ONGs-do-Vale-empreendedoras-do-vale

As principais ONGs e instituições filantrópicas no Vale do São Francisco

“Cada boa ação que você pratica é uma luz que você cria em torno de seus próprios passos”.

Chico Xavier

A frase acima, de Chico Xavier, pode traduzir o sentimento de quem dedica seu tempo a causas sociais através do trabalho voluntário. Da causa animal a trabalho com idosos, diariamente um novo grupo estende uma mão amiga a quem precisa.

Mas o que são as famosas ONGs? A Organização Não Governamental é uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é se dedicar a causas sociais.

Você com certeza já recebeu ligações da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade Infantil (APAMI) solicitando doações. Ela oferece suporte a pacientes da Rede PEBA (Pernambuco e Bahia) em tratamento de câncer, sendo mantida com apoio de doadores.

A seguir listamos algumas das principais instituições filantrópicas e ONGs de Petrolina:

Associação dos Amigos do PETRAPE

O legado de Irmã Maria Eurídice Dourado se mantém vivo até hoje. Desde 1983 a instituição presta assistência social às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, acolhendo e promovendo acesso à educação e esporte. Endereço: Avenida Integração, s/n Gercino Coelho. Contatos: (87) 3863-3970. Email: petrape@ig.com.br. Site: https://petrape.org.br/index.php

Esperança do Vale

Fundado em 2017 pela Associação Ágape e Igreja Batista Emanuel (IBE), o projeto Casa de Acolhimento Esperança do Vale realiza um trabalho essencial de amparo às mulheres em situação de vulnerabilidade social no Vale do São Francisco. A entidade acolhe até 12 mulheres para residência fixa. Endereço: Rua Tomaz Maia, 515, bairro Dom Malan – Petrolina/PE. (87) 98832-5131 (87) 99942-5056.

Fundação Nilo Coelho

Criada há 56 com a missão de promover ações educativas e culturais, a Fundação utiliza esses dois pilares para transformas a comunidade petrolinense. Endereço: Rua Aristarco Lopes, 330, Centro. Contato: (87) 3861-4411/ (87) 98843-1714 (WhatsApp); Email: atendimento@fundacaonilocoelho.org.br.

Acari

Em 2005 Petrolina ganhou a Acari, ONG dedicada à promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos, especialmente das crianças, jovens e mulheres (sendo uma das entidades mais atuantes no enfrentamento à violência contra esse público). Endereço: Rua Antônio Santana Filho, 651, Centro. Telefone: (87) 3861-6963; Email: acariong@gmail.com.

Associação Carmelitana

Instalada no bairro José e Maria, área periférica com o nome oficial de Associação Madre Maria das Neves, a unidade tem caráter beneficente e oferece apoio educacional, assistencial e filantrópico a crianças carentes. Endereço: Rua Ilha Solteira, 261, José e Maria. Telefone: (87) 3864-5928.

CEMAN

Crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social são atendidos no CEMAN. Os jovens têm acesso às artes e esportes. A família das crianças também é contemplada pela unidade fundada em 1984. Endereço: Rua Formosa, 234, Gercino Coelho. Telefone: (87)3861-0053

Proteger

A causa animal tem ganhado destaque e a Proteger é pioneira, resgatando cães e gatos abandonados ou vítimas de violência nas ruas de Petrolina e Juazeiro (BA). Os procedimentos médicos dos pets são custeados através de doações. Facebook: https://www.facebook.com/pg/AssociacaoProteger Email: ongproteger@hotmail.com

Nova Vida

A irmandade dos Alcoólicos Anônimos transformou a vida dos dependentes químicos. Através dos 12 passes, homens e mulheres se reconstroem e iniciam uma nova etapa, deixando o álcool para trás. Endereço: Rua Joaquim André, Centro.

Ajudar

Esta instituição também presta apoio a dependentes químicos e atua na cidade há mais de cinco anos, disponibilizando atividades educativas e religiosas. Endereço: Rua Ana Nery, nº 82, Vila Mocó; Contato: (87) 99900-3096 (WhatsApp) e 99998-2121. 

CVV

A sede petrolinense do Centro de Valorização da Vida oferece uma mão amiga a pessoas com quadros depressivos. Elas são atendidas diariamente por voluntários através do 186. Telefone: (87) 98857-3487; Email: petrolina@cvv.org.br.

ONGs do Vale: como ajudar?

Por se tratar de organizações sem fins lucrativos, todas as mencionadas acima precisam de ajuda: voluntários para trabalhar com os beneficiados e claro, recurso financeiro. Ficou interessada em contribuir?

Basta entrar em contato com as ONGs via redes sociais, e-mail, telefone ou presencialmente e saber de qual forma você pode contribuir com a instituição escolhida.

Outra maneira é buscar no site Transforma Petrolina, idealizado pelo poder público municipal, que lista vagas em instituições que necessitam de voluntários.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *