WhatsApp Image 2021-05-19 at 15.51.09

Mônica Caribé

Olá, Arretadas!

Muito prazer, meu nome é Mônica Valéria Costa Caribé, tenho 51 anos. Sou filha de Aníbal e Suzana; irmã de Caio, Sérgio e Bianca; mãe do Thalles e da Júlia e avó do Miguel e do Thiago. 

Sou formada em Administração de Empresas, com MBA em Gerência de Projetos com Ênfase em RH; sou EXECUTIVE COACH; consultora, conteudista, instrutora e palestrante em temáticas de desenvolvimento individual e em grupo. Empresária responsável pela marca 5C’s Vestuário e Acessório e, uma empreendedora AAA – Amostrada, Arretada e Apaixonada:

AMOSTRADA

Nasci em Petrolina-PE, em janeiro de 1970. Morei por 3 anos em Belém do São Francisco, oito anos em São Luís do Maranhão (1973/81) e quinze em Recife (1982/97). Como dizia Ariano Suassuna, foi formada e deformada no Nordeste. Tenho profundo amor e gratidão por essas quatro cidades, palcos de minha infância, adolescência e início da vida adulta.  

Comecei meus estudos no maranhão e concluí o ensino médio e o superior em Recife. Um privilégio estudar e crescer em ambientes que respiram história, cultura e arte. 

Pernambuco tornou-se uma via expressa de troca de conhecimento entre o estado e outras nações, graças a sua localização estratégica e ao ciclo da cana de açúcar. Recebemos influências de holandeses e portugueses, de ingleses e judeus europeus, de escravos africanos e de índios nativos. Um verdadeiro caldeirão cultural.

ARRETADA

No início de 1997 fui abduzida de Pernambuco em razão de um grave acidente envolvendo o meu irmão caçula. Da noite para o dia, eu, meu pai, minha mãe e meu filho Thales tivemos que nos mudar para Brasília. 

Não foi fácil. Levei algum tempo para me recompor (muito difícil ver meu irmão tetraplégico) e para me adaptar (sentia falta do nosso povo, do nosso jeito de ser, de pensar e de falar). Em abril do mesmo ano, eu já estava trabalhando e estudando na capital federal e lá permaneci por 22 anos atuando em uma instituição com capilaridade nacional e uma bela missão. Comecei na área de RH, com atuação nos processos de educação de colaboradores e, em seguida, na Universidade Corporativa, coordenando Jogos e Eventos Nacionais. Nos últimos anos, atuei como consultora de desenvolvimento individual e de equipes. As minhas atividades incluíam o desenvolvimento/atualização de metodologias e conteúdos; a realização de palestras e instruções e o atendimento à cadeia de valor da empresa, nos 27 estados e no Distrito Federal. 

Esse período foi riquíssimo! Muito estudo, muito trabalho e profundo aprendizado. Conheci muita gente. Fiz amigos. Me desenvolvi. Me casei e fui mãe pela 2ª vez. Comprei apartamento, carro. Fui promovida várias vezes. Ganhei prêmios, conquistei independência financeira, conheci todo o Brasil e seis países, mas, tinha sempre a sensação de que faltava algo. Porque vencer na vida é uma busca que confunde muito a gente… E, de repente, eu só queria voltar para Petrolina e para perto dos meus pais. 

APAIXONADA

Sou visceralmente capricorniana! Assinei o plano de demissão voluntária, aluguei meu apartamento em Brasília e me organizei para voltar pra casa. No meio desse caminho uma triste surpresa: perdi o meu irmão mais velho, que morava a anos em Petrolina. 

Levei um bom tempo para voltar para o eixo. Mas, descobri rapidamente o “por quê” da minha vontade de vim embora. Sou grata a Deus por estar próxima aos meus pais.

O recomeço é sempre desafiador, mas quando o contexto é válido e referência a decisão, a iniciativa vai ganhando força. Resgatei a profissão de vendedora, agora de roupas femininas, enquanto definia o meu futuro empreendimento. Logo me apaixonei pela possibilidade de fabricar produtos de vestuário, com modelagem, tabela de medidas e estampas autorais e exclusivas. Busquei estilistas, costureiras e fornecedores. Comprei máquinas, equipamentos de corte e costura, tecidos e aviamentos. Tinha tudo planejado, menos a Pandemia! E após 1,5 mês do início dos trabalhos me vi sozinha, em razão do isolamento social. 

Com despesas do negócio e de subsistência para honrar não pude ficar parada… tive que continuar sozinha. Corri para o youtube e baixei todos os vídeos que pude sobre modelagem, corte, costura, acabamento e manuseio de máquinas industriais. Eu nunca tinha costurado, mas, eu tinha todos os insumos necessários, só faltava me capacitar! Em setembro de 2020, seis meses após a primeira aula de costura, lancei a minha primeira coleção, com peças feitas 100% por mim. E assim nasce a 5C’s vestuário e acessório. 

Gostou da minha história? Então segue a gente no Instagram: @5cs.vestuario_acessoriohttps://www.instagram.com/5cs.vestuario_acessorio/?hl=pt-br e fica por dentro das novidades que vem por aí. Um xero!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *