Empreendedora AAA

Rebeca Sapucaia

Oi, eu sou Rebeca Sapucaia @rebecasapucaia.arquitetura, Arquiteta e Urbanista e trabalho com arquitetura e interiores!

Desde pequena eu falava que ia ser desenhista de casas (rsrs). Falar sobre a minha história de vida me dá muito orgulho. O caminho não foi fácil, e confesso que não é uma missão muito simples relatar algumas coisas porque a vida é cheia de altos e baixos. Mas sei que muitas pessoas podem se identificar e dessa forma poderei inspirá-las e ajudá-las. Por isso decidi compartilhar um pouquinho da minha história com vocês.

Para quem não sabe, me tornei mãe aos 17 anos, e isso me fez achar que tudo iria ter que tomar um rumo diferente e eu que jamais iria consegui realizar meus sonhos. Na época não tinha faculdade arquitetura aqui na região, e para não ficar parada fui mudando os meus objetivos, mas nunca parei de sonhar e estudar. Então ingressei em vários cursos: administração, gestão ambiental, engenharia ambiental, mas nada era o que eu queria eu não me conectava, até que em 2014 decidi realizar meu sonho da faculdade de arquitetura, e aos trancos e barrancos, comecei a movimentar as coisas, consegui um emprego em salvador, e consegui um reingresso na UNIJORGE.

Mesmo com o meu pai apreensivo, achando que era uma loucura, levar a minha filha e ir morar em salvador para estudar e trabalhar lá, porque aqui eu tinha todo o suporte da minha família, e lá não teria, ainda assim ele apoiou a minha decisão, e quando eu digo apoio, não era somente financeiro, até porque na época ele não tinha condições de arcar com minhas despesas e as de Sara… fora os custos da faculdade, entre outras coisas. Porém meti as caras como sempre faço, enfrentei a situação. Passei 5 longos anos para me formar e conheci várias pessoas que quero carregar em meu coração pra sempre como conheci outras também que me ensinaram que devo ser um ser humano mais atencioso em quem confio.

Nesse percurso não estava dando mais para cuidar de Sara e estudar fora, pois mesmo sendo muito dedicada, trabalhar e estudar dificultou muito as coisas, então só quem me conheceu na época vai lembrar do que era pegar 10 disciplinas em 2 turnos e perder quilos e quilos, não dormir e viver de comer  miojo. Sara foi morar longe, primeiro com a avó paterna por ser mais perto, porém não se adaptou e veio morar com minha mãe, já no oitavo semestre minha irmã teve um problema de saúde e minha mãe teve que ir pra Salvador e ela foi morar com meu pai.

Tudo sempre foi muito difícil, enfrentar a distância da família, de Sara, e já no finalzinho minha irmã também ficou doente… Depois desse periodo me peguei em uma fase muito triste e estranha. Passei um mês sem ânimo, sem levantar da cama, não tinha vontade de absolutamente nada, e descobri que isso era uma doença chamada depressão. Poucas pessoas souberam o quanto foi difícil pra mim.  Passei meses em um processo depressivo, depois comecei a fazer terapia, tomar medicação e graças a Deus a minha sorte é que tenho uma família que sempre me apoiou em tudo. Não foi fácil finalizar o curso doente. Eram 10 disciplinas mas um TCC de arquitetura “que só sabe quem já passou,” e então meu pai também ficou doente e em meio depressão e Tcc eu ainda tinha quedar o meu melhor para estar ao lado dele.

Enfim, todo esse processo durou mais um ano, e não consegui me formar com a minha turma, o que me deixou ainda mais fragilizada na época. Mas Deus sabe de todas as coisas e  tem planos maravilhosos em nossa vida. Na pior fase da minha depressão eu cheguei ao fundo do poço e cheguei a pensar que tudo estava perdido. 2019 teria sido o meu primeiro ano de formada. Mas toda essa jornada me fez conhecer a Rebeca que sou hoje, e por quem sou completamente apaixonada. Sou uma mulher forte que transformou a dor e conseguiu ter forças para finalizar o curso dos meus sonhos, me aprimorar muito e fazer várias especializações. Tive a oportunidade de estagiar em um escritório maravilhoso que me ensinou muito e me trouxe amizades inesquecíveis.

Hoje eu vejo que tudo que vivi teve um propósito. Profissionalmente falando, no estágio aprendi na prática tudo o que a faculdade não me ensinou. Aprendi na íntegra em um escritório grande com muitos projetos. Comecei a seguir arquitetos  nas redes socias que me inspiram até hoje. Tudo isso graças a todas as experiências que vivi. 

Hoje sou uma arquiteta empreendedora. Tenho o meu próprio escritório, sou uma profissional admirada pela maioria dos meus clientes, pelas pessoas que me cercam, que j’á me conheceiam antes, ou entraram em minha vida a pouco!

É preciso muita garra, propósito, e organização para administrar um escritório de arquitetura. São muitas demandas, e processos que estão sempre sendo aprimorados!

Por mais tempo que leve, acreditem, por mais difícil que tudo pareça ser, não desista do que você sonha. Porém não fique parada esperando que as coisas aconteçam. Trabalhe, mesmo que no início, para aprender, você trabalhe sem ganhar, pela experiência e pelo aprendizado. Mesmo que você tenha que dormir pouco, mesmo que todos digam que você é louca, se você acredita no seu sonho, vá em frente!

Em 2020 em pleno, em um ano de pandemia Deus me honrou em todas as minhas lutas. Já realizei vários sonhos e não vou parar por aqui. 2021 está começando com todo gás. Já estou fazendo uma pós graduação, já tenho novos sonhos, e desejo muito que quem leu até aqui se sinta encorajado a não desistir nunca, mesmo que tudo naquele momento pareça estar dando errado Deus tem planos muito maiores pra você. Tenha fé, metas e não desista nunca!!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *