Empreendedora AAA

Cynthia Clause

Olá, me chamo Cynthia Clause, Turismóloga e Empreendedora da Criatur; Tenho 40 anos, sou baiana nascida em Paulo Afonso, uma linda cidade banhada pelo nosso lindo Rio São Francisco. Tive a sorte de viver minha infância em umas das cidades mais lindas do sertão, com muita qualidade de vida, ao lado de grandes amigos que cultivo até hoje, e minha tão bela Família: Meus Pais Ademar e Soraia e meus irmãos José Gleisson e Jefferson Clause. Sou a caçula da família, mas sem dúvida me tornei uma mulher forte e confiante graças ao amor e apoio desses quatros seres humanos que tanto admiro e me inspiro para ser uma pessoa melhor a cada dia, e mesmo morando há 15 anos longe deles que estão na capital de Pernambuco, estou sempre presente na vida deles e das minhas cunhadas e sobrinhas que complementam ainda mais o nosso amor e a nossa família. Como também meu Amor e Parceiro Nilton Ribeiro (meu Gaúcho), que trouxe luz, calma e muito amor em meus dias me presenteando com dois enteados lindos e amáveis, me tornam uma mulher mais completa por exercer meu amor de mãe, já que não tenho filhos biológicos. 

Minha vida está relacionada com muitas mudanças, por isso hoje sou uma pessoa que me adapto muito bem a elas. Ainda pequena fui morar em Recife-PE, e aos 24 anos mudei para o sertão de Pernambuco, para a linda cidade de Petrolina e por coincidência ou não, também banhada pelo meu velho Chico como minha cidade Natal. 

Vim em busca de realizar sonhos pessoais e profissionais, em Petrolina encontrei pessoas maravilhosas e descobrir meu amor pelo Turismo. Fiz a graduação em turismo e desde sempre estou envolvida na área, mas foi em 2013 que abrimos a Criatur, juntamente com duas grandes amigas que fazem parte da minha vida até hoje, Tyalla e Lidiane. Infelizmente hoje elas não estão podendo tocar a empresa comigo, mas sempre me ajudam como podem. Sou eternamente grata por essa parceria de vida e de trabalho que é eterna. Amo vcs, Meninas!!! <3

A Criatur, é uma Agência de Turismo Rural no Vale do São Francisco que vem realizando experiências de 𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗰𝗿𝗶𝗮𝘁𝗶𝘃𝗼, 𝗽𝗲𝗱𝗮𝗴𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗰𝗼𝗺 𝗲𝗻𝗼𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼. Aliar educação e turismo, de forma lúdica, expandindo os espaços da escola e da aprendizagem, é tarefa pra poucos e ela sempre soube fazer com amor, preparo e empenho. Ao Longo desses 7 aninhos, enfrentamos muitas alegrias e realizações, afinal amamos o que fazemos. É transformador trabalhar com alegria, lazer e principalmente com conhecimento através dos projetos de Turismo Pedagógico. Mas também, muita luta. No início, principalmente; 3 mulheres ousadas afim de desbravar e contribuir com o nosso Setor e essa linda Região do Sertão do São Francisco.

Mas este ano em particular, quando me deparei tocando a CRIAtur sozinha, cheguei a imaginar que seria um ano melhor, com novos desafios, coragem para tocar todos os projetos, e certa de que teria ajuda de muita gente. Mas veio a pandemia. 

Foram 15 dias em estado de choque… O turismo primeiro Setor afetado e o último a retomar, e agora? …me fiz essa pergunta muitas vezes.

Bom, eu nasci vendo a mudança como algo positivo, novas possibilidades, e com muita fé que existe um Deus que tudo pode e que quer nossa alegria. Durante a pandemia decidi estudar, me atualizar e o que tive de respostas foram muitos ensinamentos, mas dois me chamaram muito atenção: Compartilhar (colaborar) e estar em rede. E foi isso que fiz, me aperfeiçoando, entrando e redes e buscando novas oportunidades negócios, como o Turismo virtual. Pois em apenas três meses de pandemia eu comecei a faturar, e ninguém poderia imaginar alguém do setor de turismo conseguindo vender em plena pandemia.

O Fato é que quando estamos em exercício a mente cria. Quanto mais eu acordava cedo e trabalhava como nunca, mais ideias e oportunidades surgiam. E desde lá não parei mais. Estamos em dezembro de 2020. Fiz 40 anos há uma semana, não pude comemorar com minha família porque moro longe deles. Mas estou muito grata pela minha saúde, e de todos amigos e familiares que estão sobrevivendo a tudo isso. E também muito feliz por saber que nos próximos anos, com ou sem pandemia o meu negócio está pronto para seguir sempre em frente, pois existe dentro dele um propósito único, colaborar com as pessoas.

Eu amadureci em 2020 em poucos meses o que levariam anos, tanto no lado emocional como na minha vida profissional e sei que a família, amigos, parceiros e meus lindos clientes constroem isso comigo diariamente. Pensamos e realizamos um turismo sustentável e responsável.

Quero expor aqui meu profundo agradecimento a Deus por todas as alegrias e dificuldades consentidas para meu melhoramento, e consciente de que tenho muito a aprender, a família, amigos e parceiros, como também a todas as minhas redes que me apoiam antes e durante a pandemia, são elas: Líder do Sertão do São Francisco, Mulheres do Turismo Rural do Brasil, Recria – Rede Nacional de Turismo e Experiências Criativas, Coletivo Turismo Rural Consciente, e claro as lindas e arretadas Empreendedoras do Vale.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *