas ARRETADAS, APAIXONADAS E AMOSTRADAS que estão juntos nesse projeto de Deus.

     

    Juntas somos mais fortes.  

    Contem comigo.

  • Andreia Loura

    Olá Arretadas,

    Me chamo Andreia Loura ,

    Meu negócio é @andreia.loura.atelie , sou mãe, esposa ,guerreira, uma artista curiosa que não tem medo de pegar no pesado. Sou filha de mãe costureira e pai caminhoneiro com muito orgulho . Fiquei viúva aos 17 anos e grávida de 4 meses. Sofri muito ,passei por perrengues, mas  isso não me derrubou , não baixei a cabeça, reconstruí a minha vida e dei a volta por cima . Usei meu sofrimento pra me fortalecer, me tornar um mulher perseverante e guerreira que não se deixa abater ,forte como um cacto no sertão!!! 

    Hoje sou casada , tenho dois filhos, o Pedro Lucas de 16 anos e a Ana Sophia de 10 anos. Sempre gostei de arte , desenhar , pintar , etc…

     Então resolvi fazer do meu Hobby a minha profissão, onde faço tudo com muito amor e carinho , pois não tem nada melhor para uma artista empreendedora do que o agradecimento, o sorriso e o carinho dos seus clientes ao receberem um produto que foi feito por vc. 

    Muito obrigada pela oportunidade de fazer parte desse grupo @casadasarretadas e @empreendedorasdovale.oficial

  • Bianca Moreira

    Olá arretadas, tudo bem?

    Sou Bianca Moreira, 32 anos, fisioterapeuta e ergonomista, filha de Seu Jorge e Dona Marina. Morei aqui na terrinha até meus 17 anos, fui embora para salvador fazer faculdade pois naquela época não tinha o curso aqui. Fiquei fora por 12 anos, lá por salvador casei e tive uma princesa, chamada Marina. Voltei a morar por aqui no início da pandemia e agora estou buscando me conectar com grandes mulheres da região.

    Nesses 12 anos que estive fora, me formei e comecei a fazer minha especialização na área de fisioterapia do trabalho. Abri minha empresa e há 9 anos trabalho como consultoria em saúde do trabalhador para grandes empresas. Amo conhecer pessoas novas, ajudá-los a serem pessoas melhores através do cuidado dentro do seu ambiente de trabalho.

    No final de 2020 comecei a perceber que toda a qualidade de vida que levava para dentro das empresas poderia chegar também às pessoas que começaram a trabalhar em home office, daí surgiu o projeto #ajeitaapostura que tem como objetivo ajudar empreendedores a terem um ambiente de trabalho mais adequado que te façam cuidar da sua saúde, postura, auto estima e produtividade com excelência!

    Espero poder agregar mais valor na vida de cada arretada do grupo e cuidar de cada uma de forma individualizada e com toda gentileza que cada uma merece!

    Bom, é isso e ei, ajeita a postura mulher 😃😉

  • Carine Prudêncio

    Oi, oi, oi, Arretadas lindas do Vale!!

    Sou @CarinePrudencio,https://instagram.com/carineprudencio?utm_medium=copy_link, idealizadora da @miryadejoias ,https://instagram.com/miryadejoias?utm_medium=copy_link
    Tenho 38 anos e sou mãe de uma princesa linda, Lavínia, de 4 anos.

    Sou empresária, Coach Criacional de Empreendedorismo e Empoderamento Feminino, Palestrante e Fundadora da Miryade Joias.

    Já ajudei mais de 1.000 mulheres a evoluírem, se EMPODERAR e realizarem os seus sonhos através da VENDA de Semi Joias.

    Com um profundo desejo de mudar de vida, com 23 anos, pedi demissão do meu emprego de secretária e investi todo o dinheiro da rescisão em bijuterias e sai a vender os bijus pelas avenidas de Porto Alegre.

    Dois anos depois, depois de realizar alguns sonhos com o dinheiro que ganhava com minhas vendas, vi que podia AJUDAR outras mulheres a realizarem seus sonhos e objetivos através da venda de semi jóias.

    Assim, em abril de 2007, inaugurei a Bella Bijoias (hoje, com o nome de Miryade Joias).

    Foram muitos desafios ao longo desses 14 anos, mas sempre com a certeza de que estava vivendo o meu PROPÓSITO e que JAMAIS desistiria.

    Em 2017, depois de muitas dificuldades financeiras, decidi investir em cursos para me desenvolver como PESSOA e como GESTORA da empresa.

    Foi a MELHOR coisa que eu fiz!
    Dei a volta por cima, reestruturei meu negócio, quitei as dívidas, voltei a crescer e me posicionei no mercado de uma forma totalmente INOVADORA.

    Isso me possibilitou AJUDAR e TREINAR minhas Consultoras que passaram a ter resultados ainda melhores e realizarem sonhos ainda maiores.

    Sou muuuuuito APAIXONADA e REALIZADA POR VIVER minha missão.

    Há 14 anos, venho fazendo a DIFERENÇA na vida de cada mulher que cruza o meu caminho, mostrando que TODAS nós somos CAPAZES de REALIZAR TUDO o que QUISERMOS!!

    É uma honra estar AQUI com vocês, nessa terra linda e abençoada que ganhou meu coração desde o primeiro dia que aqui pisei.

    Contem comigo para o que precisarem!
    Amo AJUDAR e FAZER a DIFERENÇA na vida de outras MULHERES

  • Geane Maia

    Olá Arretadas do Vale!!!!!!

    Sou Geane Maia https://www.instagram.com/maia.print/?hl=pt-br da @maia.print https://www.instagram.com/geanemaia5/?hl=pt-br.Nasci em Custódia-PE ,no interior do sertão, filha de uma mulher forte e guerreira Maria de Lourdes Maia(IN MEMORIA) e Genivaldo Brasiliano, esses que me ensinaram a ser forte e decidida. Tenho três irmãs que são meus anjos sem asas na minha vida. Sou casada e tenho duas filhas lindas que me dão inspiração para crescer mais a cada dia.

    Cheguei a Petrolina em 2007,minha irmã mais nova veio trabalhar aqui e meus pais decidiram acompanhá-la como forma de proteção,depois de um período eu vim fazer uma seleção no Banco Real e por aqui fiquei e me apaixonei ,por essa terra dos impossíveis,passei e fiquei no Banco como agente de crédito conhecendo cada negócio dos problemas aos casos de sucesso que eu participei ,e sempre prestando atenção no que realmente eu queria .          

    Já fui atendente, coordenadora ,agente de crédito ,gerente Advance  ,professora, mas nunca dava por satisfeita e sempre pensando em empreender, porém, não sabia com o quê. Pensei na área comercial ,alimentícia e educacional infantil. De repente meus planos mudaram, conhecendo o amor da minha vida ,Italo Bezerra(esposo),queria mesmo era formar uma família e deixei mais uma vez o lado de empreender para depois. Foi vendo meu esposo trabalhar na área de publicidade e sempre procurando algo diferenciado, veio a ideia de montarmos o studio gráfico,@maia.print,e mais uma vez deixando de lado porque o instinto mãe falou mais alto e fui ter minhas filhas ,uma no ano e a outra no outro,com gestações difíceis ,sem ter tempo para empreender ,mas o plano já estava em execução  e meu marido teve que dar conta sozinho ,se virando e fazendo tudo literalmente. Todavia ,sempre me apoiando na decisão que eu tomava.

    E hoje ,cheia de vontade de crescer e aprender ,se mostrar e aparecer ,venho aqui para me juntar ao grupo Empreendedoras do Vale ,pois sei que irei vencer com o legado que vocês tem a nos oferecer. E com fé em Minha Mãe Rainha e JESUS Cristo vou conseguir vencer e até agora em minha vida só tenho o que agradecer.

  • Adriana Vaqueira

    Grande Prazer ARRETADAS! 

    Como uma boa Sertaneja , tenho orgulho de ser Arretada, Amostrada, amante da nossa Arte e Cultura, e trago com muita garra o empreendedorismo na veia desde muito jovem , sou Adriana Araújo , Adriana Vaqueira , Adriana Guerreiras a Adriana empresária , natural de Chorrochó-Ba, porém nascida na Clise em Juazeiro -Ba em junho de 1982,  sou mãe de Maria Laura a dona do meu coração de apenas 4 anos, venho de batalhas, conquistas e projetos sempre desafiantes , mas sempre executei com muita garra , determinação e amor os propósitos sociais e pessoais . 

    *ADRIANA VAQUEIRA* como sou conhecida decidiu após 5 anos morando em Salvador -Ba, empreender no Vale do Francisco há pouco mais de 6 meses abrindo  uma Franquia renomada de Sergipe, a  *B-BURGUER*  Hamburgueria e Petiscaria no River Shopping na Cidade de Petrolina – PE.

    ( e vim para ficar , contribuir e crescermos juntas).

    Segue lá  @bburguerpetrolina 

    Visando oportunidade de crescimento pessoal e gerando empregos e renda para nossa região . 

    Adriana tem uma particularidade a incansável visão de identificar a necessidade de  abrir caminhos para melhorar a qualidade de vida de quem convive por perto , sempre abraçar novos projetos, de forma destemida e com muita coragem que já é a marca registrada de *Adriana Guerreira*. 

    “A melhor maneira de começar é parar de falar e começar a fazer.” – Walt Disney, co-fundador da Disney.

    Quer saber mais um pouco ?

    me segue @adrianaaraujom2

    Segue lá  @bburguerpetrolina https://instagram.com/bburguerpetrolina?utm_medium=copy_link

  • Christiane Alencar

    Olá arretadas! 

    Eu me chamo Christiane Alencar, @christianealencarbolsas

    Tenho 37 anos, sou natural de Juazeiro-BA, mas morei minha vida toda em Petrolina, sou casada e tenho 2 filhos. Desde criança gostei de mexer com artesanato, quando meu filho nasceu, depois do seu aniversário de 1 ano eu optei em trabalhar pra mim e comecei a fazer bolos, fui atrás de cursos de aperfeiçoamentos e trabalhei na área de confeitaria por 8 anos, porém em julho de 2019 me vi obrigada a deixar a confeitaria por que precisava me dividir entre Petrolina e Senhor do Bonfim.  

    E não queria ficar parada e também não tinha com quem deixar meus filhos (eu já estava com os 2 nessa época) e aí mexendo na internet encontrei bolsas em crochê, fiz minha inscrição no curso e comecei a fazer as bolsas, junto com elas comecei também a fazer sousplat. Porém hoje meu carro forte são as bolsas. 

     No início usava o nome da minha filha, Alices Crochê, porém isso confundia muito as pessoas por achar que Alice era eu, então depois de uma análise de perfil e da criação da minha Identidade de marca optamos em alterar a marca para “Christiane Alencar Bolsas Artesanais” e assim eu estou entrando no mercado e procurando trazer, para essas mulheres maravilhosas do nosso sertão e principalmente do Vale do São Francisco, as bolsas artesanais em crochê para deixá-las ainda mais elegantes e exclusivas.

    Meu Negócio: @christianealencarbolsashttps://www.instagram.com/christianealencarbolsas/?hl=pt-br

  • Raquel Jeane

    Olá, Arretadas!

    Me chamo Raquel Jeane  tenho 32 anos, sou casada e tenho 3 filhos. 

    Faço parte dessa comunidade arretada de mulheres guerreiras e cheias de sonho e garra. Minha empresa nasceu no meio de uma pandemia com muitos desafios. Antes disso trabalhava modelando topos para bolo de festa infantil o famoso ( Biscuit ), com o fim dos eventos por conta de não poder aglomerar as encomendas caíram muito e comecei a me questionar: como seria dali para frente já que a mais de 10 anos eu não fazia outra coisa!? Foi então que depois de muita reflexão, estudo e pesquisa nasceu a @eu.floro . Comecei a vender acessórios de cabelo usando o WhatsApp e o Instagram e hoje temos uma loja física. 

     Descobrir meu propósito que é ajudar outras mulheres a se encontrar na vida fazendo uma viagem interna em busca do amor próprio. É como costumo dizer: “O acessório é apenas a cereja do bolo”.

    meu negocio:https://www.instagram.com/eu.floro/?hl=pt-br

  • Fran Palhares

    Olá Mulheres arretadas!
    Com muito prazer venho contar-lhes minha história.
    Sou conhecida como Fran Palhares ou La Tortta https://www.instagram.com/latortta/?hl=pt-br @latortta.
    Me chamo Cicleide para quem me conhece desde a infância, sou natural do Crato no Ceará mais fui criada em Petrolina desde 2 anos de idade. Sou ou filha de Vilma que é enfermeira, e de Palhares, que é motorista de ônibus de viagem. Sou casada e mãe de 2 filhos lindos: João Vitor do meu primeiro casamento e Gabriel Castro do atual.
    Desde que me entendo por gente sempre gostei de ter meu próprio dinheiro. Aos meus 11 anos fde idade ui trabalhar como doméstica em um apartamento no centro de Petrolina sem que minha família soubesse é claro, eu queria ganhar o meu próprio dinheiro.
    Nada me faltava nada em casa nessa época, mas eu queria a minha autonomia.
    Como era de se esperar, não durou muito tempo cair da escada e logo fui mandada embora , pois eu era uma criança.
    Logo depois fui morar em Picos no Piauí com minha avó Joana Siqueira. Conhecida como Joaninha dos bolos, e eu odiava ter que lavar tantas formas e ajudar na limpeza .. como a maioria das  adolescentes da minha época. Só depois de adulta reconheci a empreendedora que minha avó era. Ela sempre trabalhou para si mesma, logo ela teve que partir para Deus e voltei a morar com minha mãe de novo, com 14 anos conheci o pai de João Vitor e com 15 anos fui embora para Vertentes Pernambuco.
    Recém chegada na cidade e menor de idade, ninguém me dava emprego no comércio. Fui trabalhar de doméstica onde o ditado mais certo me caiu como uma luva… Se não aprende pelo amor, aprende pela dor!
    Assim começou minha história na confeitaria.
    Fui trabalhar nessa casa onde tinha que chegar às 6:30 e trabalhar até a noite.
    Lá eu tinha que arrumar e cozinhar e ver os aniversários, e como eu fazia de tudo aprendi fazer os bolos também.
    E foram 4 anos passando por muitas provações físicas e psicológicas, longe da família e tendo que engolir choros, dores.. e humilhação.
    Graças a Deus tudo isso foi me fortalecendo cada vez mais. Comprei minha casa e entrei nela sem janelas pois ainda faltava alguns detalhes para estar pronta. Pedi demissão e resolvi empreender. Não entendia na época o que isso significava, só queria fazer o que me dava prazer e  ser remunerada por isso.
    Comecei a vender cupcakes. Todos os dias fazia uma vasilha grande com tampa e saia oferecendo nas ruas e vendia tudo! Também comecei a fazer bolos de encomenda para aniversários, casamentos… eu era atrevida rsrsrsrsrs não tinha acesso a internet e nem cursos. Aprendi na raça e com o dom que Deus me deu. 
    Desenhar bolos era uma obra de arte, fui me equipando e virou o meu sustento dali por diante..
    Quando meu filho fez 4 anos e meio me separei e tive que vir embora sem poder trazer nada que iria precisar para trabalhar. Então fui pedir emprego em várias padarias famosas aqui de Petrolina, e não abriram as portas pra mim.
    Eu então fui trabalhar na zona azul, depois em telemarketing no Petrape, e como se era de se esperar não demorei muito em lugar nenhum, pois eu queria continuar a fazer bolos.
    Foi aí que bati na porta da Saboreei e Dona Sônia abriu as portas e sou muito grata por isso!
    Passei um tempo trabalhando lá, e foi quando veio a oportunidade de abrir o meu próprio negócio que é o @latortta. Pedi demissão e fui encarar meu sonho mais uma vez!  
    Em 2021 a @latortta completou 8 anos, vendendo tortas, bolos e agora com sobremesas. Tudo artesanal e feito com muito amor!
    Não tinha estrutura ainda … Mas tinha muita força de vontade e comecei minhas encomendas comprando tudo de 1kg, e então fui me equipando aos poucos… Com mais ou menos 4 anos do la tortta eu conheci uma mulher incrível Rita Colina que me lançou como professora de culinária, que me apresentou um Chef chocolatier onde o mesmo me indicou para a indústria alimentícia  como Chocolatier de produtos de confeitaria Mavalério.
    Passei nos requisitos, paraa a vaga, tive treinamento para ser uma culinarista da empresa.
    E logo em seguida entrei em outra empresa também de confeitaria a Indústria Mago que me recebeu muito bem!
    Porém já me desliguei .
    Nunca foi sorte … Sempre foi Deus colocando as pessoas certas na minha vida  para que de alguma forma me fortalecesse ainda mais.
    Hoje sou empreendedora do meu negócio onde minha satisfação é saber que o La Tortta fez parte de sua família de uma forma doce, proporcionado encontros mais felizes!
    Ainda estou evoluindo para chegar a onde quero e mereço estar!
    Tudo tem uma Jornada. Não é a velocidade que te fará chegar mais rápido onde quer, e sim a constância em direção do seu objetivo!
    Estou em uma fase que posso chamar de metamorfose. 
    Hoje faço diferença na vida de muitas alunas que por meus conhecimentos tiveram um incentivo a não desistir de si mesmas.
    Sou arretada com muito orgulho!! Persistência é o meu sobrenome!  Minha história tem muitos detalhes incríveis que não dá para citar todos aqui ,seria um livro rsrsrs.
    Obrigada a todos ( a ) pela atenção !
    Gratidão !
    Não desista de você !!  
    Lembre-se que às vezes temos que dar um passo para trás para pegar impulso e chegar onde Deus preparou!
    Um grande xero! Deus abençoe a vida de cada um!

  • Mônica Caribé

    Olá, Arretadas!

    Muito prazer, meu nome é Mônica Valéria Costa Caribé, tenho 51 anos. Sou filha de Aníbal e Suzana; irmã de Caio, Sérgio e Bianca; mãe do Thalles e da Júlia e avó do Miguel e do Thiago. 

    Sou formada em Administração de Empresas, com MBA em Gerência de Projetos com Ênfase em RH; sou EXECUTIVE COACH; consultora, conteudista, instrutora e palestrante em temáticas de desenvolvimento individual e em grupo. Empresária responsável pela marca 5C’s Vestuário e Acessório e, uma empreendedora AAA – Amostrada, Arretada e Apaixonada:

    AMOSTRADA

    Nasci em Petrolina-PE, em janeiro de 1970. Morei por 3 anos em Belém do São Francisco, oito anos em São Luís do Maranhão (1973/81) e quinze em Recife (1982/97). Como dizia Ariano Suassuna, foi formada e deformada no Nordeste. Tenho profundo amor e gratidão por essas quatro cidades, palcos de minha infância, adolescência e início da vida adulta.  

    Comecei meus estudos no maranhão e concluí o ensino médio e o superior em Recife. Um privilégio estudar e crescer em ambientes que respiram história, cultura e arte. 

    Pernambuco tornou-se uma via expressa de troca de conhecimento entre o estado e outras nações, graças a sua localização estratégica e ao ciclo da cana de açúcar. Recebemos influências de holandeses e portugueses, de ingleses e judeus europeus, de escravos africanos e de índios nativos. Um verdadeiro caldeirão cultural.

    ARRETADA

    No início de 1997 fui abduzida de Pernambuco em razão de um grave acidente envolvendo o meu irmão caçula. Da noite para o dia, eu, meu pai, minha mãe e meu filho Thales tivemos que nos mudar para Brasília. 

    Não foi fácil. Levei algum tempo para me recompor (muito difícil ver meu irmão tetraplégico) e para me adaptar (sentia falta do nosso povo, do nosso jeito de ser, de pensar e de falar). Em abril do mesmo ano, eu já estava trabalhando e estudando na capital federal e lá permaneci por 22 anos atuando em uma instituição com capilaridade nacional e uma bela missão. Comecei na área de RH, com atuação nos processos de educação de colaboradores e, em seguida, na Universidade Corporativa, coordenando Jogos e Eventos Nacionais. Nos últimos anos, atuei como consultora de desenvolvimento individual e de equipes. As minhas atividades incluíam o desenvolvimento/atualização de metodologias e conteúdos; a realização de palestras e instruções e o atendimento à cadeia de valor da empresa, nos 27 estados e no Distrito Federal. 

    Esse período foi riquíssimo! Muito estudo, muito trabalho e profundo aprendizado. Conheci muita gente. Fiz amigos. Me desenvolvi. Me casei e fui mãe pela 2ª vez. Comprei apartamento, carro. Fui promovida várias vezes. Ganhei prêmios, conquistei independência financeira, conheci todo o Brasil e seis países, mas, tinha sempre a sensação de que faltava algo. Porque vencer na vida é uma busca que confunde muito a gente… E, de repente, eu só queria voltar para Petrolina e para perto dos meus pais. 

    APAIXONADA

    Sou visceralmente capricorniana! Assinei o plano de demissão voluntária, aluguei meu apartamento em Brasília e me organizei para voltar pra casa. No meio desse caminho uma triste surpresa: perdi o meu irmão mais velho, que morava a anos em Petrolina. 

    Levei um bom tempo para voltar para o eixo. Mas, descobri rapidamente o “por quê” da minha vontade de vim embora. Sou grata a Deus por estar próxima aos meus pais.

    O recomeço é sempre desafiador, mas quando o contexto é válido e referência a decisão, a iniciativa vai ganhando força. Resgatei a profissão de vendedora, agora de roupas femininas, enquanto definia o meu futuro empreendimento. Logo me apaixonei pela possibilidade de fabricar produtos de vestuário, com modelagem, tabela de medidas e estampas autorais e exclusivas. Busquei estilistas, costureiras e fornecedores. Comprei máquinas, equipamentos de corte e costura, tecidos e aviamentos. Tinha tudo planejado, menos a Pandemia! E após 1,5 mês do início dos trabalhos me vi sozinha, em razão do isolamento social. 

    Com despesas do negócio e de subsistência para honrar não pude ficar parada… tive que continuar sozinha. Corri para o youtube e baixei todos os vídeos que pude sobre modelagem, corte, costura, acabamento e manuseio de máquinas industriais. Eu nunca tinha costurado, mas, eu tinha todos os insumos necessários, só faltava me capacitar! Em setembro de 2020, seis meses após a primeira aula de costura, lancei a minha primeira coleção, com peças feitas 100% por mim. E assim nasce a 5C’s vestuário e acessório. 

    Gostou da minha história? Então segue a gente no Instagram: @5cs.vestuario_acessoriohttps://www.instagram.com/5cs.vestuario_acessorio/?hl=pt-br e fica por dentro das novidades que vem por aí. Um xero!

  • Tatiana Pires

    Muito prazer Arretadas! 

    Meu nome é Tatiana Pires, tenho 49 anos, sou natural de Salvador/BA, mas moro em Petrolina há mais de 30 anos. 

    Sou formada em Administração e Direito, porém descobri que nenhuma dessas duas profissões me deixavam feliz. Foi necessário chegar perto de um segundo diagnóstico de câncer para decidir fazer algo que realmente me deixasse feliz. Então, em agosto/2019 comecei a empreender através de um projeto chamado Brincadeiras de Papel. Cerca de 3 meses depois minha enteada resolveu se casar e me contratou para fazer toda a papelaria do casamento (convites, caixas para padrinhos).  A partir daí, comecei a fazer caixas personalizadas e não parei mais.

     A cada dia procuro agregar mais produtos às minhas caixas, a exemplo da encadernação com costura. 

    Nessa caminhada, descobri que sou multipotencial, inquieta e vivo sempre em busca de aprender mais e mais para trazer amor em forma de produtos personalizados para meus clientes.

    Meu Negócio : @atelie_tatipireshttps://www.instagram.com/atelie_tatipires/?hl=pt-br

  • Jucimere Ferreira

    Olá, Arretadas!

    Me chamo Jucimeire, @Jucimere Ferreira sou natural de Arcoverde, tenho uma filha de 4 anos. Sou solteira e atualmente moro com meus pais.

    Desde sempre trabalhei, já trabalhei como vendedora, caixa de supermercado, banca de jogo do bicho, agricultura, faxineira, mas eu nunca pensei em empreender, nunca me passou pela cabeça ter meu próprio negócio, até ter minha filha e ela agora grandinha começar a reclamar a minha falta. 

    Sempre trabalhando para outras pessoas não tinha tempo pra ela. Meu último emprego foi em um supermercado que me ocupa tempo demais e aí comecei a pensar em outras alternativas, há 1 ano percebi que aqui no bairro que eu moro não tinha batatas fritas pra vender e é algo muito gostoso e que amo. E também sempre ouvia as pessoas próximas falando algo sobre o quanto amavam batatas mas que aqui não vendia… foi aí que comecei a pensar “ Vou vender batatas!”. Mas ainda tava muito prematura a ideia… e eu não conseguia pedir demissão da empresa que trabalhava, era deixar o “certo pelo duvidoso”. Tinha que ter um planejamento. Até que em janeiro tomei a decisão de sair do emprego mas de início não era pra abrir a Batataria, era pra dar início a construção da minha casa. Mas o dinheiro era pouco e aí desisti da casa e comecei a sonhar com o empreendimento. 

    De imediato já sabia que o nome teria que ter “Amora” pois é o nome da minha filha… toda vez que quero chamar a atenção dela eu grito “Dona Amora…!”  E foi aí que tive a ideia de colocar  Dona Amora Batataria.

    Através do nome criei a logomarca e o slogan que é “ Amor em palitinhos”. 

    Na verdade ainda não inaugurei a inauguração será dia 7 de maio 2021.

    Estou muito feliz e empolgada, ainda será um loja virtual mas em breve Deus vai abençoar e vou ter minha loja física! 

    Meu Negócio: @dona_amora_batatariahttps://www.instagram.com/dona_amora_batataria/

  • Sulalina Ramos

    Olá, Arretadas!

    Meu nome é Sulalina Ramos Gondim Neta,o meu negócio é @banhodecheiro.oficialhttps://instagram.com/banhodecheiro.oficial?igshid=mq93zesj1dcw

    Nasci em Petrolina, mas sempre morei na Bahia, maior parte da minha vida em Juazeiro, casada, dois filhos, formação em letras , mas sempre atuei na área administrativa de empresas do ramos de frutas, apaixonada por artesanato, em 2018  pensado em ajudar na reforma da igreja do bairro e vendo a quantidade de sobras velas sem utilização resolvi fazer algumas para vender, foi um sucesso, uma amiga que  comprou algumas , sugeriu que eu fizesse sabonetes, falei que já havia pensado, mas que a dificuldade em conseguir os materiais era grande porque aqui não tinha  nada e precisava vir tudo de fora e ela insistiu, mandou fotos e disse faça amiga, daí comecei a pesquisar matéria prima, equipamento, embalagem,  cursos e me encantei, comecei  a comprar os produtos , todo mês um pouquinho , fiz um curso online e com um pouco de medo comecei , com o que tinha e em 19 de março de 2019 fiz minha primeira postagem, demorou um pouco para as vendas acontecerem, mas duas semanas depois fiz minha primeira venda, pulei de alegria em setembro do mesmo ano promove um bazar em casa para divulgar os produtos e depois comecei a participar de feiras a primeira foi a feira das empreendedoras no iate , novembro de 2020 comecei a construção do meu ateliê ,sempre contando com o apoio da minha  família, cada dia que passa me apaixono mais pela saboaria, os cheiros, as cores, as texturas, as possibilidades tudo me encanta, mesmo tendo trabalhado toda a minha vida, é muito gratificante produzir algo e ter resultado com a o que produz, algo que leva  emoção as pessoas, amo o que faço e faço com muita amor.

  • Rosemara Aguiar

    Olá arretadas! Meu nome é Rosemara, o meu negócio é a @rr.decorjuazeiro. Sou de Juazeiro da Bahia, e vim aqui contar a minha história onde sempre fui empreendedora e nunca trabalhei pra outras pessoas.

    Meus pais sempre tiveram comércio em Juazeiro inclusive minha mãe sempre esteve ao lado dele no mundo dos negócios, mesmo tendo 11 filhos, nunca deixou de ser uma mulher guerreira e é a minha maior inspiração.

    Depois de adulta sempre tentei fazer algo que me desse prazer, e que me ajudasse financeiramente. Pedi orientação a Deus para que Ele me mostrasse algo que me desse prazer e alegria.

    Em uma dessas buscas me deparei com confecção de capas de sousplar , guardanapo e porta guardanapo, panos de pratos e acessórios decorativos para mesa posta. Decidir comprar uma máquina e comecei meus trabalhos em casa mesmo, estou muito feliz com o que estou fazendo, confeccionando minhas peças e vendendo.

    Buscando conhecimento o tempo inteiro e tentando me ingressar no mundo digital para que as pessoas conheçam melhor meu trabalho pelo qual dedico amor em cada peça, visualizando momentos incríveis na vida das pessoas!

  • Lívia Cristiane

    Eu sou Lívia Cristiane, @livinhaa2https://www.instagram.com/livinhaa2/?hl=pt-br, natural de Petrolina, Pernambuco, desde que nasci, me criei em Juazeiro da Bahia, onde estudei, me formei em Serviço Social e hoje sou Servidora Pública Municipal.

    Entre as pessoas íntimas, sempre me destaquei pela autenticidade, cumplicidade, pessoa divertida e aberta a falar sobre as vivências e anseios da vida amorosa e familiar das minhas amigas, sempre ouvindo, aconselhando e orientando.

    No trabalho também tive a oportunidade de conhecer outras mulheres admiráveis, felizes, outras nem tanto, mulheres com baixa estima, em relacionamento abusivo, sem perspectiva…

    Sempre tive o sonho de ter um negócio próprio, poder fazer algo diferente, que me fizesse ter outras possibilidades de renda e independência. Pensei em abrir um negócio no ramo de alimentação, na área da beleza, mas faltava dinheiro para investir…

    Foi então que, em meio a Pandemia do Coronavírus, eu percebi que haviam possibilidades no meio digital de forma online que eu poderia começar de alguma forma um novo empreendimento através do Instagram.

    Busquei informações, fiz pesquisa na internet, fiz curso online para aprender como iniciar o meu negócio com a querida Lua Trindade, @luatrindadehttps://www.instagram.com/luatrindade.oficial/?hl=pt-br e decidi trabalhar para as mulheres, com uma loja que transmite auto estima, valorização feminina, auto conhecimento, auto cuidado, através de produtos de Sexy Shop, nasceu em dezembro de 2020 a @lindaesexy.oficial.https://www.instagram.com/lindaesexy.oficial/?hl=pt-br

    E nesse impulso que a cada dia eu me identifico mais, entrei para o Clube das Empreendedoras do Vale para unir forças com outras mulheres “arretadas”, que buscam seus sonhos assim como eu, dividem experiências e sustentam umas as outras, pois sabemos que o mundo é nosso e que podemos chegar aonde queremos!

  • Mônica e Maria do Socorro

    Olá Arretadas, sou Monica Brito, nossa empresa @pao_de_queijo_da_monica.
    Nossa história começou logo no início dessa pandemia no mês de Março, foi quando eu me vi desempregada e sem saber como pagar as despesas, conversando com minha irmã Mary ela sugeriu que eu fizesse pão de queijo para vender e uma outra amiga também certa vez conversando me sugeriu a mesma coisa, então sentei e conversei com a minha mãe Maria do Socorro e ela aceitou se unir a mim nesse projeto. Porque pensamos em pão de queijo? Sempre que recebia pessoas em minha casa servia pão de queijo e já estava famoso o meu pão entre a família e os amigos, toda reunião de família todos já diziam: Mônica leva pão de queijo, como os conhecidos já aprovaram, então poderia ser que outras pessoas gostassem. Começamos sem investimento em dinheiro, uma vez que não tínhamos, compramos ingredientes para uma receita e uma amiga minha foi a primeira cliente, logo no início só fabricamos por encomenda pois não tinha material pra produzir em grande quantidade e também precisava de lugar para estocar. caminhando com foco e determinação, as vendas foram aumentando e conseguimos comprar maquinário para auxiliar na produção (lembrando que toda a fabricação é artesanal), hoje já disponibilizamos de um estoque para pronta entrega. No começo produzimos apenas 1 sabor de pão de queijo e ao longo desse pequeno tempo, já temos 5 sabores, para agregar mais valor ao que produzimos nada melhor que um café a combinação perfeita para o pão de queijo, começamos a produzir 7 tipos de café e agora introduzimos 3 sabores de patê.
    Temos apenas 9 meses de trabalho e uma cartela grande de produtos, tudo isso foi e está sendo construído com muita dedicação, eu e minha mãe, buscamos sempre melhorias para nossos produtos, escutamos as críticas e os elogios e tudo serve como um tijolinho para a construção desse sonho, que hoje é o nosso sustento. Sempre costumo dizer que um sonho não pode ser vivido isolado tem que ser partilhado, muitas pessoas nos ajudam nesse processo de crescimento, tenho uma amiga (Willian) nós ajuda na produção criação de arte das etiquetas, o SEBRAE tem um papel importantíssimo na orientação de como devemos organizar o nosso negócio, meu irmão (Dario) nos ajuda nas vendas, somente eu e minha mãe ficamos encarregadas de toda a produção, hoje já vendemos através de 4 plataformas de comida e também pelas redes sociais.
    Adaptamos a cozinha da casa da minha mãe para produzir os nossos produtos e contamos com parceiros para fazer as nossas entregas. Eu sou responsável pela compra de matéria prima, cuidar das redes sociais e administrar o financeiro, a minha mãe cuida apenas da produção. Produzimos nossos produtos com muito amor.

  • Denise de Oliveira

    Me chamo Denise Nunes de Oliveira, graduada em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com orgulho e gratidão.

    Minha história com o empreendedorismo começou em meio à Pandemia de covid-19, ao adquirimos o modelo de negócio da Queijos em Casa, inicialmente na cidade de Senhor do Bonfim-BA.

    Nos tornamos conhecidos na região e decidimos expandir. Assim nasceu a Queijos do Brasil.

    Em breve estaremos inaugurando nosso espaço físico em Petrolina em busca de uma maior visibilidade.

    Nosso espaço será colaborativo, onde outras empreendedoras poderão expor seus produtos e divulgar seu trabalho.

    Gostaria de agradecer a Marcondes, 

    Sandrine, Rogério e Kerlany por sonharem e idealizarem este projeto comigo.

    Agradecer aos nossos clientes e parceiros pela confiança depositada em nós. 

    As empreendedoras do Vale, minha gratidão por fazer parte deste clube e por toda troca de aprendizado. É um prazer dividir este espaço com mulheres tão arretadas!

    Obrigada meu Deus, por tudo!

    Finalizo dizendo que empreender não é fácil, mas é um caminho honroso para enfrentarmos este momento.

    Acredite no empreendedorismo, ele transforma vidas!

    Acredite em você!

  • Taís Farias

    Olá Arretadas sou @taisfarias.mkt, hoje vou contar um pouco da minha história.

    Não consigo me lembrar quando iniciou minha vida empreendedora, porque é uma coisa muito antiga!

    Me recordo, com carinho, que minha avó paterna, Sofia, era muito artista e fazia muitos produtos para venda. Quando ela me visitava, além de aprender as técnicas de pintura em tecido e crochê, eu pegava tudo para vender na vizinhança e na escola! Vendia tudo!! 

    Durante o ensino médio, uma época onde muitas amigas tinham namorado, revendia pingentes folheados a ouro, com a letra inicial do amado! Foi sucesso! 

    Na faculdade, revendia bolsas. Descobri uma fábrica que tinha uma grande diversidade de uma bolsinha que estava super na moda! Vendi muito!!.

    Mesmo depois de casada e empregada, nunca parei de achar formas diferentes de “fazer dinheiro”! Fiz sabonete, chocolate, colares, convites e lembrancinhas para festa, comecei a organizar eventos (um amor antigo), trabalhei com festas infantis e outras mais que apareciam… 

    Mais ou menos em 2008, criei um blog chamado “Arte & Coisas”, onde postava as fotos das artes que fazia para os aniversários dos meus filhos. E foi aí que iniciei no digital! Lembro demais da 1ª encomenda a distância! Uma cliente que pediu muitos personalizados para o aniversário do filho no Mato Grosso! Sem saber, já estava empreendendo no mundo digital!

    Por amar viagens e por estar sempre planejando alguma, em 2013 criei um Blog de viagens para compartilhar minhas dicas com amigos mais próximos! Só em 2015 foi que dei uma cara mais profissional para ele! Nasceu o “De Petrolina para o Mundo”! Com logo, cartão de visita, redes sociais… lá compartilho dicas para quem é do Vale do São Francisco e gosta de viajar e pra quem vem de fora conhecer Petrolina e região.

    Sem nem imaginar essa possibilidade, através do blog e das suas redes sociais, surgiu um novo negócio: assessoria de turistas  e venda de passeios no Vale! Comecei a ver meu hobby virar trabalho! Adoro conversar com os clientes e buscar a melhor opção para eles otimizarem seu tempo aqui!

    Hoje tenho uma empresa onde juntei as 2 coisas que mais gosto: Turismo e Marketing! Agências, passeios e experiências no Vale, vendo produtos do Vale, ministro palestras, treinamentos e workshops das duas áreas, sempre com destaque ao Relacionamento com o cliente!

    Em 2018,Luana Trindade, compartilhou a ideia de uma comunidade de mulheres e fundamos o “Empreendedoras do Vale”! Um projeto que está no meu coração, que me dediquei intensamente por quase 1 ano e que tenho muito orgulho de fazer parte.

    Fui intraempreendedora também!! Já havia trabalhado na empresa do marido, mas de 2006 a 2017, participei mais ativamente na gestão da empresa dos meus pais. Uma empresa pioneira em Gestão Ambiental aqui em Petrolina, onde passei por diversas áreas e equipes variadas. 

    Quando eu já não imaginava mais nenhuma novidade profissional, eis que surge o convite de adentrar a Gestão Pública! Essa possibilidade nunca havia passado na minha inquieta mente… mas como o convite era específico para a minha área do coração, em 06 de janeiro de 2021 ingressei na Prefeitura de Petrolina, no cargo de Diretora de Turismo.

    Hoje sigo com mais essa atividade, mas só fazendo o que acredito e o que faz sentido dentro do meu propósito profissional! 

  • Tarciana Torres

    Olá! chamo – me Tarciana, tenho 49 anos, sou casada, tenho uma filha do meu primeiro casamento, me descobrindo uma apaixonada por massoterapia.
    Sempre tive habilidades manuais, lápis grafite, lápis de cor, pincéis e tintas me reportavam a uma outra dimensão. Sonhava em fazer Escola de Belas Artes na capital do estado mas, este sonho foi frustrado no ano em que fui tentar ingressar, pois a Escola havia encerrado suas atividades. Fiz cursinho, retornei para Petrolina e iniciei o curso de Administração por não ter outra escolha viável, já que a segunda opção seria a Escola de Professores na UPE. Porém, eu havia feito tratamento para calo nas cordas vocais e não teria condições de lecionar, apesar de ter feito o Magistério no meu segundo grau.
    Durante o curso de administração, me casei, engravidei e tive que trancar a faculdade por causa de complicações na gestação, deixando também o trabalho de lado, por uma boa causa, claro. Retornei para a faculdade, mas como dessa vez era o marido que bancava, tive que interromper novamente, pois iríamos realizar o sonho da casa própria e ele não cabia no orçamento, junto com minha faculdade. Quando minha filha cresceu um pouco mais, coloquei ela no jardim de infância e tratei de voltar ao trabalho e à faculdade mas, daí veio a separação e eu tinha que me sustentar com minha filha. O pai pagava as despesas fixas dela mas, o resto era comigo, então lá se foi a faculdade no 8° período. Apesar de não ser apaixonada pelo curso, aquilo foi frustrante e eu sabia que a falta do 3° grau completo me faria falta no futuro.
    Enfim, tratei de seguir em frente e cuidar do meu sustento e da minha filha da melhor maneira possível. Trabalhei como secretária, trabalhei no setor de marketing de uma empresa ( área que achei muito bacana), depois numa empresa de publicidade e posteriormente na minha própria empresa de publicidade, junto com outros amigos e um companheiro na época. Ganhamos, com a Ophara Comunicação, prêmios da Rede Bahia nos Eventos do Bahia Recall. Tínhamos muita criatividade mas, sobreviver no mercado exigia mais que isso. A empresa durou cerca de 10 anos. Daí, ainda pensado no sustento, resolvi aceitar o convite da minha mãe para substituí-la na empresa dela e de meu pai no ramo de panificação.
    No final de 2019 a Companhia do Trigo Ltda, próximo de completar 24 anos de mercado, encerrou suas atividades por inúmeros motivos. Então, me vi mais uma vez tendo que pensar no plano F, G ou H. Pedi forças a Deus! Mas como Ele sabe os caminhos que a gente deve seguir, tratei de não baixar a cabeça. Tristeza? Senti sim, inúmeras vezes. Sensação de fracasso, frustração, descrença em mim mesma… Mas eu não me dava o direito de desistir de mim.
    Foi então que, minha filha, Luiza Guimarães (Graduanda em Fisioterapia e uma apaixonada pela estética e a área de Dermatofuncional), que chamo carinhosamente de minha Luz, me deu a LUZ que eu precisava, me chamando para trabalhar na área de estética com ela.
    Comecei fazendo curso de penteado, depois de limpeza de pele e posteriormente, por indicação de uma amiga, para que eu tivesse um diferencial, fiz dois dos Cursos da renomada Renata França (Drenagem Linfática e Massagem Modeladora). Alugamos um espaço para atendimento, mas logo em seguida veio a Pandademia, pegando todos nós de calças curtas. Confesso que quase enlouqueci. Compromissos e nenhuma renda. Desisti do aluguel, me recolhi e passei a assistir lives, cursos virtuais e tudo que eu podia para não ficar parada e perder o foco. Finalmente as coisas foram se acalmando e alugamos uma sala no Espaço de Débora Rute, fiz outros cursos, comecei a atender com todo empenho e continuo buscando ainda mais maneiras de me aprofundar e crescer na área de massoterapia, estética, holística e tudo o que possa fazer bem a mim e àqueles que eu possa “ tocar”.
    Para conhecer mais sobre meu trabalho acessem: @tarciana.estetica.

  • Suene Coelho

    Sou Suene Coelho, @suenecoelhoevs, tenho 33 anos, nasci em Petrolina, sou filha de Euvaldo S. Rodrigues (mecânico) e Glaucia M. Coelho Rodrigues (dona de casa).
    Tenho dois irmãos ( Ramon e Rayane). Meus pais me ensinaram muitas coisas e uma delas foi ter fé, coragem e humildade. Tenho muito orgulho deles.

    Passaram-se cinco anos trabalhando como auxiliar de RH em uma fazenda, conheci o meu esposo e tivemos uma filha que se chama Maria Ísis, que hoje tem cinco anos. Após ter Maria, saí da fazenda e fiquei em casa para cuidar delas, no ano de 2017 fomos morar em Minas Gerais, meu esposo foi contratado para trabalhar lá. Ficamos três anos lá, e nesse tempo conheci pessoas que me convidaram para participar do STS ( Sistema Treinamento de Sucesso). Na realidade eu não acreditava muito em tudo aquilo, mas fiquei surpresa ao ver aquelas mulheres felizes e com sua autoestima elevada, confesso que mudei de ideia.

    Fui mãe aos vinte anos. O nome da minha filha é Anna Eliza que tem doze anos. Na época em que ela nasceu eu estava iniciando o curso de agricultura. Com muitos altos e baixos consegui concluir o curso e comecei a trabalhar. Como uma pessoa sonhadora, sonhava em ter minha própria empresa.

    Trabalhar em algo que ajuda as pessoas a ter uma vida mais saudável, e para mim mesma, no meu tempo e da forma que acredito, não tem preço! Ter tempo para cuidar das minhas filhas, e voltar a estudar é uma grande alegria. Com todo o treinamento que tive sobre os produtos, vou mais além, agora quero fazer a faculdade de nutrição. Eu só tenho que ser grata a Deus. Acreditar que sou capaz e ter fé….

  • Rebeca Sapucaia

    Oi, eu sou Rebeca Sapucaia @rebecasapucaia.arquitetura, Arquiteta e Urbanista e trabalho com arquitetura e interiores!

    Desde pequena eu falava que ia ser desenhista de casas (rsrs). Falar sobre a minha história de vida me dá muito orgulho. O caminho não foi fácil, e confesso que não é uma missão muito simples relatar algumas coisas porque a vida é cheia de altos e baixos. Mas sei que muitas pessoas podem se identificar e dessa forma poderei inspirá-las e ajudá-las. Por isso decidi compartilhar um pouquinho da minha história com vocês.

    Para quem não sabe, me tornei mãe aos 17 anos, e isso me fez achar que tudo iria ter que tomar um rumo diferente e eu que jamais iria consegui realizar meus sonhos. Na época não tinha faculdade arquitetura aqui na região, e para não ficar parada fui mudando os meus objetivos, mas nunca parei de sonhar e estudar. Então ingressei em vários cursos: administração, gestão ambiental, engenharia ambiental, mas nada era o que eu queria eu não me conectava, até que em 2014 decidi realizar meu sonho da faculdade de arquitetura, e aos trancos e barrancos, comecei a movimentar as coisas, consegui um emprego em salvador, e consegui um reingresso na UNIJORGE.

    Mesmo com o meu pai apreensivo, achando que era uma loucura, levar a minha filha e ir morar em salvador para estudar e trabalhar lá, porque aqui eu tinha todo o suporte da minha família, e lá não teria, ainda assim ele apoiou a minha decisão, e quando eu digo apoio, não era somente financeiro, até porque na época ele não tinha condições de arcar com minhas despesas e as de Sara… fora os custos da faculdade, entre outras coisas. Porém meti as caras como sempre faço, enfrentei a situação. Passei 5 longos anos para me formar e conheci várias pessoas que quero carregar em meu coração pra sempre como conheci outras também que me ensinaram que devo ser um ser humano mais atencioso em quem confio.

    Nesse percurso não estava dando mais para cuidar de Sara e estudar fora, pois mesmo sendo muito dedicada, trabalhar e estudar dificultou muito as coisas, então só quem me conheceu na época vai lembrar do que era pegar 10 disciplinas em 2 turnos e perder quilos e quilos, não dormir e viver de comer  miojo. Sara foi morar longe, primeiro com a avó paterna por ser mais perto, porém não se adaptou e veio morar com minha mãe, já no oitavo semestre minha irmã teve um problema de saúde e minha mãe teve que ir pra Salvador e ela foi morar com meu pai.

    Tudo sempre foi muito difícil, enfrentar a distância da família, de Sara, e já no finalzinho minha irmã também ficou doente… Depois desse periodo me peguei em uma fase muito triste e estranha. Passei um mês sem ânimo, sem levantar da cama, não tinha vontade de absolutamente nada, e descobri que isso era uma doença chamada depressão. Poucas pessoas souberam o quanto foi difícil pra mim.  Passei meses em um processo depressivo, depois comecei a fazer terapia, tomar medicação e graças a Deus a minha sorte é que tenho uma família que sempre me apoiou em tudo. Não foi fácil finalizar o curso doente. Eram 10 disciplinas mas um TCC de arquitetura “que só sabe quem já passou,” e então meu pai também ficou doente e em meio depressão e Tcc eu ainda tinha quedar o meu melhor para estar ao lado dele.

    Enfim, todo esse processo durou mais um ano, e não consegui me formar com a minha turma, o que me deixou ainda mais fragilizada na época. Mas Deus sabe de todas as coisas e  tem planos maravilhosos em nossa vida. Na pior fase da minha depressão eu cheguei ao fundo do poço e cheguei a pensar que tudo estava perdido. 2019 teria sido o meu primeiro ano de formada. Mas toda essa jornada me fez conhecer a Rebeca que sou hoje, e por quem sou completamente apaixonada. Sou uma mulher forte que transformou a dor e conseguiu ter forças para finalizar o curso dos meus sonhos, me aprimorar muito e fazer várias especializações. Tive a oportunidade de estagiar em um escritório maravilhoso que me ensinou muito e me trouxe amizades inesquecíveis.

    Hoje eu vejo que tudo que vivi teve um propósito. Profissionalmente falando, no estágio aprendi na prática tudo o que a faculdade não me ensinou. Aprendi na íntegra em um escritório grande com muitos projetos. Comecei a seguir arquitetos  nas redes socias que me inspiram até hoje. Tudo isso graças a todas as experiências que vivi. 

    Hoje sou uma arquiteta empreendedora. Tenho o meu próprio escritório, sou uma profissional admirada pela maioria dos meus clientes, pelas pessoas que me cercam, que j’á me conheceiam antes, ou entraram em minha vida a pouco!

    É preciso muita garra, propósito, e organização para administrar um escritório de arquitetura. São muitas demandas, e processos que estão sempre sendo aprimorados!

    Por mais tempo que leve, acreditem, por mais difícil que tudo pareça ser, não desista do que você sonha. Porém não fique parada esperando que as coisas aconteçam. Trabalhe, mesmo que no início, para aprender, você trabalhe sem ganhar, pela experiência e pelo aprendizado. Mesmo que você tenha que dormir pouco, mesmo que todos digam que você é louca, se você acredita no seu sonho, vá em frente!

    Em 2020 em pleno, em um ano de pandemia Deus me honrou em todas as minhas lutas. Já realizei vários sonhos e não vou parar por aqui. 2021 está começando com todo gás. Já estou fazendo uma pós graduação, já tenho novos sonhos, e desejo muito que quem leu até aqui se sinta encorajado a não desistir nunca, mesmo que tudo naquele momento pareça estar dando errado Deus tem planos muito maiores pra você. Tenha fé, metas e não desista nunca!!

  • Lêda Nascimento

    No dia 03 de Julho de 1986, nascia na de cidade de Juazeiro, Bahia, uma linda estrela chamada Lêda dos Santos Nascimento, nome escolhido pelo meu pai que gostava de uma jornalista (Lêda Nagle). ⠀⠀
    Então o mundo ficou diferente. Na infância sempre fui estudiosa, sonhava grande! Atriz, dançarina, cantora – talvez – e as mudanças continuavam, sempre pensando alto. Fiz o ensino médio com o curso de magistério. ficando na área da educação por cinco anos. Cheguei a me tornar coordenadora, mas não era o suficiente. Vendedora, atendente financeira e até na secretaria de obras Lêda passou, mas nada estava do jeito que eu sonhava. Sempre em busca de mais e mostrando às pessoas o lado da grandeza e humildade do ser.
    ⠀⠀
    Certo dia minha amiga-irmã falou: “você é diferente, autêntica. Vá pra área da beleza.”
    ⠀⠀
    Comecei com um curso de design de sobrancelha e não parei mais… cabelo, maquiagem, imagem pessoal. Tudo na área da embelezamento me encanta, sem falar nas viagens que fiz para especializações. Mas essa estrela não ficou. Juazeiro tava pequeno pra ela, que sempre teve voos altos!! ⠀⠀
    Cheguei Salvador!!!! Para te mostrar o que Lêda Nascimento tem de melhor!!! Cheia de vontade de levar autoestima e conhecimento, alavancando pessoas ao encontro de si mesmo. ⠀⠀
    Acredite tudo é capaz, basta confiar!
    Lêda Nascimento, sou eu.

  • Empreendedora AAA Cynthia Clause

    Olá, me chamo Cynthia Clause, Turismóloga e Empreendedora da Criatur; Tenho 40 anos, sou baiana nascida em Paulo Afonso, uma linda cidade banhada pelo nosso lindo Rio São Francisco. Tive a sorte de viver minha infância em umas das cidades mais lindas do sertão, com muita qualidade de vida, ao lado de grandes amigos que cultivo até hoje, e minha tão bela Família: Meus Pais Ademar e Soraia e meus irmãos José Gleisson e Jefferson Clause. Sou a caçula da família, mas sem dúvida me tornei uma mulher forte e confiante graças ao amor e apoio desses quatros seres humanos que tanto admiro e me inspiro para ser uma pessoa melhor a cada dia, e mesmo morando há 15 anos longe deles que estão na capital de Pernambuco, estou sempre presente na vida deles e das minhas cunhadas e sobrinhas que complementam ainda mais o nosso amor e a nossa família. Como também meu Amor e Parceiro Nilton Ribeiro (meu Gaúcho), que trouxe luz, calma e muito amor em meus dias me presenteando com dois enteados lindos e amáveis, me tornam uma mulher mais completa por exercer meu amor de mãe, já que não tenho filhos biológicos. 

    Minha vida está relacionada com muitas mudanças, por isso hoje sou uma pessoa que me adapto muito bem a elas. Ainda pequena fui morar em Recife-PE, e aos 24 anos mudei para o sertão de Pernambuco, para a linda cidade de Petrolina e por coincidência ou não, também banhada pelo meu velho Chico como minha cidade Natal. 

    Vim em busca de realizar sonhos pessoais e profissionais, em Petrolina encontrei pessoas maravilhosas e descobrir meu amor pelo Turismo. Fiz a graduação em turismo e desde sempre estou envolvida na área, mas foi em 2013 que abrimos a Criatur, juntamente com duas grandes amigas que fazem parte da minha vida até hoje, Tyalla e Lidiane. Infelizmente hoje elas não estão podendo tocar a empresa comigo, mas sempre me ajudam como podem. Sou eternamente grata por essa parceria de vida e de trabalho que é eterna. Amo vcs, Meninas!!! <3

    A Criatur, é uma Agência de Turismo Rural no Vale do São Francisco que vem realizando experiências de 𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼, 𝗽𝗲𝗱𝗮𝗴𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗲𝗻𝗼𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼. Aliar educação e turismo, de forma lúdica, expandindo os espaços da escola e da aprendizagem, é tarefa pra poucos e ela sempre soube fazer com amor, preparo e empenho. Ao Longo desses 7 aninhos, enfrentamos muitas alegrias e realizações, afinal amamos o que fazemos. É transformador trabalhar com alegria, lazer e principalmente com conhecimento através dos projetos de Turismo Pedagógico. Mas também, muita luta. No início, principalmente; 3 mulheres ousadas afim de desbravar e contribuir com o nosso Setor e essa linda Região do Sertão do São Francisco.

    Mas este ano em particular, quando me deparei tocando a CRIAtur sozinha, cheguei a imaginar que seria um ano melhor, com novos desafios, coragem para tocar todos os projetos, e certa de que teria ajuda de muita gente. Mas veio a pandemia. 

    Foram 15 dias em estado de choque… O turismo primeiro Setor afetado e o último a retomar, e agora? …me fiz essa pergunta muitas vezes.

    Bom, eu nasci vendo a mudança como algo positivo, novas possibilidades, e com muita fé que existe um Deus que tudo pode e que quer nossa alegria. Durante a pandemia decidi estudar, me atualizar e o que tive de respostas foram muitos ensinamentos, mas dois me chamaram muito atenção: Compartilhar (colaborar) e estar em rede. E foi isso que fiz, me aperfeiçoando, entrando e redes e buscando novas oportunidades negócios, como o Turismo virtual. Pois em apenas três meses de pandemia eu comecei a faturar, e ninguém poderia imaginar alguém do setor de turismo conseguindo vender em plena pandemia.

    O Fato é que quando estamos em exercício a mente cria. Quanto mais eu acordava cedo e trabalhava como nunca, mais ideias e oportunidades surgiam. E desde lá não parei mais. Estamos em dezembro de 2020. Fiz 40 anos há uma semana, não pude comemorar com minha família porque moro longe deles. Mas estou muito grata pela minha saúde, e de todos amigos e familiares que estão sobrevivendo a tudo isso. E também muito feliz por saber que nos próximos anos, com ou sem pandemia o meu negócio está pronto para seguir sempre em frente, pois existe dentro dele um propósito único, colaborar com as pessoas.

    Eu amadureci em 2020 em poucos meses o que levariam anos, tanto no lado emocional como na minha vida profissional e sei que a família, amigos, parceiros e meus lindos clientes constroem isso comigo diariamente. Pensamos e realizamos um turismo sustentável e responsável.

    Quero expor aqui meu profundo agradecimento a Deus por todas as alegrias e dificuldades consentidas para meu melhoramento, e consciente de que tenho muito a aprender, a família, amigos e parceiros, como também a todas as minhas redes que me apoiam antes e durante a pandemia, são elas: Líder do Sertão do São Francisco, Mulheres do Turismo Rural do Brasil, Recria – Rede Nacional de Turismo e Experiências Criativas, Coletivo Turismo Rural Consciente, e claro as lindas e arretadas Empreendedoras do Vale.

  • Empreendedora AAA Dália Pacheco

    Meu nome é Eudália Pacheco, mas pode me chamar de Dália, sou juazeirensse. Graduada em Administração de Empresas, Escritora, Empresária, Coach, especialista em Gestão de Pessoas, empreendedora.

    Amo motivar e inspirar pessoas.

    Hoje sou sócio na empresa INSTITUTO FLORESCER que presta serviços médicos. Treinamento e desenvolvimento profissional e gerencial.

    Um passei pela minha história
    Nasci em uma típica casa do interior, ali mesmo na roça, através de um parto domiciliar. Convido você para fazer uma breve viagem ao passado. Esta era uma casa simples, sem muitos recursos. Por fora, ela era feita de barro, com uma porta de madeira dividida ao meio (estilo holandesa) e uma janela. Ao entrar nela, você caminhará por um piso de cimento e verá que as paredes são de tijolinhos com barro. Na sala, uma grande mesa com dois bancos de madeira e dois quadros na parede: coração de Jesus e coração de Maria (Deus, como você perceberá, está sempre muito presente em todos os momentos da minha vida). Foi nesta casa simples que eu nasci e vivi por toda a infância.
    Meu sonho era poder estudar, e para isso precisava sair da roça, morar na cidade. Cheguei em Juazeiro com 11 anos de idade, com o coração cheio sonhos, que o medo ficava insignificante e a vontade de acertar me fazia buscar o melhor de mim.

    Com 18 anos meu primeiro emprego em uma loja de cosméticos. Fui operadora de caixa e vendedora. Fazia de tudo um pouco, arrumava estoque, recebia mercadoria, organização de prateleiras. Foi um momento de muito crescimento e aprendizagem, sou grata pela oportunidade. Sei que muito do que sei sobre organização e planilhas foi tomado por impulso aqui neste momento. As amizades que carrego comigo até hoje também brotaram nesse momento de convívio.

    Alguns anos mais tarde, já trabalhando em outro empreendimento da família ( serviços na área da saúde ) Não estava feliz e muito menos realizada com o meu trabalho naquele momento. Um desejo, ser protagonista da minha trajetória. Nesse período, eu estava finalizando a Faculdade de Administração.
    Optei por um negócio em que eu envolvesse uma das minhas paixões: cozinhar! Desta forma, nasceu o projeto da Cafeína Juá em nossa Juazeiro-BA. Passei por “Picos e Vales”, como no livro de Spencer Johnson. Foi um momento de muito crescimento, alegrias, decepções, e tristezas. Mais uma superação para minha coleção.

    Realizei o primeiro festival de arte e sabores do CAFEÍNA Juá, na verdade o primeiro do Vale do São Francisco.

    Em 2018 coloquei um ponto final nessa trajetória do café, entendi o processo e aceitei que o negócio tinha fechado seu ciclo.

    Era hora de arrumar a bagunça e recomeçar. Comei minha busca pelo autoconhecimento, precisava ressignificar. Durante esse processo participei de vários cursos e fiz o de oratória com Fabiana Rolim. Foi incrível realmente o que eu precisava para recomeçar. Participei do grupo “o que te move?” Onde realizei a minha primeira palestra.

    Para mim foi um divisor de águas, foi quando finalmente me descobrir e entendi o meu propósito.
    Acredite, o importante é saber aproveitar cada capítulo da sua vida, afinal todos eles trazem coisas boas e ruins, o importante é que você possa aprender com tudo isso e agradecer sempre.

    Por acreditar que podemos acender uma luz de motivação no outro, mesmo sabendo que motivação vem de dentro. Criei uma página nas redes sociais, Motive-se Diariamente, para acender essa chama nas vidas das pessoas. Fico muito feliz e agradecida quando recebo os depoimentos falando como ajudo nos momentos de fraqueza e que, de alguma forma, impulsiono suas vidas, me considero uma impulsionadora de pessoas. Quando fiz meu curso de oratória, formação em Coaching e outros tantos de desenvolvimento pessoal, foi justamente para ajudar outras pessoas com a minha história. Podemos ser luz e levar a vida de uma forma mais leve.

    A vida é um carrossel com altos e baixos e tudo o que vivenciamos vem inevitavelmente para o nosso aprendizado. Aprendi que através das nossas vivências podemos reagir e crescer.

  • Empreendedora AAA Priscila Pinheiro

    Olá, sou Priscila Pinheiro. Designer de interiores e conectada em tendências. Sou natural de Sobradinho – Bahia, e atualmente resido em Petrolina – Pernambuco. No coração do sertão nordestino, a terra dos impossíveis.

    Cresci em um lar de empreendedores e posso dizer que “está no DNA”. Hoje, percebo que não foi apenas uma escolha de carreira simplesmente, mas que desde pequena minhas atitudes me levavam para o caminho em que hoje me encontro. E me encontrei de fato. Me formei em Administração de Empresas antes de Design de Interiores, e aplico muito desse conhecimento teórico da primeira graduação no meu negócio e dia-a-dia. Projetar, negociar, vender, realizar a manutenção do escritório e todos os processos envolvidos requer muita organização, dedicação e força de vontade. Acredito que nenhum aprendizado é em vão e que não podemos parar de estudar e nos atualizar constantemente, seja em qual for a profissão. É preciso saber direcionar o conhecimento que se tem (mesmo que pareça não aplicável), para o objetivo que se almeja. Nunca é tarde para mudar de rota, profissão, nem de sonhos.


    Empreender nunca foi fácil, mesmo em outros tempos… E é importante também falar da não romantização desta ação. É um processo. Gosto da analogia da montanha russa, pois tudo depende da perspectiva que você tem e de como você se comporta em cada fase/”curva”. Acho que a principal característica de um empreendedor é “Ser inconformado”. Porquê sendo assim, você sai da zona de conforto. Sai do “mesmo”, sai do “todo mundo faz assim”. Nosso faturamento no escritório cresceu três vezes mais durante a pandemia, que em meses anteriores! Mas isso não quer dizer que precisamos esperar adversidades para nos reinventar. Investi no online, decidi que a internet viraria minha “sócia”. E tem dado muito certo.


    Quero deixar meu incentivo a todos os empreendedores, em especial às mulheres empreendedoras, e dizer que o posicionamento que tanto almejamos acontece quando encontramos uma ferramenta que destaque o nosso talento. Usando-a estrategicamente no lugar em que estamos inseridos e abençoando pessoas com o nosso talento nesse lugar. Por fim transforme a internet na sua principal sócia e se cerque bons parceiros, a cooperação flui muito mais do que a competição.

  • Kalyne Thiazamary Kaline Thiazamary

    Sou Kaline Thiazamary tenho 33 anos e sou natural de Serrita-Pe a capital do vaqueiro. Eu, minha mãe e irmã que considero 2 guerreiras viemos para Petrolina com um sonho de melhorar a nossa condição financeira, e aí começou a luta de todas nós! ⁣

    Sou casada com Starllies de Lima @starllieslimaum companheiro que me apoia e ajuda, tenho 2 filhos maravilhosos (Rayca Vitória e Rayan Gabriel). Com o nascimento de Rayca Vitoria, minha princesa, tive que me virar pois estudava, cuidava da casa e da minha irmã para minha mãe poder trabalhar e então começou a nascer a empreendedora dentro de mim.

    Pois tive que literalmente arregaçar as mangas e começar a trabalhar, trabalhei em algumas empresas dando sempre o meu melhor e sendo sempre reconhecida, até entender que chegou o momento de lutar por nossos próprios sonhos. Então decidimos conviver juntos: Eu, Starllies e Rayca.⁣

    Começamos a empreender com uma lan house, que meu esposo comprou da minha sogra, reconstruímos e comecei a administrar, foi onde descobrir o meu amor por empreender e me redescobri no atendimento ao cliente. E fomos agregando produtos e serviços. Fui vendo que realmente esse era o meu ramo!⁣
     ⁣
    Aí veio o nascimento do Rayan Gabriel meu príncipe, que me fez desacelerar um pouco. Porém, a lan house não era mais suficiente e começamos com o provedor de internet Cyber Star  @internetcyberstar
     Ele foi tomando uma proporção enorme, e o que começou com 4 pessoas: Eu, meu esposo, meu cunhado (Willyan), e sua na época esposa (Laise) hoje trabalhamos com mais ou menos 15 funcionários, 2 sedes de atendimento, e 100% fibra óptica. ⁣

    Nosso propósito é fazer com que todos os nossos clientes tenham a melhor experiência online. Trabalhamos para fazer o melhor a cada dia, me orgulho muito de estar à frente, representando essa grande empresa, que conecta sentimentos, e que une pessoas, nessa época tão difícil.⁣
     E após fazer parte desse grupo de empreendedoras que já tem uma grande bagagem e que sempre estão dispostas a ajudar estamos crescendo abundantemente.⁣
     ⁣
    Resumindo: SOU @kaline_thiazamary EMPREENDEDORA, ARRETADA, AMOSTRADA E APAIXONADA.⁣
    PORQUE TUDO QUE QUEREMOS E ACREDITAMOS PODE ACONTECER.

  • Danúbia Barbosa

    Eu me chamo Danúbia, tenho 49 anos, casada, 4 filhos, Confeiteira por amor e paixão. ⁣⁣

    Nunca pensei e nem imaginei um dia em minha vida que eu fosse trabalhar nesta área! Trabalhei na área de contabilidade e tinha vontade de cursar faculdade de Contabilidade. Depois que me casei parei de trabalhar e passei a cuidar da família, e dos afazeres domésticos por questão de necessidade! Veio a segunda gestação, a terceira e a quarta. Foram 20 anos cuidando da casa, filhos e esposo, muitas vezes esquecendo de mim mesma! Sempre gostei de celebrar o dom da vida dos meus filhos e muitas vezes não tínhamos condições de pagar alguém pra fazer então eu mesma fazia o bolo.

    De repente a vida começou a ficar sem sentido pra mim e eu me descobrir depressiva, muita tristeza que vinha do mais  profundo de mim mesma. Tive o meu primeiro contato com um curso profissionalizante através de uma amiga muito especial (Júlia Pires), e fui apenas para satisfazer o desejo dela. Cheguei no local do curso me sentindo um peixe fora d’água. Deu-se início ao curso e prestando bastante atenção, achei tudo muito interessante.

    Confesso que não houve uma mudança logo de primeira no que eu sentia, porém houve uma diferença: eu fiquei curiosa pra aprender como fazia um bolo gostoso. Pouco tempo depois Julinha me convidou pra irmos juntas a um novo curso de confeitaria, e daí em diante eu já comecei a ir por conta própria. Fui me sentindo cada vez mais atraída por aquela forma de trabalhar e de transformar açúcar em arte, uma arte que me fascinava! Fui vivendo da forma que podia!

    Confesso que lutei e resisti muito! Quanto mais eu me diminuía me sentindo incapaz mais as pessoas gostavam do meu trabalho. Quando estou com a mão na massa consigo esquecer todos os meus problemas a fora. Aprendi nesses 5 anos de trabalho que a vida é como uma espera por um bolo. Cada etapa tem seu tempo próprio, tempo de espera. ⁣

    Recentemente fiz minha primeira dolman e quando me vi vestida eu assumi que eu posso! Que eu sou capaz! Que foi Deus que me capacitou!⁣

    Me sinto realizada na confeitaria e em  quanto a depressão e a ansiedade aprendi com muita dor a me controlar. Faço tratamento até hoje e estou muito bem graças a Deus. Por amor a confeitaria eu reconheci que precisava de ajuda e busquei auxílio profissional.⁣

    Hoje tenho meu ateliê, que com a ajuda de meu esposo e meus esforços conseguimos montar em casa mesmo. Trabalho todos os dias da semana e só tenho a agradecer a Deus pela Sua generosidade comigo e a Julinha minha amiga que um dia  me incentivou.⁣⁣

    Sou mulher, mãe, esposa, Confeiteira, empreendedora retada que ama o que faz.⁣

  • Íris Alves

    Olá! sou íris Alves, tenho 29 anos e sou natural de Belém PA. Aos 12 anos cheguei aqui na cidade de Petrolina com minha mãe e meus irmãos. Por ser a filha mais velha de cinco filhos aos 14 anos comecei a revender cosméticos e perfumaria para ajudar na renda da família.
    Após me casar, eu e meu esposo montamos um pequeno mercadinho na vila onde moramos aqui na zona rural de Petrolina. Me formei em pedagogia mas não me identifiquei muito com a área, porque empreender é o que move. Deixei a área da educação de lado e fui fazer alguns cursos na área da beleza, assim me encontrei na vida profissional. Para ter mais flexibilidade para cuidar dos meus dois filhos resolvi abrir meu próprio negócio, meu espaço @irisalvesdesigner. Onde ofereço serviços de design de sobrancelhas e Depilação, a quase dois anos venho desempenhando meu trabalho com muito amor e dedicação e o mais importante… Elevando a auto estima de muitas mulheres através das sobrancelhas.
    Sou grata a Deus, por me trazer para uma cidade tão maravilhosa como Petrolina. Grata, por me apresentar esse projeto tão especial que é a comunidade @empreendedorasdovale.oficial.
    E apesar dos obstáculos que essa pandemia trouxe, sigo firme e forte no desenvolvimento de minha empresa, porque sou uma ” empreendedora arretada, amostrada e apaixonada” pelo que faço e por essa cidade,

  • Isabela Henriques

    Meu nome é Isabela Henriques Vieira, tenho 40 anos nasci em uma cidadezinha do interior da paraiba chamada Princesa Isabel, nasci de 7 meses. Sou a 3 filha de 6, meu pai chama José Carlos Henriques,minha mãe Isabela Maria Henriques.sou casada tenho 2 filhos. Sou técnico Agrícola ,Pedagoga, pós graduação em Recursos humanos e Empreendedora .

    No social faço parte do grupo amigos do bem PNZ um grupo de solidariedade com o próximo. Comecei a trabalhar aos 20 anos na área agrícola, fui ao Chile fazer um curso pós colheita de uva, sai da área depois da minha segunda gravidez. Fui ser professora atuei na educação, municipal e particular, comecei empreender para ajudar a minha irmã que estava precisando.

    Fui incentivada pelo meu marido que é comerciante a abrir uma loja de artesanato ele me apoiou e me deu o capital inicial para começar tudo, foi comigo nas fábricas e comprar as mercadorias, com isso veio a pandemia não tive como inaugurar e comecei a aprender vender pela internet, fui me capacitando com as livres e os cursos das empreendedoras do vale e da Fabiana Rolim, a minha loja física fica localizada na rua 05 número 96 bairro quati 1 Petrolina PE, é a minha paixão a Teartesbela trabalho com um amor e dedicação pelo o que eu faço tenho orgulho da minha loja aconchegante cheirosa do cheitinho que eu gosto, recebo bem os meus clientes como eu queria ser recebida em qualquer estabelecimento que eu entrasse.

    Sou Arretada Apaixonada e Amostra mesmo!

    Todos os dias eu acordo e digo Eu posso,Eu quero e Eu consigo com Deus e Nossa Senhora comigo. Serei sempre grata a Deus por tudo, pela minha família,por enviar pessoas para minha vida que estão contribuindo para o meu crescimento pessoal e empresarial.

    A Teartesbela é uma loja de artesanato de tear, feitas com algodão puro colorido vem de uma pequena fábrica família. Fabricação de qualidade,Sustentável, a tecelagem é uma pratica milenar. Visitem o instagram da Teartesbela e se apaixone pelas lindas peças que tem lá.

    A determinação e a coragem são os dois fatores principais para o ser humano conseguir metas e alcançar seus objetivos. Sigo com pensamentos positivos,energia positiva e agradecendo todos os dias a Deus.

  • Marta Xavier

    Sou Marta Xavier, 29 anos e natural do Vale do São Francisco. Comecei a trabalhar aos 14 anos como professora de reforço. Sempre gostei de ensinar, e depois de morar 2 anos nos Estados Unidos estudando engenharia, voltei ao Brasil e fui convidada por uma escola de inglês para trabalhar como professora e mais tarde como coordenadora na unidade de Caruaru-PE. Me apaixonei pelo projeto de escola delivery e resolvi abrir a minha própria franquia em Petrolina, que está sendo um sucesso!

    Com aulas personalizadas, foco em conversação e grupos pequenos formados pelos próprios alunos a @topenglishpetrolina consegue realmente fazer com que seus alunos falem inglês no conforto da sua casa ou trabalho.

    Mesmo com a pandemia a escola conseguiu continuar crescendo, devido a estrutura digital que já usávamos e a metodologia adaptável a qualquer situação.

    E assim me apaixonei pelo mundo do empreendedorismo.

    A possibilidade de ajudar pessoas a realizar seus sonhos me fascina. Sejam eles nossos alunos ou colaboradores.

    E foi através desse sentimento de encantamento pelo empreendorismo que resolvi me aventurar em um outro negócio. Em breve teremos o primeiro bistrô Vegetariano de Petrolina.

    O Veg&Tal vem com o objetivo de mostrar as pessoas que existe comida gostosa a base de plantas e livre de sofrimento animal. No sertão de Pernambuco, um negócio como esse é um desafio. Mas Petrolina é a cidade do desenvolvimento e da inovação, e tenho certeza que o @vegetalpetrolina será um sucesso.

  • Graça Carvalho

    Uma bela história de vida

    Começou a mostrar sua veia “empreendedora” aos 9 anos de idade, quando ganhou de presente de um tio, que veio de SP, uma caixa de “chiclete PLOC”. Por achar grande a quantidade do referido bombom para seu consumo, começou a vendar parte do produto para as crianças da vizinhança. Com o sucesso das vendas começou a diversificar as guloseimas. E logo uma “banquinha de bombons e de sonhos” ganhou espaço em boa parte da infância.
    Aos 15 anos teve seu primeiro contrato de trabalho, assinado em carteira, para prestar serviço em “Home Office” (quando nem se conhecia esse termo). A contratante foi uma Associação de Classe, que não possuía sede, mas precisava de uma secretária para elaborar documentos para seus associados.
    Aos 18 anos foi aprovada em concurso bancário, onde rapidamente cresceu profissionalmente, por ter sempre muita disciplina, foco, muito compromisso e responsabilidade. Tornando-se uma das primeiras mulheres “gerente de banco” na instituição estatal Baneb. Se destacava sempre pelos resultados positivos em todas as Agências do Banco, por onde passou.
    Quando aconteceu a crise das privatizações, que a Instituição bancária deixou de existir, ela rapidamente deu uma “virada de chave” e começou a atuar, como “instrutora de cursos” no SENAC e no SEBRAE.
    Sempre #arretada, aceitou outro grande desafio: Assumir a direção de uma Unidade Hospitalar, e, de novo, muito #amostrada, tornou-se a primeira profissional “não médica” a dirigir aquela instituição, é óbvio que se preparou para o cargo. Proativamente se especializou na área de administração hospitalar, em seguida pós graduou-se em “saúde pública” o que a qualificou para, também, quebrando todos ao paradigmas, assumir o cargo de Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (2003 a 2004), (2007 a 2008), sem compor nenhuma sigla partidária.
    De repente, por uma necessidade doméstica, começou a estudar formas de ajudar ao seu sogro a recuperar-se de um AVC, que o deixou com sequelas neurológica e cognitivas.
    Foi quando conheceu uma franquia genuinamente brasileira, com sede em São Paulo, que desenvolve um curso de Ginástica Cerebral e percebeu que poderia transformar a vida de mais pessoas no Vale do São Francisco.
    Em outra “virada de chave” e uma mudança de “Mindset”, jogou “pro ar”, toda sua carreira executiva para “empreender”, agora no negócio próprio.
    Atuando há 08 (oito) anos na região, no segmento de “Educaçao”, como franqueada do Curso SUPERA de Ginástica Cerebral, que tem base na neurociência, mais especificamente no conceito de Neuroplasticidade Cerebral.
    A atividade trabalha estimulando as habilidades Cognitivas e Socio emocional das pessoais como: memória, concentração e criatividade, além da habilidade de melhor interpretar, refletir e pensar. Garantindo com isso, melhor fortalecimento e funcionamento dos neurônios.
    Novos desafios estão por vir!

  • Tâmara Castro

    Me chamo Tâmara @tamarasstjuazeiro , tenho 38 anos, nasci em Juazeiro, sou casada com Jonatas e temos uma filha de 1 ano e 3 meses que se chama Lunna.
    Sou filha de Toninho pedreiro, e Lita que é manicure e dona de casa. Tenho muito orgulho dos meus pais, por terem me ensinado a seguir sempre no caminho da honestidade e da humildade.⠀
    Sou formada no Curso Técnico de Segurança do trabalho e estou cursando o 4º período da faculdade de Administração. Depois da maternidade resolvi ativar meu MEI, onde surgiu a a minha empresa, a T&I Consultoria e Serviços. Amo lidar com gente e já trabalhei na área de vendas, contabilidade, entre outras.⠀
    Por escolha, pedi demissão do meu último emprego e atualmente estou prestando serviços para empreendedoras, trabalhando no sistema Home office, tanto em projetos na minha área de Segurança do trabalho, como também com serviços digitais. Dessa maneira posso gerenciar a minha casa, cuidar da minha filha mais de perto ao mesmo tempo em que busco realizar os meus sonhos para o futuro. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Sou apaixonada por Internet e estou estudando Marketing digital, me virando nos trinta… Amo estudar, fazer cursos, participar de lives, palestras. Estou sempre aprendendo e colocando em prática o que aprendo para ajudar quem está ao meu redor a crescer. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Mesmo diante da crise, estou realizando o meu sonho de empreender.
    Tenho um grupo no WhatsApp #apoieumaempreendedora no qual divulgo negócios locais. Também faço parte do Clube das @empreendedorasdovale.oficial, onde sou responsável pelo atendimento e suporte, e nos dois projetos, estou conectada a mulheres brilhantes, #arretadas, que se apoiam e querem crescer juntas.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Me sinto realizada por fazer o que amo que é ajudar outras pessoas a crescerem!

  • Kerollayne Perci

    Olá sou kerollayne Pereira, tenho 25 anos e nasci na cidade de juazeiro-BA. Sou mãe, esposa, dona de casa, artesã, estudante, modelo da minha marca, blogueira e empreendedora. Comecei com 12 anos de idade quando fiz um curso de bijuterias e me apaixonei pela arte feita a mão. Depois desse curso entendi o que é ser uma artesã.
    Me casei com 17 anos de idade e tive meu filho Davi, sou grata e dedico minha vida a nossa família. Quando Davi fez 4 anos de idade, precisava ter uma renda e fui em busca de emprego, enfrentei o desafio de ver todas as portas se fecharem para uma jovem sem experiência comprovada.
    Diante da minha preocupação meu marido me pediu pra fazer um colar terço para ele e eu fiz, depois que vi aquele terço, algo me despertou e pensei: Porque não voltar a fazer bijuterias novamente? E fiz um curso para me especializar em terços. Então voltei fazer bijuterias artesanais e meu primeiro passo foi abrir minha loja virtual, nasceu a kero bijuterias (@kerollayneperciii).
    Vem Dando certo! A kero bijuterias é uma loja virtual, vendo bijuterias, terços e acessórios para revenda. Também trabalho com varejo, ofereço cursos, pois acredito que nos mulheres só temos a crescer nos capacitando e empreendendo.
    Hoje tendo minha independência financeira e junto com minhas bijuterias vai todo meu amor, pois amo a minha arte e meu trabalho…
    Bijuterias feitas à mão com amor!

  • Fabiana Santiago

    Oiiii, Então vamos lá…

    Sou Fabiana Santiago, cantora, professora, graduada em Licenciatura em Música pelo Instituto  Federal Pernambucano – Campus Petrolina /PE, cursando pós graduação em Educação Musical, pela Pró Minas – MG, Embaixadora  das empreendedoras do Vale do São Francisco. ⠀

    A minha história se iniciou quando, ainda em São Paulo, aos 12 anos de idade decidi começar trabalhar, fui vender fogos de artifício porque queria ter liberdade e correr atrás dos meus sonhos. Nessa mesma época na escola eu já produzia mini apresentações de dança e música, além de livros de poesia… A arte já aflorada em mim desde pequena. ⠀

    Mas foi aqui em Petrolina que descobri o meu foco, a música! Ao chegar à cidade me engajei no coral da igreja, grande fonte de aprendizado, e de lá saiu o meu primeiro contato com o mundo artístico, fui convidada para ser backing vocal de Ednaldo Fonseca, o Juiz sanfoneiro, onde permaneci por 4 anos. No retorno já mais preparado e encorajado resolvi aceitar o convite dos amigos Lenilson e Gentil e formamos o Grupo “Águas do Rio”, e passamos a nos apresentar nos bares da cidade de Petrolina.  Até conhecer um grande parceiro vindo do Recife Allan Carlos e formamos a dupla, Fabiana e Allan… Uma longa estrada de apresentações dentro e fora do vale do São Francisco. ⠀

    Nesse meio tempo fui convidada para voltar ao backing vocal desta vez acompanhando Targino Gondim, Brasil a fora e me dividindo com o trabalho fixo em lojas da cidade, pois era muito difícil viver de música, viver de arte, e sempre è! Segui até 2013 acompanhando seu trabalho, me dividindo entre a minha carreira, que nesse intermédio tiveram os lançamentos dos meus primeiros shows de teatro, os primeiros prêmios de melhor intérprete que com honra recebi  5 premiações e as mais de 10 canções defendidas também premiadas.⠀

    Foi no ano de 2010 que realmente resolvi assumir minha vocação musical e largar tudo pra viver só de música, produzir os shows, corres atrás dos eventos e me especializar. Com a vinda do curso de música para Petrolina, foi o pontapé inicial para me dedicar a outra paixão… Ensinar, ajudar o próximo a descobrir o novo… E assim grávida de 9 meses me aventurei a cursar uma faculdade de 4 anos com um bebê recém-nascido. Somou a força da música com a mulher Empreendedora, artista cheia de sonhos e desejos e que adora desafios venci essa batalha e 2 anos antes de concluir o curso já tinha uma nova profissão a Professora de musicalização infantil. ⠀

    Hoje sou mulher, mãe, empreendedora, professora, cantora, produtora, estudante e com sede de ir além. Vivi muitos desafios internos de me entender como artista, como mulher, mãe, os obstáculos pelo caminho, as noites mal dormidas dos shows, as não dormidas pra concluir trabalhos de faculdade, pessoas que me desencorajavam. Enfim superei entendendo meu propósito, estudando, acreditando que eu alcançaria meus objetivos! Aprendi sobre empatia, resiliência, foco, paciência e amor, habilidades emocionais fundamentais na vida de uma empreendedora.⠀

    Muitas pessoas foram e são importantes na minha trajetória gratidão aos meus Familiares, amigos, parceiros, que sempre entenderam quando precisei ‘largar de mão’ dos momentos em família, das festas, viagens e etc. Ser empreendedor está  além de abrir empresas, e ser você! É acreditar na sua capacidade de alcançar o seu sonho.⠀

    Ache o seu diferencial, busque pelo que te liberta, te fascina, te encoraja, estude porque conhecimento liberta, invista em você, e acredite em você! Esse é o primeiro passo!

  • Marcela Franca

    Olá! Sou Marcela Franca (@escritoramarcelafranca). Nasci em Recife/PE, mas moro em Petrolina/PE desde criança. Sou formada em Odontologia, especialista em Odontopediatria, e hoje também escritora.

    O gosto pela leitura foi algo que surgiu desde a infância e, com o passar dos anos, senti a necessidade de poder criar minhas próprias histórias e me aventurar no mundo da escrita.

    Foi um grande desafio ter que conciliar o sonho de me tornar escritora com as outras atividades que continuo exercendo, a odontologia em especial. Foi preciso muita disciplina e força de vontade para alcançar o meu objetivo. Organização do meu tempo, abdicar muitas vezes de noites de sono, festas e finais de semana. Mas posso dizer com toda segurança: valeu a pena!

    Hoje faço parte da Agência @casaprojetosliterarios e estou me preparando para lançar o meu primeiro livro: Scamonis – o outro lado de mim, ainda este ano.

    Aprendi que devemos, primeiramente, acreditar em nós mesmas e que podemos SER aquilo que desejamos, basta dar o primeiro passo e ter muita perseverança!

    Para conhecer um pouco mais do meu trabalho, visite as páginas do Instagram/Facebook @escritoramarcelafranca ou o site www.escritoramarcelafranca.com

  • Rejane Sezário

    Nascida na charmosa cidade Senhor do Bonfim, @deliciasrejane Rejane Sezário da Silva conheceu muito cedo o trabalho e as dificuldades que a vida certamente tem a oferecer. Filha do Seu Antônio e da Dona Maria, cresceu em uma família simples, humilde, mas de muito afeto…

    Já no início da sua adolescência, se viu na necessidade de ajudar em casa, e foi aos 14 anos que então começou sua jornada de trabalho; foi trabalhando em um mercadinho da cidade que pôde contribuir com as despesas da família ajudando seus pais no sustendo dos seus 7 irmãos.

    Aos 20 anos se casou e foi morar em Juazeiro. A união de Rejane e Paulo deu ao casal três filhos onde por alguns anos, nossa guerreira, se dedicaria inteiramente ao seu casamento e as crianças se tornando então uma Dona de casa excepcional, e uma Mãe incrível.

    Ainda como dona de casa, enfrentou uma crise no casamento a relação com o pai dos seus filhos, que durou 23 anos, chegou ao fim. Foi a partir daí que começa a sua história dentro da culinária.
    Encorajada pela dificuldade de criar seus filhos sozinha, Rejane se viu sem ideias de como tirar o sustento da família, e foi a com ajuda dos amigos – que sempre foram primordiais em sua trajetória – que encontrou soluções para a crise financeira que enfrentaria.

    Com a ajuda de uma grande amiga, iniciou um curso de congelamento e foi a partir disso que tomou gosto pela cozinha e o seu amor por seu trabalho só aumentaria a cada desafio e descoberta dentro da sua profissão.

    Trabalhou no @ojardimeventos e aplicou seus conhecimentos, inventando receitas e adquiriu muita experiência na sua área de trabalho, aprimorando ainda mais o seu dom de deixar a vida mais deliciosa por meio do paladar.

    A vida sempre se mostrou muito árdua, mas encarar o caminho com leveza e alegria é a especialidade de Rejane.
    Buscar fazer da vida uma receita deliciosa é a grande marca dessa mulher admirável.

    🥰É assim que por onde passa cativa muitas pessoas e ganha grandes amigos. E o segredo desta fascinante receita em tonar deliciosas histórias; é o amor!

  • Juliana Alves

    Conheça a história de Juliana Alves @julymeloalves, essa recifense que adotou Petrolina como morada, ama empreender e hoje é proprietária das lojas @broomerpetrolina @moranapetrolina @familiaalphabetopetrolina, entre outras.⠀

    Sou Juliana Alves, natural de Recife, casada e mãe de 3 filhas. Moro em Petrolina há 13 anos, e sou apaixonada pelo Vale.

    Entrei na vida do varejo aos 17 anos, inicialmente como vendedora e posteriormente como gerente, no ramo de moda feminina. Em 2006, já em Petrolina, abri minha primeira loja de moda feminina na Galeria ECO CENTER, no centro de Petrolina; Dois anos depois, inaugurei a Broomer, primeira franquia de moda masculina do Vale. De lá pra cá minha paixão pelo mundo do varejo foi só aumentando, juntamente com os novos negócios que foram surgindo naturalmente, com muito trabalho e dedicação.

    Hoje, em parceria com meu sócio e esposo, Fábio Lisandro, e uma outra sociedade, trabalhamos com várias franquias (Broomer, Morana, Alphabeto e Anacapri), atuando nas cidades de Petrolina, Juazeiro, Salgueiro e Recife. Mesmo com toda adversidade e dificuldade que é empreender nos dias de hoje, não me falta coragem e ousadia para seguir adiante, pois a satisfação de gerar emprego e renda mudando a vidas de nossos colaboradores me torna uma pessoa feliz e realizada.

  • Taislane Ferreira

    Conheça a história de @lacos_da_tay , uma empreendedora que transformou a sua paixão por laços e fitas em um negócio de sucesso! ⠀⠀

    💝Olá meu nome é Taislane Ferreira, tenho 24 anos, sou nascida e criada em Petrolina, sou artesã de laços e acessórios infantis na loja online da marca @lacos_da_tay.⠀

    👊🏻Desde muito cedo tenho uma paixão por empreendedorismo, muito nova já gostava de criar e vender, comecei fazendo bijuterias e vendendo para amigas na escola: fiz docinhos, fui vendedora de livros, montei uma loja de roupas femininas no qual não tive sucesso e acabei fechando as portas, mas é como se diz “é errando que se aprende” mas não desisti de empreender, pois buscava dentro de mim algo que eu sentisse prazer em fazer, foi em 2014 que conheci minha paixão e me encontrei como empreendedora.⠀

    🎀Minha história com os laços muito me orgulha, comecei na área quando estava grávida da minha filha fazendo lacinhos pra ela, e me encantei. ⠀⠀

    💓Cada dia que se passava sentia mais paixão por aquilo. Foi daí que resolvi empreender e comercializar. Fui persistindo, me aprimorando, fazendo cursinhos na área de vendas e marketing.⠀

    🥰É tão maravilhoso fazer o que se gosta, como um trabalho de verdade, não mais como hobby ou extra, e sim como uma das rendas principais da casa. No começo há quase 5 anos foi muito difícil, pois poucas pessoas me apoiavam, mas hoje posso dizer que esse é meu trabalho, do qual eu tenho tanto orgulho e gratidão. Pretendi aprender a cada dia mais sobre esse universo que é empreender, para que eu possa servir minhas clientes da melhor maneira possível.

  • Myriam Gonçalves

    Myriam Gonçalves @mypersonal_organizer é uma Empreendedora que foi adotada pelo Vale do São Francisco e que tem como propósito trazer felicidade e produtividade para a vida das pessoas, a partir da organização. Conheça essa história inspiradora! ⠀⠀

    🙋🏻‍♀️Sou de Itatiba interior de SP, tenho 25 anos, casada, empreendedora com muito orgulho. Muitos me definem como corajosa, inquieta e dedicada, quando quero vou e faço. Dentre tantas coisas que minha mãe me ensinou a organização foi uma delas, portanto veio com muita naturalidade, e sua importância foi muito bem introduzida me fazendo organizada desde pequena. ⠀⠀

    📝De família empreendedora a experiência em administrar e organizar veio muito cedo. Iniciei graduação em Administração de Empresas na USF (Universidade São Francisco), quando conheci a área de organização profissional. Me certifiquei na Yru Organizer situada em São Paulo capital, que é especialista e pioneira em organização de ambientes no Brasil, meu propósito é inserir qualidade de vida para as pessoas. ⠀⠀

    🏠 Atuo com organização residencial e comercial, home office, pré e pós mudança, recém-casados, baby Organizer, pós luto, consultoria e treinamento para secretarias do lar. 🌵Há um ano em Petrolina me sinto em casa. Desbravo um mercado pouco conhecido e acredito que a organização é para todos e qualquer área da vida. ⠀⠀

    🎯A Organização traz praticidade, economia, bem-estar, elimina desperdícios, dentre outros diversos benefícios. É possível se tornar uma pessoa organizada, basta QUERER e ter DISCIPLINA. Trabalhando incessantemente para criar e trazer cada vez mais conteúdo e novidades. Frase da minha vida: “Com Organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”.

  • Franceny Rocha

    ♥️Me chamo Franceny, sou nascida em Petrolina, casada com Tarsis e mãe do pequeno Benjamim. Me formei em Enfermagem na cidade de Caruaru, onde morei por 5 anos. Me casei e voltei para minha cidade. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    😬Comecei a trabalhar na enfermagem na saúde pública, área na qual me especializei. Atualmente trabalho em hospital privado. E foi no dia a dia do meu trabalho que percebi as dificuldades, o sofrimento e a falta de informação e apoio com a amamentação.⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    🍼Minha maior vontade sempre foi de contribuir para uma maternidade/paternidade mais tranquila e cheia de alegrias, assim surgiu o desejo de empreender.

    Busquei me aperfeiçoar e fiz cursos na área visando atender a demanda na região de Petrolina e Juazeiro, deste modo a empresa surgiu.⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    👶🏻A @mama_consultoria nasceu do desejo de ajudar outras mães a passar pela maternidade de maneira mais leve.

    Através dos serviços oferecidos busco trazer as famílias a paz e a felicidade de ter um novo membro, sabendo como agir de forma segura. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    😍A @mama_consultoria atende a domicílio e oferece os serviços de:

    Consultoria em amamentação

    Cursos para pais: como cuidados com o bebê, preparatório para amamentação e primeiros socorros.

    Curso de Shantala e Ofurô(massagem e banho de balde em bebês)

    Perfuração de orelhinha de forma humanizada.

    E estou sempre em busca de aperfeiçoamento e novos serviços para atender melhor a todos que fazem parte do mundo materno infantil.

  • Mara Alex

    Ao conversar com @mara_e_monik não precisamos de muito tempo para saber que a sua grande paixão é mesmo a MODA. Conheça a história dessa grande empreendedora que hoje é proprietária da @santaidaloja e que tem a felicidade de viver do que ama e acredita.

    Sou Mara Alex, nascida e batizada como SIMONE MARA DA SILVA ALEX em Petrolina. Trabalho desde os meus 17 anos, quando perdi o meu primeiro vestibular para Psiciologia, mas que não me fez desistir de ter uma formação acadêmica. .

    Me formei em Secretariado Executivo e desde cedo atuei em vários setores e segmentos ao longo dos anos. Fui telefonista, recepcionista, arquivista, trabalhei na área de ciências contábeis e também como sacoleira, até tomar a decisão de que eu seria dona do meu negócio, e minha própria patroa, aos 28 anos de idade. .

    Tive vários outros empreendimentos, alguns com pessoas da família, outros sozinha. Abri vários outros negócios em parcerias, alguns não deram certo, em outros tive sucesso. E dessa maneira aprendi a empreender. .

    Mas a moda sempre foi muito forte em minha vida, mesmo fazendo outras coisas, sempre dava aquele jeito de estar ligada a ela, revendendo roupas para agregar mais valor ao meu salário. .

    Tenho uma loja há 13 anos, a Santa Idá, e atualmente me dedico integralmente a ela. Sou realizada e muito feliz com o que faço, sempre procurando me especializar, fazer cursos, devorar leituras sobre moda e negócios, para me atualizar e trazer sempre o melhor para as minhas clientes. .

    Hoje aos 60 anos, sou avó de 2 netos lindos, mãe de uma filha, casada, irmã de 7 homens, um já partiu, meus pais já se foram, mas tudo que sou como ser humano devo a minha mãe, uma mulher extraordinária: DORALICE, um exemplo de guerreira e uma empreendedora nata. Uma mulher que há 50 anos atrás tinha o seu hotel e administrava com maestria, sustentava e criava seus 8 filhos. Essa é minha história!

  • Petrícia Luz

    Petrícia Luz é uma empreendedora que tem brilho próprio. Apaixonada por moda, lança tendências através do seu atelier @casaadimoda. Conheça a história dessa Empreendedora do Vale!

    Pernambucana, Petrolinense atua como Funcionária Pública há mais de 20 anos. É educadora como profissão, precisamente professora de Língua Inglesa. É filha única, e mãe de Letícia de 19 anos. .

    Sempre foi muito apaixonada por moda, e por essa razão resolveu investir no ramo há mais de 7 anos, não somente para vender roupas, mas para criar e produzir a sua própria marca @casaadimoda de roupas femininas.

    Não é formada em moda e sempre reforça que atua no setor por fazer bem o que escolheu, e porque lhe foi dada uma confiança enorme por parte de mulheres exigentíssimas.

    “Moda é o meu momento de relaxar, é puro prazer e hobby.” Não dá pra competir ou me estressar com isso.

    Por se destacar sempre com seu jeito ousado e estiloso, lança tendências e adora dar dicas as amigas sobre moda. Também adora motivar as colegas de trabalho a ficarem sempre bonitas e arrumadas. .

    Petrícia Luz sempre foi uma motivadora de mulheres e até hoje se sente muito feliz quando divide seus segredinhos de cuidado e beleza com todas. .

    Determinação e dinamismo imprimem sua personalidade que são reproduzidas em todas as suas peças. Ela fabrica em baixa escala para pronta entrega e sob encomenda. .

    Sua marca conhecida como Casa Di Moda, funciona em sua antiga casa e é carinhosamente chamada de Cafofo.

    O que começou como hobby entre amigas, hoje se tornou desejo da mulherada. Suas coleções cápsulas sempre surpreendentes, duram minutos após serem postadas na rede social ou nos grupos de clientes da sua loja. 🙋🏻‍♀️Ela é sedutora, persuasiva, estudiosa, atenta, crítica, exigente e justa. É incansável em “diferenciar moda de estilo”. . Petrícia deixa claro que o seu propósito é fazer moda para gerar transformação e felicidade para as mulheres!

  • Isadora Cavalcanti

    Fixas no calendário da cidade, as edições do Bazar da Praça dão visibilidade a diversos pequenos negócios de economia criativa liderados por mulheres no Vale. A idealizadora é a publicitária @isadoracavalcantii, que hoje homenageamos aqui no Empreendedoras.⠀

    Sou Isadora Cavalcanti, tenho 33 anos.⠀

    Sou formada em Publicidade e Propaganda, pela AESO – Barros Melo há 9 anos. Dentro da faculdade, participei do planejamento estratégico da primeira exposição do Grupo de Criação de NY no Brasil, onde tive meu primeiro contato profissional com eventos.⠀

    Também durante a graduação, recebi treinamento através da {inata}, do publicitário londrino Ryan Fisher (via T.I.E). Dois anos após me formar, retornei a Petrolina e tive ótimas oportunidades em agências de publicidade, a exemplo da filial Gênesis Comunicação (sede em Caruaru-PE).⠀

    Sempre me taxaram de “super criativa” e após participar do EMPRETEC-Sebrae (2010), descobri em mim vários traços empreendedores. Porém, só em dez/2015, idealizei meu primeiro grande projeto, que é o Bazar da Praça. No final do ano o evento vai para sua sétima edição. Acontece duas vezes ao ano, sempre em dois dias. Reúne artesãos, empreendedores locais, lazer, cultura e encontros. A valorização do que é produzido localmente é o grande forte.⠀

    Nos demais meses do ano me divido em vários projetos, por ser naturalmente dinâmica. 👇👇⠀

    Desde março/17, me dedico ao conhecimento de marketing médico. Recebi grande apoio do CREMEPE (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco), onde pude “beber água da fonte correta”, além do CODAME. Hoje, presto consultoria a profissionais da área de saúde e clínicas. Comando o quadro Perfil nas Redes Sociais, dentro do Programa Perfil da querida Nélia Lino.⠀

    Por todos motivos citados acima e alguns outros não cabem nos caracteres da legendas(rs), tenho orgulho de ser uma das empreendedoras do VSF.⠀

    Fico feliz por ganhar a vida assim, mas principalmente por auxiliar e inspirar transformações.

  • Lúcia Verice

    ♥️Me chamo Lúcia Verice @luciaverice, tenho 25 anos, sou fotógrafa de famílias e gestantes, especializada em crianças e fotografia Newborn na @vericefotografia. ⠀ ⠀

    📸Sou apaixonada por fotografia desde a minha adolescência. A história é um pouco longa, mas vou tentar resumir. Sempre me questionei sobre que papel que eu exerceria na sociedade, no quesito profissão. Não me via em nada “convencional”: direito, enfermagem, medicina, engenharia… tudo era muito “formal” pra mim, então tomei a decisão de me mudar.⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    💼 Aos 18 anos fui morar fora e estudar. O meu destino foi pra Florianópolis- SC, onde fiz vários cursos e workshops e me especializei na área infantil, que é onde me realizo,embora fotografe quase tudo, os recém-nascidos, bebês e as crianças são o que fazem minha alma vibrar, como minha mãe fala.⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    😍O meu objetivo na fotografia é fazer você enxergar além do que está óbvio ali, na cena, em meio a fotografias sem muitas firulas ou efeitos mirabolantes, que ofuscam toda a beleza de um momento tão lindo e singelo, quero fazer você enxergar a beleza em meio a simplicidade ao que há de melhor em você e sua família, nos momentos dos seus filhos. 📷Fotografias essas, que você tenha orgulho de ter com você e que elas te convindem a voltar àquele momento sempre que quiser.

  • Mariah Leite

    🙋‍♀️Olá, sou Maria, conhecida como @mariahleitemakeup, tenho 31 anos e nasci em Santa María da Boa Vista-PE. ⠀

    Aos 13 anos vim morar em Petrolina, hoje sou casada com Tarcio, mãe da Princesa Thaysa de 8 anos.

    Aos 20 anos, fui trabalhar numa empresa de combustíveis no Polo Industrial de Suape PE.⠀

    ♥️Em 2010 conheci meu esposo que morava em Recife. Nos apaixonamos e em pouco tempo ficamos grávidos da nossa princesa. Com o nascimento dela senti a necessidade de poder ajudar meu esposo nas despesas de casa.⠀

    ✈️ Fiz um curso de Corte e costura, investi em máquinas, mas não deu o retorno esperado, então mudei para depilação. Mesmo com uma bebê de 8 meses fui atender a domicílio. Nesse tempo fui convidada por uma amiga a conhecer um empresa de cosméticos que me daria um retorno financeiro e possibilidade de crescer profissionalmente e ter tempo para família, e com menos de 1 ano de trabalho eu cheguei ao tão sonhado diretorado, conquistando muitos prêmios e viagens nacionais e internacionais. ⠀

    💄Com 4 anos de empresa o resultado já não era satisfatório, resolvi investir na minha carreira como maquiadora, fiz muitos cursos em Recife com maquiadores da cidade e de fora, os menhores do momento, investi em produtos de qualidade. ⠀

    👊🏻Atendendo a domicílio senti a necessidade de agregar penteados nas minhas produções, rapidamente fiz curso de penteados na Embelleze e outras especializações. 💪🏻Em fevereiro de 2018 víemos morar em Petrolina. Eu tive que recomeçar mais uma vez, mesmo morando perto da família me senti perdida sem saber por onde começar. Fiquei 2 meses me organizando, depois comecei a produzir modelos para divulgar meu trabalho. Atendia num espaço na minha casa e também a domicílio.

    Depois de um tempo vi a necessidade de ter um espaço mais profissional, foi onde surgiu a oportunidade de alugar uma sala no @espacosonianogueira , onde fui muito bem recebida e tenho a honra de te-lá como amiga e colega de trabalho. Hoje além dos atendimentos, ministro cursos. ⠀

    🌵Sou maquiadora por amor e apaixonada pelo meu sertão, e pelo Vale do São Francisco.

  • Sandrine Soares

    🌼Sou Sandrine @sandrinesoares, Paraense de nascença e Pernambucana de coração. Mãe de dois filhos maravilhosos, Ana Beatriz e Arthur, minhas inspirações. Esposa, filha, irmã e amiga. ⠀

    🥣A paixão por cozinhar vem da vovó Hilda e da minha mãe e tias, onde cozinhar e receber, sempre teve significado de amor! ⠀

    👩‍🎓 Formada em Administração e Gastronomia ,resolvi unir este ofício à paixão por cozinhar: surgiu, então, a ideia de um espaço no qual as pessoas pudessem se alimentar de forma saudável e afetiva. ⠀

    🥗 Assim nasceu @donasaladapetrolina. Hoje consigo ter várias paixões reunidas: ter amigos sempre por perto( clientes que viraram amigos) , ajudar a transformar a vidas das minhas funcionárias, (estimulando a estudar, a poupar e sempre buscar mais conhecimentos) e o principal: buscar fazer o que gosta e sempre da melhor forma.⠀

    ♥️Fazer o que amo torna a minha trajetória de empreendedorismo mais leve. As responsabilidades são muitas, a burocracia incessante…mas, consigo manter o meu propósito e deixar a minha marca no mundo.

  • Qlianne Martins

    🌸Oiiiiii, sou Qlianne Martins @qlianne_martinscoaching , sócia da empresa MR Instrutoria e Consultoria, coach com enfase em neurociência, psicanalista, graduada em educomunicação; especialista em empreededorismo, gestão de pessoas e inovação; gestão publica, desenvolvimento local e objetivos do desenvolvimento sustentável, consultora/instrutora e voluntária como embaixadora da @rede_mulher_empreendedora no vale do São Francisco e multiplicadora do Programa Ela Pode.⠀

    🎯A minha história se iniciou quando fui nomeada agente de desenvolvimento local na Prefeitura de Sobradinho e daí percebi que poderia ajudar,orientar as pessoas,e fomentar o comportamento empreendedor na gestão pública.⠀

    Os maiores desafios que enfrentei foram: Engajar, formar equipe, motivar pessoas, colocar em prática o intra-empreendedorismo na gestão pública. Felizmente superei todos esses desafios acreditando no meu propósito, estudando e estabelecendo networking(ODS 17). ♥️Muitas pessoas que me acompanham: Família, amigos, Empreendedores de Sobradinho – BA, mulheres artesãs e gestores públicos.⠀

    Alguns conhecimentos foram fundamentais para o meu crescimento: Empatia, resiliência, foco e paciência. Também precisei fazer muitas renúncias e a maior delas foi abrir mão de alguns momentos em família.⠀

    🥰De toda essa jornada, a maior lição é que ser empreendedor está além de abrir empresas,e sim coma sua capacidade de realizar sonhos.⠀

    ❓O que sugiro a você que deseja empreender? 👊🏻Ache o seu diferencial, estude porque conhecimento liberta, invista em você, porque o primeiro que tem que acreditar no seu sonho é você mesmo!

  • Adriana Motta

    🙋🏼‍♀️Sou Francisca Adriana Pinheiro Motta @adrianaconap, nascida em Serrinha, décima filha de treze irmãos, de Família humilde, sempre fui muito esforçada, dedicada aos estudos desde cedo e acompanhava minha irmã Risomar no trabalho do escritório.

    💪🏻Em 1980 mudamos para Fortaleza, minha mãe, uma mulher forte, conseguiu uma bolsa de estudos no Ginásio Nordeste onde cursei até a 8ª série. Consegui bolsa no colégio Positivo, porém, no último ano, perdi a bolsa e trabalhei na biblioteca da escola para pagar meus estudos e concluir o 3º ano.
    Fiz o primeiro vestibular em 1989, aprovada na primeira etapa de Medicina, reprovei na segunda, comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade onde me apaixonei pela profissão. ⠀
    Passava horas no arquivo da empresa, tentando decifrar balanços e balancetes.
    Eu sonhava em fazer faculdade, foi aí que meu irmão me convidou para vir estudar em Petrolina, eu aceitei e mudei com minha mãe, trazendo na mala a imagem de Nossa Senhora, uma história de fé da nossa família.

    Aqui, montei um pequeno escritório de contabilidade, a @conapassessoriacontabiloficial que mais tarde viria a se tornar um dos escritórios mais bem conceituados da região.
    Acreditando que seria difícil ingressar na faculdade de Ciências Contábeis, para realizar meu sonho, fiz vestibular apenas para entender a prova e fui aprovada de primeira, para minha surpresa!

    A Partir daí passei por diversas dificuldades, trabalhava,estudava, fazia os trabalhos da faculdade e resolvia pendências dos clientes para conseguir dinheiro e pagar o aluguel do escritório.

    😍Na faculdade conheci Richard, meu esposo com quem hoje tenho 2 lindas filhas.
    Atualmente, com esforço e dedicação a CONAP vem crescendo cada vez mais gerando oportunidades na área contábil.Realizando meu trabalho com amor e dedicação junto com minha equipe de colaboradores e sócios que tenho muito carinho e atenção.

    🎯Hoje a Conap desenvolve um trabalho de excelência para os clientes além de investir em trabalhos sociais ,incentiva a prática de esportes e ajuda entidades carentes.

    ♥️Sempre digo: ” ame, conheça e invista num trabalho que faça seus olhos brilharem é porque você está na profissão errada.”

  • Cyntia Amando

    Sou Cyntia Amando @cyntia.se_em.casa , nasci em Petrolina/PE, sou casada, tenho 2 filhas e 1 filho, sou formada em Letras (com habilitação em Português e Inglês) e também sou formada em Direito e pós graduada em Direito Público, porém trabalho há 14 anos com organização de eventos na minha empresa, o Espaço Alegria @espaco.alegria . ⠀⠀

    🏡Sempre fui uma pessoa muito organizada, desde muito pequena que notei que tinha habilidades para organizar a casa, as mini empresas que montava quando ainda criança, inclusive festinhas familiares. Sinto-me muito feliz por ter descoberto esse dom muito cedo, o que me possibilitou desenvolvê-lo através do meu trabalho. ⠀⠀

    🎯Sou muito realizada pessoal e profissionalmente. Considero-me uma empreendedora, pois tenho muitas ideias que julgo interessantes e sempre estou com a mente aberta a investir em negócios e ampliar o leque para me capacitar e, por este motivo, ano passado fiz o curso de Personal Organizer de ambientes, o que me possibilitou crescer na profissão que eu já desempenhava tão bem como organizadora de eventos. Desde que participei do Primeiro congresso internacional de organização que não parei de investir em mim no sentido de buscar conhecimentos.

    ⠀⠀ 🚀Hoje faço parte desse projeto lindo, as “Empreenderdoras do Vale”, o qual reune mulheres que não se contentam em ter a carteira assinada e pronto, mas que vão a luta, inovam, buscam alernativas de se realizarem profissionalmente e incrementarem seus lucros através do empreendedorismo. 😍 Sinto-me honrada em fazer parte deste time!

  • Ana Paula Moreira

    Uma das profissionais mais respeitadas do Vale, @anapaulamoreiracoachrh está à frente da @RedeHumana há 17 anos e se tornou referência em sua área. Conheça detalhes dessa trajetória:⠀⠀

    Sou Ana Paula Moreira. Juazeirense com muito orgulho, administradora por formação e uma incansável buscadora pelo aprender. Esse traço de personalidade foi o que me levou a outras formações, como MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Recursos Humanos, Master em Programação Neurolinguística, Especialista em Dinâmicas de Grupo e Grafologia, Master Coach Integral Sistêmico.⠀⠀

    Sempre tive guardado em mim o espírito empreendedor. Em 2001, nasceu a Rede Humana em meio a uma sociedade, que posteriormente assumi como única proprietária. Hoje com 17 anos de mercado, é a empresa de Gestão de Recursos Humanos com mais tempo de atuação no Vale do São Francisco. ⠀

    Lá atendemos às empresas locais: de pequeno a grande porte, nacionais e multinacionais. Nossos principais serviços são: Recrutamento e Seleção, Coaching de Carreira, Coaching de Vida, Coaching Empresarial, Coaching de Negócios, Mapeamento de Perfil Profissional, Mentoria de RH, Treinamentos In Company, Cursos e Palestras, além de Testes Psicológicos.⠀

    Em paralelo à atividade empresarial, atuo como Professora de Graduação e Pós-Graduação. ⠀

    Mesmo com a vida tão corrida, sou filha, irmã, tia, cristã, amiga e parceira de todos o que estão ao meu redor; pois aprendi que precisamos saber dividir nosso tempo e colocar o percentual de prioridade em cada pilar da nossa existência.⠀

    Mesmo passando por um câncer de mama, não me deixei abater; e a cada dia que coloco a minha roupa de Mulher Maravilha para fazer o que escolhi fazer, tenho mais convicção de que a minha missão de vida é poder ajudar as pessoas a realizarem seus SONHOS pessoais e profissionais!⠀

    E você, qual sua MISSÃO de vida?

  • Lucélia Lira

    Conheça a história de Lucélia Lira @lucelialira, essa Empreendedora que é esposa de Ramiro, mãe de Sophia, Fisioterapeuta, e muito apaixonada pelo Pilates. Ela nasceu em Paulo Afonso-BA, mas tem uma história de amor com Petrolina, e é a fundadora do @pilateslucelialira.

    Oi, sou Lucélia Lira e tenho formação em: Fisioterapia Aplicada à Ortopedia e Traumatologia; Pós em Pilates; Prescrição de Exercícios; Formação em RPG; Formação em SGA; Formação em Osteopatia (Escola de Madrid).

    Morei em Petrolina, casei e fui morar em Paulo Afonso-BA. Depois de um ano de casada, quando já estava organizada com minha clínica, tivemos que voltar para Petrolina. Na época pensei que seria difícil, já que ninguém conhecia meu trabalho aqui, mas felizmente o Vale me acolheu de uma forma surpreendente. Aqui, além do meu negócio, também construí minha família. Amo o meu marido, que sempre me apoiou em tudo que faço, e que meu deu o meu maior presente, nossa filha Sophia, que veio depois de cinco longos anos de tratamento para deixar nossa vida completa e cheia desse amor que não cabe em nós!

    Sempre fui determinada, mesmo quando parecia impossível!

    Perdi meu pai e meu irmão em um acidente de carro aos 17 anos, e tive sim muitos motivos pra me encaixar como vítima do mundo, mas preferi dar a volta por cima, queria que se orgulhassem de mim, e lutei para me tornar a mulher que eles sempre imaginaram que eu seria. .

    Por isso amo tanto o Vale, esse lugar onde há exatamente oito anos trabalho com muito amor. Sinto um enorme prazer em fazer o bem, em poder ajudar de alguma maneira as pessoas que procuram a mim e a equipe maravilhosa que fui montando ao longo desses anos. .

    Sou movida pelo amor que sinto pela minha profissão e pela vontade de estar em constante evolução! .

    Essa é a minha história com o Vale! Uma história de amor e superação.

  • Fabiana Rolim

    @fabianarolimoratoria é uma Empreendedora movida à paixão pela oratória. Conheça essa história inspiradora!⠀

    💬 Falar expande horizontes! Ouso até desafiar qualquer pessoa à compreender que só através da comunicação é que conquistamos os nossos sonhos! ⠀

    🎙Eu carreguei durante minha infância e adolescência um desejo enorme de me expressar e participar de apresentações. Mas, este desejo foi sufocado pela timidez. ⠀

    🎯Aos 17 anos fui realizar um dos meus sonhos: cursar a Faculdade de Fonoaudiologia! Para tanto, desbravei pela primeira vez as dores e os amores de morar só. Em Recife, sozinha, a dificuldade em comunicar era inversamente proporcional às conquistas que eu desejava alcançar. A percepção desta limitação incomodou e foi ponto de partida para a busca da mudança!⠀

    ✔O desejo em saber falar bem e me expressar em qualquer situação foi o combustível para as minhas ações em busca da identidade de comunicadora: lancei-me com afinco nas disciplinas de Oratória e Fonoaudiologia Estética, participei de diversos cursos, debrucei-me sobre a literatura especializada e atravessei a barreira do medo.⠀

    📝Descobri que o medo e o receio podem até existir porém técnicas específicas garantem a desenvoltura e segurança – me especializei nelas!⠀

    👩‍🏫Assim, o meu primeiro empreendimento , recheado de essência e congruência (desde 2001) foi o Curso de Oratória. Através dele auxilio pessoas a se descobrirem, dentro de um formato único, e mostrarem ao mundo o seu melhor. E, numa teia social, estas pessoas presenteiam o mundo com o que mais fortalece o crescimento: conhecimento. Sim, comunicação é doação!⠀

    📒Desta forma dentre formações e aprimoramentos (coaching, neurociência, administração) tenho prazer entregar hoje um curso reconhecido.

    ⠀ ❣Com o intuito de auxiliar cada pessoa à encontrar sua essência e buscar as suas realizações escrevi o livro O que te Move? Outro empreendimento que veio através de uma escrita intuitiva. Porque, acredito, todas as formas de comunicação devem ser exploradas: a escrita, a fala, o olhar, o abraço! Comunicar é a essência humana e nos traz o sentimento de pertencimento de uma grande aldeia: uma aldeia sem muros, apenas com pontes.

  • Ana Rúbia

    “Era setembro quando entrei na Caatinga pela primeira vez…O sol se punha no horizonte tingindo o São Francisco de um caleidoscópio de tons ocres, formando uma imagem deslumbrante capaz de hipnotizar aquela adolescente, que do Sertão só ouvira falar do chão rachado e da carcaça de boi. Entretanto, mais surpreendente que aquele indescritível entardecer, foi me deparar com as “craibeiras” em flor do outro lado do caminho.

    Eram tantas que pareciam um tapete de sol. Meu coração se derreteu e ali, especificamente ali, entre Petrolândia e Tacaratu, a Caatinga entrou em mim para nunca mais sair. Isso foi no século passado. Era primavera de 85.

    Cinco anos depois chegaria a Petrolina com o sonho de contribuir para a distribuição da justiça. Como boa sagitariana, pra mim a vida só tem sentido se vivida com paixão. Fui trabalhar na Tribuna do Júri, tentando colocar homicidas atrás das grades. ⠀

    Ser promotora criminal no Sertão de Pernambuco não era das tarefas mais fáceis, mas eu adorava aquilo. Fui deixando de gostar. Desiludida por só conseguir manter presos os pobres. E nem eram pretos, pobres e prostitutas. Havia muitos brancos também e das poucas mulheres em cujos processos trabalhei, nenhuma prostituta). ⠀

    Sou lenta… Precisei de uma década para entender que o sistema processual penal era desigual. Àquela época, um indivíduo remediado, que conseguisse arcar com os custos de uma assessoria jurídica mediana, não permaneceria preso mais que ano, em regra. Enquanto isso, um financeiramente desassistido, possivelmente ficaria no cárcere até mais tempo que sua condenação.

    Sentindo-me promotora de injustiça, fui, como dizem meus catingueiros, “caçar canto”. Minha próxima parada profissional roubou-me a verve da tribuna, mas devolveu-me a paixão às veias. Voltavam as “Craibeiras e o Velho Chico” que agora se encaixavam no eterno sonho de distribuir justiça. Dessa feita, justiça ambiental. Tentando implementar nossa moderna legislação de proteção ao meio ambiente, lutamos contra toda forma de poluição (embora alguns só lembrem da sonora), tentando colaborar para que pudéssemos conviver numa Petrolina cada dia mais ecologicamente equilibrada. Em breve no nosso site.

  • Célia, Michele e Celinha

    📝”Uma história que ninguém copia”. A história da @colorcopy se confunde com a história dessa linda família.⠀

    🌼Célia Maria Miranda Santos, nascida em Parnamirim/PE, em uma família tipicamente sertaneja, juntamente com seus 15 irmãos teve uma infância sofrida. ⠀

    Ávida por uma vida melhor, viajou em busca do ‘sonho paulista’. Conheceu seu marido, casou aos 19 anos. Ao lado dele floresceu o ânimo empreendedor e viu-se à frente de padaria, pizzaria e restaurante, sem jamais descuidar de casa e dos filhos, que demostraram vocação comercial e disposição, ajudando nos negócios da família. Em 1995 perderam seu patriarca.⠀

    Viúva, mãe de 4 filhos, não podia se dar o direito de ‘viver’ o luto, viu-se obrigada a batalhar. Diversificando os negócios, compraram então uma máquina antiga de xerox para as filhas Michele e Celinha (ainda adolescentes).⠀

    Após a falência da empresa (telefonia) ser decretada, a família mudou-se para a cidade de Petrolina.

    decidiram fundar a Color Copy, em um pequeno ponto no bairro da Areia Branca.

    Não bastassem as dificuldades, tiveram que enfrentar também o machismo. Muitos clientes diziam: “Onde está o dono?”; “Chame o seu pai”; “Não tem como um negócio não ter um homem!”. Apesar de todas as adversidades, elas perseveraram. Não demorou e, graças ao boca a boca, o reconhecimento por tanta dedicação sobreveio, alimentando o sonho de se tornarem as “Rainhas da Xerox”.

    Essas três mulheres empreendedoras perceberam que precisavam externar seu amadurecimento, mudaram de segmento, no qual buscam, por meio dos produtos confeccionados quase que artesanalmente, a materialização dos seus sonhos. Atualmente a @colorcopy é especializada em produtos personalizados, entre eles, convites e gifts para eventos.⠀

    Vinte anos se passaram e a empresa que se resumia apenas a mãe e filhas tem hoje mais de 30 funcionários, e a primeira filial na cidade de Recife/PE, abrange os mais diversos estados do país e até o exterior através das suas vendas online e participação em feiras e eventos.⠀

    💪🏻Se depender delas, com certeza outros tantos anos virão. E quanto à fonte de onde brota tanta obstinação, não há dúvidas: da família e principalmente da matriarca.

  • Janny Marques

    🌼Sou Jannyklei Marques, salgueirense de nascimento e cabroboense de coração, casada, e mãe de um belo e amado casal de filhos.⠀

    🚀Minha vida profissional iniciou muito cedo, aos 16 anos. Trabalhei numa empresa inspiradora onde aprendi muito e onde abri meus horizontes sobre como funciona uma grande empresa. Nesta mesma época cursava Administração de empresas em Recife e logo cedo, precisamente em 1998, com apenas 21anos, tive que assumir às empresas fundadas pelo meu pai em Cabrobó, Posto Limarques.⠀

    🎯Neste momento meu maior desafio dentre tantos outros, foi informatizar essa empresa para que mesmo a distância conseguisse administrá-la. Acreditem que em 1998 isso não foi fácil.⠀

    Desde então, mesmo residindo em Recife implementei técnicas de gestão, para administrar às empresas de longe. ⠀

    ♥️De lá para cá tendo como parceira, exemplo de guerreira e empresária, minha querida mãe Ivete e junto com meu esposo Públio expandimos os negócios, e abrimos 2 Postos de combustíveis no estado do Ceará, visto correr nas veias o sangue para Postos Rodoviários que herdei do meu Pai. ⠀

    Atualmente estamos a frente de 7 postos, 1 hotel, 2 Lojas de Conveniência e 1 transportadora, onde geramos mais de 160 empregos diretos em Cabrobó, Petrolina e Penaforte-CE.⠀

    Em 2009 decidi morar na acolhedora Petrolina, buscando uma qualidade de vida melhor do que a capital pernambucana. ⠀

    Em 2015 tive a oportunidade de adquirir uma empresa que sempre foi alvo nos meus sonhos desde adolescência, a @arezzopnz.⠀

    🚀Hoje, com muito estudo, trabalho em equipe e visão empreendedora tocamos os negócios de forma sustentável, contribuindo assim para o crescimento da região.

  • Nadja Oliveira

    🌻 Sou Nadja Oliveira, especialista em cachos formada pela Academia Deva curl, tricoterapeuta Paula Breder e tayo cachos. ⠀🌻Idealizadora do espaço@formas_de_cachos, pioneira na região Juazeiro/Petrolina.⠀

    🌻Espaço voltado para mulheres cacheadas como também aquelas que desejam e buscam assumir seu cabelo natural. ⠀

    🌻Nosso espaço traz o mais novo conceito de cuidados em tratamentos capilares naturais, 🚫não usamos quimica e nenhum outro artefato que venha agredir a fibra capilar, Portanto somos 100% naturalista.🌱

    Cuidamos e ensinamos nossas clientes a saber lidar com seus cachos, crespos e ondulados.⠀

    🌻Estamos no mercado a 3anos e durante esse tempo ganhamos a confiança e credibilidade de nossas clientes. Tempo esse que ouvimos relatos, depoimentos de mulheres que não aguentavam mais viver “escravas” da quimica em seus cabelos. E portanto queriam ser livres assumindo verdadeiramente sua essência, serem livres e viver sua aceitação. ⠀

    🌻Tenho muito orgulho em ser a primeira nas duas regiões do vale, a abraçar por amor essa linda missão no resgate da mulher que deseja assumir sua beleza natural. ⠀

    🌻Missão essa que a cada dia sou motivada a buscar conhecimentos, e trazendo sempre o melhor para cada cliente que recebemos no Formas_de_cachos. ⠀ 🌻Amo o meu trabalho e a minha felicidade exala em cada mulher que deseja Re(descobrir) ser quem ela realmente é.

  • Vanessa Coelho

    Conheça a história de @vanessamlmc, proprietária da @frisaborpetrolina. Uma empreendedora retada, que adoça e refresca as nossas vidas com muita criatividade e delícias geladas.⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    😊Nasci em Recife, morei 13 anos em Serra Talhada, com 14 anos de idade fomos morar em Recife por conta dos estudos, e foi lá, no ano de 1996 que conheci meu esposo George. Casamos em 2003 e fomos morar em Belém do São Francisco, e lá moramos por mais 12 anos. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    🔄Em setembro de 2015 decidimos nos mudar por conta de um problema de saúde de Maria Clara, nossa filha mais nova. Tínhamos a opção de mudar para Recife, porque a minha filha mais velha Mariana, já morava lá e também toda família, ou para Petrolina, por ser mais perto de Belém e também porque nosso ganha pão maior é de lá e o marido vai e volta toda semana. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    🌵Então optamos por Petrolina! No início, foi muito difícil pra gente, e principalmente pra mim, porque eu me sentia muito só. A crise também nos atingiu, e as coisas foram ficando mais difíceis. Como morávamos de aluguel e os aluguéis daqui não são baratos, fomos olhar uma casa que estava à venda e foi lá que de fato vi o meu futuro em Petrolina.⠀ ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    🏠 Acasa era do antigo dono da Frisabor, e no lugar de comprarmos a casa deles, compramos a sorveteria.⠀ ⠀ ⠀

    👗Eu comecei a minha história de empreendedorismo em 2015, quando eu e minha amiga “irmã” Tati, decidimos ir a São Paulo comprar roupas e vender em Recife, Belém do São Francisco, Salgueiro e Floresta… A gente sempre viajava fazendo uns coquetéis nas cidades e era um sucesso total, porém, tivemos que seguir o rumo dos filhos que era os estudos, a saúde e nos separamos.

    🍨 Tati foi pra Recife e eu vim pra Petrolina. Mesmo assim continuei com as roupas por aqui, mas não deu certo.

    Meu empreendimento de hoje é a Frisabor e os nossos planos são de ampliar mais e mais. Amo trabalhar nessa área. ⠀ ⠀

    ♥️Empreender faz parte de mim!

  • Massu Malheiros

    🙋🏻‍♀️Olá, sou Marcionila Gonçalves Malheiro conhecida como Massu Malheiro (@massumalheiro ). Nascida e criada em Petrolina. Casada e mãe de duas princesas, Ana de 7 anos e Alice de 11 meses. ⠀ ⠀ ⠀ ⠀

    ✏️Sou formada em Biologia pela UPE, mestre em Agronomia pela UNEB, mas me achei profissionalmente na área de decoração e designer de interiores. Após fazer um curso técnico, fui convidada para trabalhar como designer da loja Paraíba Material de Construção no ano de 2013, onde ganhei experiência e segurança ao lado dos exemplos de empreendedores, Marinaldo Dantas e Cristineide! ⠀ ⠀ ⠀

    🤜🏼🤛🏼No ano de 2016, juntamente com Talita Vasconcelos, proprietária da marcenaria alto padrão Idealize, reformamos o escritório e agregamos outros públicos na área de reforma e construção. Durante 3 anos fortificamos nosso leque de clientes, conectamos nossos sonhos e isso gerou o anseio de criar novos projetos! Foi uma grande caminhada e temos orgulho do que construímos! 🏠Para empreender novos rumos, iniciamos uma nova etapa e agora em 2019 Massu Malheiro é @design.inpnz um escritório com uma proposta diferenciada, onde um projeto de interiores não é apenas um memorial descritivo e sim uma experiência sensorial para o cliente na realização de um plano, ajudando-o a tirar seus sonhos do papel!

  • Izabel Cristina

    🌸Me chamo Izabel Cristina, conhecida como Bel, sou proprietária da @detex.saudeambiental.

    Nasci em Juazeiro – BA mas sempre morei em Petrolina. ♥️Minha família é toda do Vale, a materna do Sítio Muquém e a paterna da Tapera.

    Tenho 32 anos, mãe de uma princesa, esposa, dona de casa e empreendedora.

    Me formei em Tecnologia em Alimentos no IF- Sertão e estou concluindo pós graduação em Toxicologia, entre mais de 30 cursos, como Auditoria em ISO 9001.

    💪🏻Sempre fui apaixonada por empreendedorismo e acredito que é a única forma de mudarmos a nossa realidade, de outras pessoas e do mundo. Eu queira poder fazer muito mais, impactar mais pessoas o que eu sabia que dentro de um laboratório do setor privado não conseguiria.

    Em 2011 após 01 ano de formada eu recebi o convite de um amigo para abrirmos uma dedetizadora, universo que sabia a teoria mas conhecia pouco do mercado, mas como gosto de desafios aceitei, a qual também era a responsável técnica, passamos 03 anos a empresa cresceu mas no final de 2014 meu sócio resolveu seguir outros projetos, então fechamos a empresa. No dia 5 de janeiro de 2015 nasceu a @detex.saudeambiental.

    Foi bem árduo o recomeço, muitas vezes além de administrar tinha que colocar a mão na massa, pulverizando mesmo rsrsrs, chegando ao ponto de fazer plateia#, sofri muito preconceito, ouvia comentários do tipo: “Já vi mulher fazendo muita coisa mais dedetizando, nunca!”. Por ser detalhista e perfeccionista fui ganhando credibilidade na prestação do meu serviço.

    Hoje outros controladores de pragas me procuram para pegar dicas e tirar dúvidas.

    A Detex não atende somente em Petrolina e Juazeiro mas em cidades como Ouricuri, Cabrobó, Orocó, Santa Maria e Dormentes. Temos uma previsão de crescimento em 2019 com a abertura de 2 filiais. Hoje também vendemos inseticidas para todos os tipos de pragas urbanas, equipamentos e começamos também a fazer consultoria em serviços de alimentação.⠀

    O controle de pragas é um trabalho que amo, que me faz pulsar e acordar todos os dias com a missão de oferecer bem estar, qualidade de vida, sem nunca deixar de respeitar a mãe natureza.

    Nosso lema é: Deus acima de tudo!

  • Érica Gonçalves

    A última história que contaremos esse ano é a de @ericagoncalvesoficial, uma empreendedora inspiradora, cheia de talento, garra e coragem, que literalmente faz a cabeça de muitas mulheres do Vale.

    🙋🏼‍♀️Tudo começou quando deixei de trabalhar em um salão com muitas funcionárias e uma estrutura de alto nível, e decidi me mudar para Petrolina. Comecei tudo do zero. Atendimento a domicílio, lavando cabelo em pia. ⠀

    🎯Depois comecei a atender em minha casa. Logo, fui chamada para fazer parte da equipe de um grande Studio. Foi tudo muito difícil, mas muito prazeroso. ⠀

    👨‍👩‍👧‍👦Hoje, depois de dezenas de cursos, alguns anos de experiências, dificuldades, e muita vontade de dar certo, sinto que PETROLINA me abraçou, a mim e a minha família. Amo essa cidade. E sei que ser referência de profissional e de atendimento é uma das qualidades do meu Studio, o que me faz acreditar que estamos só no começo. ⠀

    ❣️Amo o que faço. E quero ter saúde para seguir essa profissão que tanto me dá clientes, amigas, sustento e alegrias.🙏🏻✨♥️

  • Isabella Ornellas

    @isabellaornellas é jornalista, comunicóloga, cerimonialista e empreendedora. Diretora da agência Atualiz@ Comunicação Criativa – voltada para cursos e palestras

    Sócia no Cerimonial Isabella Ornellas – voltado para o mundo Coorporativo.

    📣É formada em Comunicação Social pelaUniversidade do Estado da Bahia, a UNEB. Formadora de opinião, a jornalista preocupa-se com as mazelas sociais e assuntos como saúde, educação e segurança pública. ⠀

    ♥️Pelo segundo ano consecutivo, organiza o Bazar Solidário de Natal, com o objetivo de arrecadar alimentos para serem doados a famílias carentes.

    🎙Atualmente é apresentadora e produtora executiva do programa de entrevistas Revista com Isabella Ornellas na Rádio Tropical Sat, onde aborda temas de interesses locais e nacionais. 📻Por dois anos esteve á frente dos programas Atualiz@ com Isabella Ornellas e Vida&Saúde, ambos na Rádio Ponte FM, da Rede Novo Tempo. ⠀

    💡Isabella Ornellas tem vasto conhecimento na área jornalística. Atuou por 15 anos em filiadas da Rede Globo, onde desempenhou as funções de repórter, e apresentadora, além de ter atuado como Chefe de Redação e Reportagem e Coordenadora dos portais G1 e GloboEsporte.com (ambos da Globo). ⠀

    🎯É graduada também em Secretariado Executivo, pela Facape. Tem MBA em Gestão Empresarial e Marketing. É Coach de Comunicação e Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística)

    É professora de Introdução à Inteligência Emocional (Colégio Geo), Palestrante na área de Excelência em Comunicação e Atendimento Ministra cursos de Mídia Training, Marketing Pessoal, Oratória e Como Falar em Público.

  • Ana Miranda

    🌸Sou Ana Paula @anapetiscaria, Nasci e me criei em Recife, Caçula de 4 irmãos, filha de uma Sertaneja do Sertão do Pajeú e de um Agrestino. ⠀

    🎯Desde pequena gostei de vender papel de carta na escola, negociava os lanches e durante as férias em Lagoa do Ouro, tinha uma barraca na feira onde vendia broa de milho e suco gelado (uma novidade para o local, uma vez que poucas pessoas tinham geladeira). Montava o Circo no quintal de minha avó e dirigia meus primos, mas o papel de mágica e malabaristas eram meus, já que eu ficava com a maior parte do Cachê.

    👩🏼‍🍳Dentre tantos negócios que já fiz, cheguei em PETROLINA há 10 anos, com vasto currículo em gastronomia, porém como os salários eram baixos, resolvi oferecer o serviço de Personal Gourmet, onde ensinava cozinhar, organizar e otimizar o tempo, além de aulas de etiqueta.⠀

    👊🏻Como toda boa novidade, uma hora acaba, fiz um reboque para vender Dobradinha e Feijoada nos fins de semana.⠀

    💰Acredite, não foi fácil. Passei um mês para conseguir 1 caldeirão, mas quando engrenou, vendia 2 no sábado e 3 aos domingos.

    Achando que podia mais, resolvi vender espetinhos com esse mesmo reboque. Assava, servia, cobrava e contava piadas. ME DIVERTIA!⠀

    🎯Depois de 6 meses, recebi a concessão de construír meu Kiosque na Orla, começando com 10 mesas e 3 funcionários.

    O negócio foi crescendo e cheguei a 60 mesas e 18 funcionários, além dos Buffets que fazia aos fins de semana.⠀

    Cozinhar é meu grande prazer e lidar com gente, conhecer História mais ainda.

    Atualmente estou com meu restaurante interditado, mas quando enfim resolver, voltarei como Fênix, afinal REINVENTAR-ME, que é uma das minhas melhores qualidades.⠀

    🙏🏻E a você que deseja empreender, acredite em si e corra atrás de seus sonhos, pois esses podem até ser grandes para os outros, mas para Deus, TUDO É POSSÍVEL!

  • Vildete César & Ana Luisa

    ♥️O amor pelo ballet é a marca registrada dessa família, que sempre foi apaixonada pela dança, e que até hoje faz história em Petrolina. ⠀⠀

    🙆🏻‍♀️Conheça a história de @vildetecezar e @aninhaalcc, mãe e filha que hoje comandam o @balletvaldetecezar , a primeira escola de Ballet de Petrolina.⠀

    Em 1978 minha família chegou em Petrolina, vinda do Rio Grande do Sul. Na época eu morava em Brasília. Minha irmã começou a trabalhar como professora de educação infantil, mas já trabalhávamos com ballet desde cedo e ela viu a oportunidade de desenvolver essa arte em Petrolina, que na época não tinha nenhuma escola. Fundou então a Escola de Ballet de Petrolina. ⠀⠀

    Um ano depois ela faleceu, vítima de um feminicídio que chocou toda a cidade, e vim para ajudar minha família. Quando cheguei não tive coragem de abandonar seu plano e suas mais de 200 alunas, sedentas de arte e cultura. ⠀

    ⠀ 😍Mudei o nome da Escola em sua homenagem e nesses quase 40 anos lutamos para fomentar o cenário artístico na cidade, educar através da dança e preparar para a vida todos que por aqui passaram. Amor é o que nos move!

  • Suely Araújo

    Entre as questões de mãe e o amor pelo artesanato, nasceu um empreendimento e uma uma nova paixão na vida de Su, essa guerreira que mistura arte, doçura, e que hoje comanda a @artes_da_su.

    🙋🏻‍♀️Olá, sou Suely de Oliveira Araújo, nascida e criada no Vale do são Francisco. Casada, mãe de dois príncipes: Samuel e Mateus. Sou uma mamãe muito coruja!

    Minha formação foi na primeira turma do IF Sertão em Tecnologia de Alimentos e Mestrado em Ciência dos Alimentos pela UFPB. Durante alguns anos fui professora pelo IF Sertão em em Senhor do Bonfim e Petrolina. Após o nascimento do meu segundo filho e enfrentando a dificuldade de muitas mães em voltar ao trabalho com um pouco de tristeza optei pela exoneração da profissão de professora, mas ao mesmo tempo feliz por ter a oportunidade de me dedicar à criação e educação de meus filhos. Nesse processo eu sempre pensava em como otimizar o tempo no período escolar deles, foi então que o artesanato entrou na minha vida. Filha de costureira já nasci com a veia por trabalho artesanal e ela aflorou na hora certa. Não tive medo de sair da minha zona de conforto e me lançar num mundo novo que eu já gostava desde pequena. E ouvir seus filhos dizerem: “ mamãe você é uma ótima artesã”, não tem preço! Cada peça que faço tento retratar o que o cliente quer e entregar um pouco de mim ali também. Quando @artes_da_su começou há 4 anos era apenas um hobby, mas fui vendo cada dia uma oportunidade de crescer e mostrar meu trabalho feito com tanto carinho para outras pessoas em ocasiões especiais de suas vidas. 💪🏻O ano de 2018 tem sido muito desafiador para mim, um pouco antes de conhecer o projeto das Empreendedoras do Vale, eu já me sentia inquieta em voar um pouco mais alto e me arriscar mais. Quando participei do primeiro evento tive a certeza que estou no caminho certo e agora estou buscando aprimorar meu trabalho para alcançar novos clientes! Dizem que a Gratidão é quando a alma diz obrigado e a minha diz todo dia ao meu Deus, a minha família que me acompanha e me apoia incondicionalmente, aos amigos que estão sempre comigo e aos meus clientes e a vocês Empreendedoras do Vale, que me ajudam na minha trajetória.

  • Anelise Torres

    Anelise Torres é uma Empreendedora que adotou o Vale como morada, e que tem um propósito lindo e muito claro em seu projeto @matricaria.cosmeticosnaturais: impactar positivamente a qualidade de vida das pessoas, cuidando da estética, sem esquecer da saúde e da preservação do meio ambiente.

    Sou bióloga com doutorado em Zoologia e ênfase em evolução, genética e ecologia da conservação e tenho dois Pós-doutorados. ⠀

    Porém, após ter sido mãe, não consegui voltar ao mercado de trabalho. Foi então que nasceu a @matricaria.cosmeticosnaturaisMatricária Biocosméticos. As atividades formais como empreendedora iniciaram depois de alguns meses morando em Petrolina, em 2017, apesar de a Matricária ter nascido ainda lá no RS, poucos meses depois do nascimento de João Antônio. ⠀

    A empresa tem o propósito de trazer à região do Vale do São Francisco cosméticos que agregassem não apenas a estética, mas saúde às pessoas e ao meio ambiente. ⠀

    Comecei com pouco dinheiro, sem conhecer muitas pessoas na Região, mas com muita determinação. E hoje já tenho clientes fixas e a cada semana conquisto novas (os) clientes. Gratidão!

  • Flávia Ribeiro

    Como não falar de bençãos e amor ao publicarmos a história de Flávia Riberio @psi.doula_flavia? Ela é Psicóloga, Doula, Hipnoterapeuta, Fotógrafa de Parto, e atualmente cursa o o úlltimo módulo do Curso de Constelacao Familiar. Também é fundadora do Grupo Nascer Sertão @gruponascersertao.

    Oi, sou Flávia Ribeiro, filha caçula de Dulce e Zacarias, sou esposa de Rodrigo e mãe de Rodrigo Luz.

    Nasci em São Paulo, por motivo de estudo de meus pais, e ainda bebê vim para Juazeiro-BA.

    Em 1998 fui morar em Maceió-AL cidade onde terminei o ensino médio e fiz a graduação em Psicologia, curso que não entendia muito bem porque tinha escolhido até ter me tornado doula. Sou formada há 12 anos e me tornei Doula há quase 5, esses dois ofícios me completaram definitivamente. E como é bom nos encontrar nessa vida, como é bom fazer o que se ama, acredita e identifica. ⠀

    Faço parte do Grupo Nascer Sertão @gruponascersertao , um grupo composto por seis mulheres, que assistem parto normal humanizado aqui no Vale do São Francisco. Enfrentamos obstáculos, mas felizmente o sistema hoje conta com mais de 100 mulheres assistidas pelo grupo. Uma delas sou eu, ofereço um serviço, que uso, que desejei para mim e com a graça de Deus pude realizar. Tive um parto normal humanizado domiciliar, parir na casa dos meus pais, local onde fui criada e casei. O nascimento do meu filho foi um evento familiar, um momento cheio de amor e força. E com esses “plus” de ter me tornado Doula e ter parido do jeito que sonhei, sou uma psicóloga mais segura, direcionada e aberta às possibilidades!

    Tenho um respeito enorme pelas trajetórias de vida das pessoas e pela minha, pois compreendo que é acolhendo, respeitando e aceitando o passado que podemos fazer qualquer futuro.

  • Vannessa Coelho

    🙋🏻‍♀️Vannessa Coelho, Fisioterapeuta, Formada pela Faculdade do Recife- Estácio em 2007. Pós Graduada em Traumatologia Ortopedia e Pós graduada em Pilates Clássico. Tem formação Avançada do Pilates, Pilates Aéreo, NeoPilates, Treinamento Funcional, Pilates para gestantes, Terapia Manual, Dry Needling e Ventosaterapia.

    Nasceu em Juazeiro, mas cresceu e se criou em Petrolina, e é apaixonada pelo sertão. Filha de pais professores, João Bosco e Giovanna, estava no sangue o dom de ensinar e poder transformar vidas. Encontrou na Fisioterapia a arte de empreender. Uma garota cheia de sonhos, em 2001(com 18 anos) foi morar em Recife em busca de amadurecimento e formação Profissional, onde ingressou na Fisioterapia, mas a saudade de Petrolina e de sua família, só crescia, trabalhou em algumas clínicas em Recife, mas decidiu sair da zona de conforto e em 2010 ao retornar para Petrolina abriu a sua primeira clínica de Pilates. Porém o seu sangue empreendedor queria mais, e como dona do seu próprio destino, decidiu, sem medo, de trazer qualidade de vida para as pessoas. A sua clínica Levittá @levittafisiopilates,inaugurada em 2014, hoje com várias modalidades, oferece o cuidado com o corpo, mente e espírito que os seus clientes merecem.

    Casada há 12 anos com Diego Rocha, seu companheiro para todas as horas e braço direito na Levittá, mãe de duas filhas lindas, Maria Eduarda e Mariana e para a surpresa e alegria de todos, para completar o time, o caçula Murilo que está por vir.

    Vannessa é pura inspiração! Não só pelo jeito que encara as adversidades que vez ou outra encontra pelo caminho, mas também porque escolheu deixar o mundo muito mais bonito e saudável através da sua profissão.

    A paixão pela fisioterapia torna a sua dedicação ainda mais inspiradora. Ela sabe que é possível mudar a vida das pessoas através do Pilates, e isso não se limita a corpo ou saúde. Ela tem consegue mudar a maneira de como as pessoas vivem e convivem.

    Empreendedora incansável! Está sempre em busca de novas oportunidades, tudo pensando em melhorar a vida dos seus pacientes.

    Ela é uma inspiração de mãe moderna e empreendedora.

  • Keila Ribeiro

    Propósito, foco e paixão são os motores da @dra_keila_microfisioterapia. Conheça essa história inspiradora! .

    🙋🏻‍♀️Meu nome é Keila Ribeiro Nogueira, sou a verdadeira música de Jorge de Altinho “ Petrolina- Juazeiro”, filha de Juazeiro, inquilina de Petrolina, e uma amante do Vale! Sou graduada em Fisioterapia e pós-graduada em Ortopedia e Traumatologia; DermatoFuncional, especialista em RPG, e formações em Leitura Biológica, Memória e informação (Ciclo de Vida), PNS, Microfisioterapia. Sou uma especialista em ajudar na reconexão do corpo, mente e espírito, ou seja, fazer com que paciente reative o seu papel de autopoiese.⠀

    🙌🏻Então há quase 4 anos, eu, encontrei a Microfisioterapia. Desde então, comecei uma história de amor muito grande.

    Ao chegar para o primeiro dia de formação, encontrei com o fisioterapeuta Afonso Salgado. Dei de cara com ele, e ele me disse: “você está no seu momento, no lugar certo”.

    Atualmente, eu atendo com Microfisioterapia, Leitura Biológica , Memória e Informação, Posturoterapia Neurossensorial (PNS). Tenho muita gratidão por tudo, essa é a palavra que resume tudo, gratidão. Eu mudei completamente, me ressignifiquei, me reencontrei.

    Profissionalmente, a vida deu um salto. Atendo em três cidades, foi um crescimento profissional.

    Desde que passei a ver de fato o indivíduo como uma tríade, tudo mudou para mim. Somos mente, corpo e espírito, falo que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Se algo se quebra nessa tríade, sai do equilíbrio.

    Nosso paciente é global, é visto dessa forma favorecendo na busca da sua saúde integral. Para mim, a Microfisioterapia foi transformadora. Nós somos uma ferramenta, e quando você se permite perceber que “cada paciente é um livro novo que você está lendo”, esta frase é do Afonso, o meu mestre e amigo que trouxe a Microfisioterapia para o Brasil. Não tem como passar por uma sessão de Microfisioterapia e dizer que nada aconteceu. Atuamos de forma abrangente e integral e, a partir daí, a transformação acontece.

    Que eu consiga estimular outras mulheres a empreender! Essa é a minha história de amor com a “micro”, ela não é baseada em fatos reais, ela é totalmente real!

  • Juliana Bezerra

    Ela se divide entre duas paixões: de um lado a Odontologia, do outro a vida de Influencer Digital. Essa é a rotina de Juliana Bezerra, a Jhuli @blogdajhuli. Conheça um pouco da história dessa empreendedora que é focada, determinada, guerreira e influencia milhares de mulheres no Vale do São Francisco.

    Me chamo Juliana Bezerra, mais conhecida como Jhuli. Sou a caçula de 3 mulheres, Cirurgiã-dentista por formação, fiz faculdade em Ribeirão Preto-SP mas sou natural de Petrolina-PE.

    Minha paixão por moda aflorou depois que emagreci 47 kg com a cirurgia bariátrica!!

    Adquiri um novo estilo de vida, tanto no dia a dia quanto no closet! Postando minha rotina no instagram inspirei muitas mulheres a desenvolver autoconfiança e autoestima! E assim surgiu o @blogdajhuli!! Desde criança admirava minha mãe se arrumando com seu estilo clássico, sempre elegante e refinada! Ela é minha influência diária! Tanto no bom gosto quanto no jeito de ser! Aprendo todos os dias, adoro esse mundo virtual, trocar dicas e tendências.

    Amo influenciar e inspirar mulheres a empreenderem e acreditarem nos seus sonhos!

  • Auxiliadora Nascimento


    Ela leva poesia, seja através das palavras ou da arte de confeitar, a todos os seus projetos. Conheça um pouco mais sobre Auxiliadora Nascimento, proprietária do @ojardimeventos – local que receberá nosso primeiro chá!⠀

    Sou do Vale. Maria Auxiliadora Nascimento Trindade, petrolinense de nascença, cidadã do mundo por livre escolha. Com a Literatura aprendi a sonhar, a ousar, a desafiar palavras… E foi nesse universo inquietante e subjetivo que floresceu a minha visão empreendedora.. ⠀

    A formação em Letras e outras especializações em metodologias do ensino da Língua desenharam a trajetória da professora de Literatura e o status de servidora pública aposentada. Na contramão dessa previsível ordem, parti das salas de aulas para desbravar possíveis caminhos empreendedores. ⠀

    Mergulhei e arrisquei vôos na delicadeza da confeitaria, na produção e criação de festas intimistas, no comando do Jardim Eventos. Nos momentos de procura e indagações existenciais, criei o Eubemtevi.blog.br.⠀

    Cozinhar e escrever são tarefas que me desafiam. Explorar sentidos e sabores é trabalho árduo de formiguinha, motivo pelo qual sempre apostei no conhecimento como ferramenta de trabalho. Também acredito que sucesso e reconhecimento para serem validados devem agregar valores: ética, liberdade, inclusão social, aprendizado e sobretudo disciplina e coragem pra meter a mão na massa.⠀

    O meu compromisso com o Vale vai além dos adjetivos e glamour a ele atribuídos. Procuro ser uma das guardiãs de sua memória. Represento no passado, a batalha cotidiana de muitas mães empreendedoras que lutaram para formar os seus filhos.⠀

    E no agora, tenho orgulho de fazer parte do time das Marias que acreditam no seu potencial de trabalho.⠀

    Adentrar no mundo da tecnologia foi um grande desafio e aprendizado, poder trocar experiências, capacitar- me, compartilhar ideias e oportunidades. No limiar dos quase setenta anos, tenho ainda muitos sonhos e histórias pra contar.

  • Márcia Flávia Pinto


    Quando perguntam a Márcia Flávia, da @dbrownie_browniemania Dbrownie Doceria Artesanal, qual o segredo para construir sabores tão especiais em seus preparos, ela é direta na resposta: afeto. Hoje a médica e confeiteira compartilha um trecho da sua inspiradora história com a gente. ⠀

    Meu nome é Márcia Flávia Pinto, sou natural de Petrolina (PE).⠀

    Sou médica graduada pela UPE (Recife), especializada em Pediatria e em Hematologia Pediátrica e Geral pelo HEMOPE. Em 2004, após concluir minha formação e já casada, retornei a Petrolina, dando continuidade à atuação médica. ⠀

    Por volta de 2013, observando o quanto meus filhos Rodrigo e Tiago já haviam crescido, as inquietações próprias da maternidade falaram altíssimo, quase aos berros!. Senti a necessidade de deixar gravados em seus corações e mentes algo que os fizessem lembrar de mim de imediato; criando neles o gatilho para aquilo que chamamos de Memória Afetiva, uma vez que passava boa parte do meu tempo entre hospitais e consultórios médicos.⠀

    Tomando como referência minhas próprias memórias afetivas em relação a minha mãe, excelente quituteira, fui para a cozinha! Meus filhos escolhiam o cardápio e eu me virava para dar conta! E assim, conhecemos O BROWNIE! A receita (com toques pessoais) acabou caindo no gosto deles, dos amigos, vizinhos… Começaram a pedir que eu os preparasse para lanches e eventos e foi uma questão de tempo até perceber que poderia ser um negócio a desenvolver, com bom potencial de prosperar.⠀

    Com os incentivos dos familiares e dos bons amigos, iniciei a D’Brownie Doceria Artesanal. E é assim, com dedicação, sem perder a doçura e o foco no cliente, que a D’Brownie vem se desenvolvendo, buscando espalhar, cada vez mais, doçura e afeto em forma brownie por todo o Vale do São Francisco.⠀

    Essa é a nossa história até aqui. História que esperamos – e pela qual trabalhamos com afinco e dedicação – que seja só o começo de uma doce e divertida história de sucesso … e de muito AFETO!

  • Ana Paula Moreira


    Uma das profissionais mais respeitadas do Vale, @anapaulamoreiracoachrh está à frente da @RedeHumana há 17 anos e se tornou referência em sua área. Conheça detalhes dessa trajetória:⠀

    Sou Ana Paula Moreira. Juazeirense com muito orgulho, administradora por formação e uma incansável buscadora pelo aprender. Esse traço de personalidade foi o que me levou a outras formações, como MBA em Gestão Empresarial, Especialista em Recursos Humanos, Master em Programação Neurolinguística, Especialista em Dinâmicas de Grupo e Grafologia, Master Coach Integral Sistêmico.⠀

    Sempre tive guardado em mim o espírito empreendedor. Em 2001, nasceu a Rede Humana em meio a uma sociedade, que posteriormente assumi como única proprietária. Hoje com 17 anos de mercado, é a empresa de Gestão de Recursos Humanos com mais tempo de atuação no Vale do São Francisco. ⠀

    Lá atendemos às empresas locais: de pequeno a grande porte, nacionais e multinacionais. Nossos principais serviços são: Recrutamento e Seleção, Coaching de Carreira, Coaching de Vida, Coaching Empresarial, Coaching de Negócios, Mapeamento de Perfil Profissional, Mentoria de RH, Treinamentos In Company, Cursos e Palestras, além de Testes Psicológicos.⠀

    Em paralelo à atividade empresarial, atuo como Professora de Graduação e Pós-Graduação. ⠀

    Mesmo com a vida tão corrida, sou filha, irmã, tia, cristã, amiga e parceira de todos o que estão ao meu redor; pois aprendi que precisamos saber dividir nosso tempo e colocar o percentual de prioridade em cada pilar da nossa existência.⠀

    Mesmo passando por um câncer de mama, não me deixei abater; e a cada dia que coloco a minha roupa de Mulher Maravilha para fazer o que escolhi fazer, tenho mais convicção de que a minha missão de vida é poder ajudar as pessoas a realizarem seus SONHOS pessoais e profissionais!⠀

    E você, qual sua MISSÃO de vida?

  • Auzira Rodrigues

    Quem vê os clicks da Dermatofuncional e Influencer @draauzirarodrigues não imagina a trajetória desta empreendedora até os dias atuais. Um mix de muito trabalho, dedicação e paixão pela fisioterapia se unem numa bela história de superação. Confira:⠀

    Oi, sou Auzira Rodrigues! Sou formada em Fisioterapia há 7 anos pela FALS, no Ceará; mas antes me formei como Técnica de Enfermagem. ⠀

    Hoje sou dona da Clínica Clinifisio @clinifisio_pnz, com sede em Petrolina e filial em Lagoa Grande; diretora da Clinifisio Centro de Treinamento e Cursos, professora de pós-graduação no Ceará, palestrante internacional na área da estética, dona da franquia 5S Emagrecimento e, atualmente, estou na quarta pós-graduação. ⠀

    Hoje sou Digital Influencer da cidade e não para por aí: amo ser mãe das minhas duas princesas e esposa dedicada ao meu companheiro.⠀

    Eu venho de família humilde. Pai mecânico e mãe dona de casa, sempre focados na boa criação dos 6 filhos e preocupados passar valores como dedicação ao trabalho e honestidade. É neles que eu me espelho até hoje. Qualidades como “persistência” e “inovação” são a cara dos meus heróis.⠀

    Aos 13 anos, iniciei vendendo produtos em revistas, roupas e artesanato junto a minha mãe. Depois fui ser cobradora de ônibus, trabalhava durante o dia e estudava pela noite. Consegui me formar em Magistério e fui ser professora! Um ano depois fiz o curso técnico em Enfermagem e exerci a profissão por algum tempo em hospitais. Até hoje, atuo em ambulatórios quando preciso.⠀

    Iniciei a faculdade e me apaixonei pela Fisioterapia, que me permite ter contato direto com o paciente e atuar em diversas áreas. Hoje só tenho a agradecer pela minha evolução como ser humano e como pessoa; amo tudo que faço e não posso deixar de agradecer a Petrolina por ter me acolhido, 10 anos atrás. ⠀

    É como diz a música: eu gosto de Juazeiro e adoro Petrolina!

  • Isadora Cavalcante

    Fixas no calendário da cidade, as edições do Bazar da Praça dão visibilidade a diversos pequenos negócios de economia criativa liderados por mulheres no Vale. A idealizadora é a publicitária @isadoracavalcantii, que hoje homenageamos aqui no Empreendedoras.⠀

    Sou Isadora Cavalcanti, tenho 33 anos.⠀

    Sou formada em Publicidade e Propaganda, pela AESO – Barros Melo há 9 anos. Dentro da faculdade, participei do planejamento estratégico da primeira exposição do Grupo de Criação de NY no Brasil, onde tive meu primeiro contato profissional com eventos.⠀

    Também durante a graduação, recebi treinamento através da {inata}, do publicitário londrino Ryan Fisher (via T.I.E). Dois anos após me formar, retornei a Petrolina e tive ótimas oportunidades em agências de publicidade, a exemplo da filial Gênesis Comunicação (sede em Caruaru-PE).⠀

    Sempre me taxaram de “super criativa” e após participar do EMPRETEC-Sebrae (2010), descobri em mim vários traços empreendedores. Porém, só em dez/2015, idealizei meu primeiro grande projeto, que é o Bazar da Praça. No final do ano o evento vai para sua sétima edição. Acontece duas vezes ao ano, sempre em dois dias. Reúne artesãos, empreendedores locais, lazer, cultura e encontros. A valorização do que é produzido localmente é o grande forte.⠀

    Nos demais meses do ano me divido em vários projetos, por ser naturalmente dinâmica. 👇👇⠀

    Desde março/17, me dedico ao conhecimento de marketing médico. Recebi grande apoio do CREMEPE (Conselho Regional de Medicina de Pernambuco), onde pude “beber água da fonte correta”, além do CODAME. Hoje, presto consultoria a profissionais da área de saúde e clínicas. Comando o quadro Perfil nas Redes Sociais, dentro do Programa Perfil da querida Nélia Lino.⠀

    Por todos motivos citados acima e alguns outros não cabem nos caracteres da legendas(rs), tenho orgulho de ser uma das empreendedoras do VSF.⠀

    Fico feliz por ganhar a vida assim, mas principalmente por auxiliar e inspirar transformações.

  • Angra Viana

    Com seu olhar sensível para a foto em movimento, Angra Vianna @angravianna vem se destacando como videomaker no Vale do São Francisco. Ela gosta de captar essências e possui uma história que une sonho & garra.⠀

    Eu costumo contar histórias. Costumo dizer que são histórias mágicas e que meu objetivo é arrancar lágrimas e ver sua emoção. ⠀

    Eu descobri, sem querer, que essa é minha arte. Não há um dia que eu não estude sobre vídeo, luz, fotografia e não há um dia que eu não pense como melhorar e melhorar. ⠀

    Tranquei o curso de Engenharia Elétrica no 5º período pra me dedicar exclusivamente aos filmes. Isso aconteceu depois de um amigo acreditar em mim antes mesmo de eu acreditar que era boa nisso. Ele chegou e perguntou o que eu fazia por horas a fio e não cansava. E, sem hesitar, eu falei: vídeos. Com o seu apoio, fiz um curso de edição e produção; e, aos poucos e a pequenos passos, me orgulho de onde estou indo. ⠀

    Eu me vi empreendedora no momento em que me dei conta de que além de produzir, tinha que delegar tarefas e aprender a lidar com clientes e pensar em como cativá-los. Fiz curso de análise de perfil, pra entender como funciona o comportamento de cada pessoa, trazendo um melhor entendimento e clareza; e além de investir em autoconhecimento. O curso do Dale Carnegie veio também para retirar a ideia do papel e desenvolver a comunicação e relações interpessoais.⠀

    Vim de uma família empreendedora: um pai pescador e pedreiro, e mãe dona de casa. Eles vendiam peixe na feira e desde cedo eu ajudava na banca, e ainda trabalhava com a mulher do coentro. Um ambiente humilde, mas que nunca deixou faltar apoio e força de vontade. ⠀

    E assim vamos construindo uma história, aquela das boas! Como diria Jobs: isto é para os sonhadores, os loucos e desajustados. Que, bom né?

  • Juliana Martins


    Parceira do Empreendedoras do Vale, Juliana Martins @julianacosmetologa é uma grande inspiração para as mulheres do mercado de beleza e bem estar do Vale. Empreendedorismo, garra e gosto pela inovação sempre marcaram sua trajetória! Conheça um pouco mais da história dessa grande mulher de negócios da nossa região!⠀

    Meu nome é Juliana Martins, sou Juazeirense e uma apaixonada pelo Vale! Sou graduada em Estética e pós-graduada em Cosmetologia. Atualmente curso Farmácia e sou a fundadora da @clinicajuliage Clínica Juliage e da @juliagedermocosmeticos Juliage Dermocosméticos.⠀

    Sou uma especialista em elevar a autoestima das pessoas!⠀

    Comecei a trabalhar muito novinha, com 13 anos. Nunca pensei que chegaria tão longe… Há 14 anos tenho uma clínica de estética que é reconhecida por um trabalho sério e de qualidade, além de uma linha de cosméticos, que nem nos meus maiores sonhos imaginei que teria…⠀

    Eu me encontrei neste segmento e, ao longo dos últimos anos, fui construindo e descobrindo a minha missão, que é cuidar de pessoas, seja através da estética, dos cosméticos ou ensinando… Principalmente as mulheres!⠀

    Sempre fui muito empreendedora e quero estimular outras mulheres a serem também. E agora, mais um sonho ganha forma: meus cursos online, nos quais compartilharei meu conhecimento e ajudarei essas mulheres a terem uma profissão, empoderando-se cada vez mais. ⠀

    Desejo que você esteja trabalhando no que você ama. E se tiver em dúvida, arrisque-se para descobrir… que sorte a minha ter me arriscado!

  • Amanda Moura

    Muitas histórias lindas de empreendedorismo feminino surgem da própria necessidade e também da empatia com outras mulheres. No caso de Amanda Moura @aamandamoura, criadora do @QuintalDeBrincar, houve um mix mágico desses dois pontos de partida. Saiba mais!⠀

    Eu me chamo Amanda Moura, tenho 28 anos, nasci em Juazeiro (BA) e sou mãe de Davi e Helena. Intitulo-me como “Mãe Empreendora”.⠀

    Acredito que temos duas alegrias na vida: a primeira quando nascemos e a segunda quando descobrimos o motivo pelo qual nascemos. Eu descobri o meu motivo quando me tornei mãe, mais precisamente meses antes de voltar ao trabalho. ⠀

    Trabalhava até então em órgão público, mas sempre sonhei em abrir o meu próprio negócio. Foi então que meu segundo bebê nasceu e essa vontade virou realidade. Hoje sou cliente do meu próprio negócio! ⠀

    Ajudar outras mães a voltarem ao mercado de trabalho é a minha grande missão. Esse é o motivo pelo qual nasci. ⠀

    O Quintal de Brincar passa 80% dos meses do ano sem vagas e já ganhou até um irmão na vizinha Juazeiro, onde já temos o dobro de clientes que tínhamos no primeiro ano da unidade de Petrolina. ⠀

    Projetei algo para que eu pudesse atender à necessidade de cada cliente, de cada criança, de cada família. Para mim o sucesso do Quintal se dá pelo meu cliente. Ele é o dono do Quintal de Brincar, ele quem vê o que eu não vejo muitas vezes. ⠀

    Então o conselho que sempre dou às empreendedoras é que amem e conheçam história do seu cliente! Somente ele tem o poder de fazer o seu negócio dar certo.

  • Paula Theotonio


    A jornalista, assessora de imprensa e criadora de conteúdo para plataformas digitais Paula Theotonio @paulatheotonio é parceira do Empreendedoras do Vale. É ela quem está cuidando da identidade online do nosso projeto! Mas ela também atua em outras frentes. Saiba mais:⠀

    Sou sertaneja & ribeirinha de nascença e criação. Apaixonada pelo Vale, pela caatinga e nossas riquezas naturais, só morei longe do Velho Chico em duas situações.

    A primeira delas foi para estudar em Campina Grande (PB), onde me formei em Jornalismo pela UEPB. Voltei a Petrolina, onde construí uma sólida carreira em jornalismo online, assessoria, rádio e marketing de conteúdo digital (fotografia e vídeo). Em 2014, decidi empreender: fundei minha empresa de assessoria de imprensa e marketing digital no Vale, a PATH Comunicação 3.0; e lancei o blog Terroir – o primeiro veículo da região a abordar sua enogastronomia e atrativos turísticos em um só endereço.⠀

    A segunda vez foi quando me casei, em 2017. Mas não consegui me manter longe, e continuo a desenvolver trabalhos na região todos os meses. A diferença é que, agora, tanto PATH quanto Terroir ganharam asas e tenho atuação em Salvador e Vitória da Conquista (BA).⠀

    Acredito que o segredo para crescer em minha área é nunca achar que já sabemos de tudo. Sou pós-graduada em Marketing e Gestão Empresarial pela FASJ/Nupex; especialista em Marketing de Conteúdo pela Rock Content; sou (quase) fluente em inglês; tenho cursos nas áreas de fotografia e programação neurolinguística… Essas são só as capacitações mais recentes. Também amo a área de alimentos e bebidas com tanta força que criei uma linha de atuação só para esse segmento.⠀

    Creio que minha vida está só começando e que estou pronta para encarar todos os desafios que surgirem!

  • Amanda Mariane


    A publicitária e fotógrafa profissional Amanda Mariane @amandamarianefotografia é parceira do projeto Empreendedoras do Vale e tem uma carreira sólida na região. Há quase uma década, registra vidas cheias de sentimento & acontecimentos de destaque no Vale e no Nordeste. ⠀

    Eu venho do universo familiar de muita união e amor. Sou Amanda Mariane, essa pessoa alegre, extrovertida, sonhadora e cheia de fé. Tenho 29 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela Fasj, filha de Juazeiro – BA.⠀

    Escolhi a fotografia como profissão, pois senti a necessidade de expressar e interpretar o meu mundo para outras pessoas. E nessa fusão profissional e pessoal tenho a empresa Amanda Mariane Fotografia há 7 anos, junto com meu esposo Silvio Stanislaw.⠀

    Gosto de fotografar/contar histórias verdadeiras, cheias de amor e que carregam muitos sentimentos. Quero que se apaixonem por cada recordação que faço, essa é a minha missão!⠀ Com um estilo leve, não temos como objetivo criar imagens para ganhar troféus; mas, sim, buscar criar algo que irá mexer com os sentidos. A beleza, ela está em todas as coisas e lugares, só depende de como as olhamos. O Vale é sempre um ponto de referência pra mim. Temos paisagens lindas, muitas histórias pra contar, nosso pôr-do-sol é único. Deus nos abençoou com uma incrível paleta de cores!

  • Juliana Lopez


    Parceira do projeto Empreendedoras do Vale, Juliana Lopez @lopzju, conta pra gente sua trajetória como publicitária e co-criadora de um dos mais ousados projetos de Enoturismo do Vale, o Vapor do Vinho.

    Cheguei ao Vale do São Francisco em 2007, vinda do Oeste da Bahia, onde já cursava a faculdade de Publicidade e Propaganda – Finalizando meu curso no ano de 2011 aqui em Juazeiro. Ainda na faculdade, conheci Luiz Rogério, e acreditamos no projeto e começamos a juntar as informações acadêmicas para formatar o que hoje é o Vapor do Vinho – Roteiro Enoturístico.⠀

    Em princípio, percebi que além da minha formação acadêmica, eu também precisava me inteirar sobre tudo o que dizia respeito ao segmento de Turismo. Sendo assim, fui buscar através do SENAC – PE o suporte necessário para me profissionalizar em Técnica em Guia de Turismo, com expertise.⠀ ⠀

    Durante esses sete anos do roteiro do Vapor do Vinho, venho buscando o fortalecimento da marca através de estratégias de publicidade e mercado, focando principalmente no ”Branding” (processo de gerenciar a marca e torná-la reconhecida junto ao público estratégico, com os quais ela já se relaciona ou pretende se relacionar).⠀ ⠀

    Como Mulher Empreendedora, meu novo desafio é segmentar a minha atuação através da elaboração de produtos e serviços dentro do nosso roteiro de Enoturismo no Vale do São Francisco, com a marca do Vapor do Vinho. Entre a novas ideias, estão a fundação de uma loja de souvenirs e um café social.

  • Jucilene Melo

    A terceira história inspiradora de hoje é da talentosa @MeloJucilene, uma das chefs mais aclamadas do Vale!⠀

    Muito amor reside entre os sonhos cultivados no árido chão de Santa Filomena/PE, onde a chef Juci Melo nasceu; e os quase 12 anos do seu restaurante, o Flor de Mandacaru @restauranteflordemandacaru, hoje nº 1 do Trip Advisor em Petrolina/PE. ⠀

    A empreendedora fundou seu negócio em 21 de setembro de 2006. Naqueles últimos 15 anos pré-Flor, Juci mantinha uma pequena marmitaria em casa e passou a vender salgados. Mas queria dar um passo à frente.⠀

    “Minha ousadia foi grande: meus meninos todos menores de idade! Fizemos pesquisa de mercado na Cohab 6 e decidimos abrir um restaurante de comida regional. A ideia era atender apenas àquela área, mas um ano depois já estávamos recebendo pessoas de toda a cidade”, lembrou a cozinheira.⠀

    Àquela época, o espaço era restrito ao que hoje conhecemos com a zona climatizada. Aos poucos e de acordo com a demanda, o empreendimento foi crescendo e Juci foi adicionando os objetos decorativos que deixam o local com jeito de casa de vó.⠀

    Autodidata e inquieta, Juci não se acomodou com o crescente sucesso do restaurante. Investiu na educação dos filhos, que hoje trabalham com ela; fidelizou seus colaboradores, que estão com ela há anos e passou a estudar para aperfeiçoar suas técnicas e seu negócio.⠀

    Em 2013, foi finalista nacional do prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Já foi retratada em um programa de decoração no canal fechado GNT. Continua fazendo o que ela chamada de “comidinha o mais saudável possível, sem química, fogão de lenha e receitas da avó“, mas viaja constantemente em busca de novidades. ⠀

    Para os próximos anos, Juci já tem planos. “Sempre defendi nossa cultura, a culinária do Sertão, feita com ingredientes locais. A gente tem que valorizar o que tem em abundância. E se quero ampliar? Manter tudo isso já dá trabalho!”, complementou, com sua usual gargalhada.

  • Sônia Nogueira


    A segunda história de empreendedorismo feminino de hoje é dessa referência no Vale do São Francisco: Sonia Nogueira @espacosonianogueira@_sonia_nogueira

    Cheguei em Petrolina no ano de 1987, já exercendo a minha profissão de Esteticista e Maquiadora. O meu primeiro salão foi na Rua Júlio de Melo, onde eu realizava tratamentos estéticos, massagem corporal e procedimentos voltados para o couro cabeludo. Foi aí que comecei a perceber uma necessidade de mercado e resolvi investir na profissão de Cabeleireira.⠀

    Fiz um curso no Senac, me especializei em Paris nas áreas de Cosmética Aplicada e Tratamento de Fios. Fiz várias capacitações em São Paulo, na Itália e Portugal. Fiz cursos pela L’Oréal Paris e também fiz curso profissionalizante pela Wella. Fui técnica da Alfaparf durante 15 anos onde eu tive a oportunidade de fazer vários cursos na Itália como colorista. Fiz curso de corte na Mahogany, também na Tony & Guy e nas academias de Londres.⠀

    Como maquiadora sou formada pela escola do Dr. Ng Payot do Brasil e também passei pela Escola de Marcelo Beauty, um maquiador famoso na década de 90. Fiz Escola profissionalizante Catherine Hill, curso avançado de maquiagem na Escola Madre, tenho curso avançado de maquiagem e em Airbrush. Também fiz curso no Ateliê Brigitte Calegari e fiz outro curso recentemente com Elder Maruccii. Amo me atualizar e oferecer o melhor para minhas clientes.

    Hoje o espaço Sonia Nogueira é referência em Salão de Beleza, Estética e Noivas em Petrolina e no Vale do São Francisco. Sei que sou uma privilegiada, tanto pela minha profissão, como por ter ensinado e inspirado vários profissionais que hoje estão no mercado. E mesmo assim, ainda busco me aperfeiçoar para fazer cada vez mais e melhor. Sempre quis fazer o meu trabalho com técnica e precisão, porque sou apaixonada por pessoas, por pele e cabelos, e trabalhar nessa área envolve muito amor e responsabilidade. A minha visão é ampliar e crescer cada dia mais, e ser uma referência não somente no Vale do São Francisco, mas em todo o Brasil!

  • Nélia Lino, Inah Torres e Norma Aquino


    Há muitas histórias inspiradoras que precisam ser contadas. Hoje, trazemos a trajetória de Inah Tôrres e suas filhas, Nélia Lino e Norma Aquino, que juntas mostram o poder da mulher na comunicação.⠀

    Inah Tôrres iniciou sua vida profissional aos 12, um escândalo em 1940. O irmão Luiz Tôrres foi quem a introduziu na comunicação em Caruaru/PE. Em Petrolina, iniciou sua jornada no rádio local na Emissora Rural, co-apresentando um programa voltado para as comunidades rurais. Na década de 1980 se tornou a primeira Colunista Social do Vale do São Francisco, assinando a coluna Com Você… Crônica Social, no Jornal O Pharol. Em 1982 assumiu o Programa Em Sociedade na Rádio Grande Rio AM. Hoje, co-apresenta o noticiário com os filhos Norma Aquino, Ilson Moura e Ielson Tôrres. Em 1986 fundou a Revista Com Você, que circulou por 18 anos. Atualmente assina Coluna Social com a filha Norma Aquino no Jornal Gazzeta e na revista Movimentto.⠀

    Norma Aquino, funcionária aposentada do Banco do Brasil, é Colunista Social do Jornal Gazzeta do São Francisco desde sua fundação e também da Revista Movimentto, co-apresenta o Programa Em Sociedade junto com Inah Tôrres na Grande Rio AM e assina o quadro Perfil Antenado no Programa Perfil por Nélia Lino na Grande Rio FM.⠀

    Nélia Lino iniciou sua carreira de radialista substituindo a mãe Inah Tôrres no Programa Em Sociedade na Grande Rio AM. Em 2005 iniciou o Programa Perfil na Petrolina FM, que depois passou a funcionar na Grande Rio FM no ano de 2015, onde até hoje permanece. É Colunista Social do jornal Diário da Região desde 2008 e assina uma Coluna no site www.granderiofm.com.br. ⠀

     Empreendedoras natas, apaixonadas por comunicação, optaram pela profissão de Comunicadoras e Radialistas. Sentem-se na sala de casa nos estúdios de rádios onde o papo descontraído e a forma de receber os convidados e interagir com o ouvinte. Escrever, falar, comunicar, divulgar, interagir, transmitir e empreender apaixonadamente. A comunicação vai além de um legado, é opção e paixão.

Shopping Basket